Questões de Concurso
Sobre restaurações diretas e indiretas em odontologia
Foram encontradas 827 questões
I.As facetas de porcelana são resistentes a manchas e descolorações.
II.A aplicação de facetas de porcelana é um procedimento reversível.
III.Facetas de porcelana podem ser utilizadas para corrigir desalinhamentos severos dos dentes.
Assinale a alternativa correta:
(__)As restaurações indiretas onlay e inlay são indicadas apenas para dentes anteriores devido à sua alta resistência.
(__)As restaurações indiretas onlay e inlay apresentam menor infiltração marginal e melhor adaptação em comparação com restaurações diretas.
(__)As restaurações indiretas onlay e inlay são feitas exclusivamente de porcelana, pois a resina composta não é adequada para esse tipo de restauração.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Observe a imagem a seguir:
(Disponível em: www.dentalweb.com.br. Acesso em: agosto de 2024.)
É correto afirmar que o instrumental é utilizado para:
Julgue o item que se segue, relativos aos procedimentos realizados na dentística.
A substituição dos tecidos dentários ausentes (dentina e esmalte) por resinas compostas deve respeitar as propriedades ópticas do dente; para o esmalte, devem ser consideradas a saturação e a opacidade; para a dentina, translucidez, luminosidade e opalescência.
O uso de corantes na caracterização intrínseca das restaurações dentárias diretas possibilita técnicas de ilusão óptica para devolver ao paciente dentes mais harmônicos, estéticos e naturais: corantes de cor laranja-amarelo ou ocre nas faces proximais simulam ilusão de estreitamento.
Em se tratando de restaurações transcirúrgicas (RTC), a ferida cirúrgica permanece exposta enquanto o procedimento restaurador é realizado, devendo, por isso, a restauração ser finalizada o mais rapidamente possível.
As resinas compostas microparticuladas são indicadas principalmente para restaurações de dentes posteriores, enquanto as resinas compostas nano-híbridas podem ser indicadas para dentes anteriores e posteriores.
Uma das limitações encontradas na colagem de fragmento dental é a possibilidade de deslocamento do fragmento em pacientes que apresentam overbite acentuado, bruxismo ou hábitos nocivos como roer unhas e morder lápis.
A técnica de polimerização conhecida como soft-start, consiste na baixa intensidade inicial, tempo de espera de alguns segundos a 1 minuto, seguida de alta intensidade, havendo, nessa técnica de espera, redução do estresse de polimerização semelhante à da técnica de pulso tardio, mas com tempo clínico bem maior.
O líquido do cimento de ionômero de vidro (CIV) não deve ser utilizado como condicionador da superfície, pois alguns materiais apresentam o ácido poliacrílico liofilizado ao pó, sendo o líquido apenas solução aquosa com pouca capacidade de limpeza da superfície.
A técnica de desproteinização do esmalte com hipoclorito de sódio a 5,25% antes da aplicação do ácido fosfórico, combinada com a aplicação de um agente de união, pode aumentar a retenção e integridade marginal dos selantes convencionais e ionoméricos.