Questões de Odontologia - Retratamento Endodôntico para Concurso
Foram encontradas 13 questões
Analise as asserções a seguir e escolha a alternativa CORRETA sobre os fatores que afetarão a remoção bem-sucedida dos fragmentos de instrumentos do sistema de canais radiculares.
I. Comprimento do fragmento e sua localização no interior do canal. II. Tamanho do instrumento. III. Habilidade e a experiência do profissional.
Atenção: Para responder a questão abaixo, considere as informações a seguir:
Paciente com 41 anos de idade, sexo masculino, queixa-se do aspecto estético da coroa protética no dente 11, confeccionada há cerca de 20 anos. O exame clínico mostra coroa metalocerâmica no dente 11 apresentando infiltração e lesão de cárie secundária. O exame radiográfico mostra fratura do pino metálico na região do terço apical, além de área raciolúcida com bordas delimitadas no ápice do dente 11.
O retratamento endodôntico do dente 11 tem algumas contraindicações, como
I. degradação da estrutura dentária remanescente devido à cárie.
II . localização da fratura do pino metálico no terço apical, predispondo à fratura radicular durante a remoção do pino e material obturador.
III . possibilidade de extravasamento do material obturador após o retratamento do conduto radicular.
IV. impossibilidade de remissão da lesão periapical com tratamento não cirúrgico.
Está correto o que se afirma APENAS em
Um homem de vinte e três anos de idade fraturou o dente 21 em um jogo de polo aquático. O fragmento dentário não foi recuperado. O dente, tratado endodonticamente havia dois anos, em decorrência de outro episódio de trauma dentário, apresentava falha de condensação lateral e lesão apical. A fratura aconteceu a 1 mm da crista óssea com perda total da coroa dentária. A linha de sorriso é alta e a gengiva delgada, com 2 mm de gengiva inserida e profundidade de sondagem de 1 mm nos dentes vizinhos.
Assinale a opção que apresenta a sequência do plano de tratamento mais adequada para esse caso clínico.
Paciente adulto compareceu ao consultório, indicado pelo protesista, para retratamento endodôntico do dente 36, que necessitava de coroa protética em razão de uma fratura das cúspides da face vestibular. Ao exame clínico, não havia dor à percussão, nem à palpação; ausência de edemas e periodonto normal. Ao exame radiográfico, observou-se tratamento endodôntico insatisfatório em todos os aspectos.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Ao exame radiográfico utilizado para um planejamento protético, paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma lesão radiolúcida periapical circunscrita, na região do dente 32. O histórico clínico registra um tratamento endodôntico no dente 32, realizado cerca de 2 anos antes. A radiografia periapical mostra que os canais estão adequadamente selados e, adicionalmente, o dente 32 está assintomático.
Sobre esse caso, considere:
I. As técnicas contemporâneas de preparo, limpeza e preenchimento de canais são suficientes para tornar o sistema de canais radiculares livre de microrganismos.
II. A presença de materiais obturadores extruídos durante o tratamento endodôntico atua como irritante tecidual do periápice e a reação ao corpo estranho produz citocinas inflamatórias e citocinas para reabsorção óssea.
III. A remoção de fatores extra-radiculares, por meio da cirurgia periapical, melhora o prognóstico do tratamento a longo prazo.
IV. O retratamento endodôntico direto erradicará a infecção extra-radicular residual, melhorando o prognóstico do tratamento a médio prazo.
Está correto o que consta APENAS em