Questões de Concurso
Sobre sus em odontologia
Foram encontradas 926 questões
I. A Integralidade da Atenção refere-se à capacidade da equipe de ofertar de forma conjunta ações de promoção, proteção, prevenção, tratamento, cura e reabilitação.
II. A atuação da equipe de saúde bucal (eSB) não deve se limitar exclusivamente ao campo biológico ou ao trabalho técnico-odontológico.
III. As ações de promoção de saúde são mais efetivas se a escola estiver envolvida com a eSB, evitando-se atores externos como comércio, mídia, indústria e organizações não governamentais.
I. Assegurar que toda e qualquer ação seja regida pelos princípios universais da ética em saúde.
II. Desenvolver ações considerando o princípio da integralidade em saúde, o qual deve compreender tanto as ações do âmbito intersetorial quanto as dimensões do indivíduo, do sistema de saúde e do cuidado em saúde, garantindo-se o acolhimento e a organização do serviço de saúde de forma usuário-centrado, realizados por equipe multiprofissional nos atos de receber, escutar, orientar, atender, encaminhar e acompanhar.
III. Realizar avaliação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados, como parte do processo de planejamento e de programação.
Quais estão corretas?
I. As ações de promoção da saúde incluem abordagens que consideram fatores de risco e de proteção comuns tanto para doenças da cavidade bucal quanto para outras condições, como diabetes, hipertensão, obesidade, traumas e câncer.
II. A promoção da saúde deve buscar a autonomia dos cidadãos. Para isso, a equipe de saúde deve atuar no fortalecimento da autonomia e no estímulo ao autocuidado por parte dos pacientes, famílias e comunidades.
III. As ações de recuperação à saúde incluem o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), técnica utilizada para tratar a cárie dentária por meio da remoção da dentina cariada com instrumentos manuais e da posterior restauração definitiva da cavidade.
Assinale a alternativa correta:
I. A reorganização da atenção em saúde bucal deve envolver um processo contínuo de avaliação e acompanhamento, com ênfase na vigilância e atuação intersetorial.
II. A implementação das ações de saúde bucal não envolve a participação da comunidade e deve ser centralizada nos serviços públicos de saúde.
III. A integralidade da atenção em saúde bucal deve ser garantida sem a articulação entre os níveis de atenção, como a atenção básica e os níveis secundário e terciário.
I. A anestesia local é amplamente utilizada em procedimentos cirúrgicos odontológicos simples.
II. Em casos de procedimentos odontológicos mais invasivos, pode-se optar pela anestesia geral, desde que haja avaliação prévia e condições adequadas.
III. O atendimento odontológico cirúrgico no SUS deve ser realizado dentro da rede pública de saúde, com uso de anestesia adequada ao tipo de procedimento e necessidades do paciente.