Questões de Concurso Sobre tratamento endodôntico em dentes decíduos em odontologia

Foram encontradas 75 questões

Q3243543 Odontologia
A terapia pulpar é fundamental para a preservação da saúde dental e manutenção da função dos dentes decíduos, sendo dividida em duas abordagens principais: direta e indireta. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) O Tratamento Pulpar Indireto (TPI) é indicado apenas para dentes permanentes com cáries profundas, sem envolvimento pulpar, visando a remoção completa de todo o tecido cariado.

(__) O Tratamento Pulpar Direto (TPD) é realizado exclusivamente em dentes decíduos com polpa saudável, sendo contra indicado em dentes com exposição pulpar causada por traumatismo dentoalveolar.

(__) No Tratamento Pulpar Indireto (TPI), a remoção do tecido cariado é parcial, deixando uma camada de dentina afetada para promover a remineralização e proteger a polpa.



A sequência está correta em:
Alternativas
Q3215555 Odontologia
Após meticulosa avaliação clínica e radiográfica do paciente pediátrico para determinação do tratamento endodôntico nos dentes decíduos, devem-se considerar como contraindicação para este procedimento dentes com
Alternativas
Q3215554 Odontologia
Para a execução de um correto acesso para o tratamento endodôntico dos dentes decíduos, é de suma importância o conhecimento da sua anatomia e características. Dessa forma, é correto afirmar que os dentes decíduos, em comparação com os dentes permanentes, possuem a câmara pulpar
Alternativas
Q3212513 Odontologia
A pulpotomia é uma das opções de tratamento para dentes decíduos com comprometimento pulpar e se trata de uma técnica de terapia endodôntica amplamente utilizada em Odontopediatria. Indica-se a pulpotomia de dentes decíduos no caso de dentes decíduos
Alternativas
Q3161621 Odontologia

Em relação à odontopediatria, julgue o seguinte item. 


Os molares decíduos estão mais propensos a um rápido comprometimento pulpar no caso de lesões proximais, por apresentarem cornos pulpares proeminentes sob as cúspides, recobertos por uma espessura delgada de dentina e esmalte, e por possuírem esmalte menos calcificado do que o de dentes permanentes. 

Alternativas
Q3253883 Odontologia
Essa pasta pode ser usada para obturação dos canais radiculares de dentes decíduos e apresenta paramonoclorofenol canforado em sua composição.
Trata-se da Pasta:
Alternativas
Q3144846 Odontologia
Qual fase do plano de tratamento avalia as condições médicas da criança e seu impacto no tratamento odontológico? 
Alternativas
Q3091133 Odontologia
No traumatismo dentário infantil, os dentes decíduos podem sofrer diferentes tipos de lesões e o tratamento depende da severidade do trauma e do estágio de desenvolvimento do dente. Qual deve ser o manejo de um traumatismo dentário envolvendo luxação intrusiva de um dente decíduo? 
Alternativas
Q2388834 Odontologia
Uma criança com 4 anos de idade sem histórico de dor, tem alta atividade de cárie e abcesso crônico no dente 65. Radiograficamente, apresenta área radiolúcida na região de furca. Nessa situação, o tratamento mais indicado é
Alternativas
Q2388684 Odontologia
Sobre a cronologia da erupção dentária decídua, é correto afirmar:
Alternativas
Q2246073 Odontologia
A cárie dentária ainda é apontada como a principal doença bucal em pacientes infantis. Sendo assim, manter o elemento dental na cavidade bucal é extremamente importante. Quando o processo da doença está avançado, a terapia pulpar está indicada, pois permite que dentes com comprometimento sejam mantidos na arcada até o momento da sua esfoliação.
Frente ao exposto, uma indicação para o tratamento endodôntico de pulpectomia em um dente decíduo é
Alternativas
Q2201877 Odontologia
Dentre os quadros de traumatismo dentário, a avulsão representa aproximadamente 15% de todos os casos. Sendo assim, conhecer a conduta certa e a previsibilidade do tratamento é essencial. Assinale a afirmativa correta quanto à previsibilidade de reimplante sem a ocorrência de reabsorção radicular de acordo com o tempo extra alveolar:
I-Até 15 minutos - 90%. II-Após 30 minutos - 40%. III-Após 60 minutos - 5%.
Dados segundo o livro "Odontopediatria - edição de ouro. Guedes-pinto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2201875 Odontologia
O quadro de destruição dos dentes decíduos é frequente em função da cárie e lesões traumáticas na infância. O planejamento de qualquer recurso protético em odontopediatria não pode ser estático, devendo o profissional considerar o crescimento e desenvolvimento craniofacial da criança, o que exige acompanhamento periódico, observando-se as diversas modificações que ocorrem na cavidade oral. O livro "Odontopediatria" (Guedes-Pinto) mostra uma opção de tratamento para esses casos, a qual é a confecção de coroas em aço inoxidável, no entanto, tal procedimento apresenta algumas desvantagens. São elas:
I-Ponto de contato. II-Intercuspidação. III-Adaptação cervical. IV-Manutenção de espaço. V-Deterioração da coroa. VI-Ductibilidade, tenacidade e durabilidade do material.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2201871 Odontologia
O  conhecimento acerca de atendimentos infantis abrange desde o condicionamento até atendimentos mais complexos, como traumatismo dentário. As lesões traumática tanto podem acometer dentes decíduos, dentes permanentes ou ambos, o germe dos dentes permanentes pode ser acometido de alteração a partir do trauma em dentes decíduos. Assinale as possíveis alterações causadas nos germes dos dentes permanentes:
I-Hipomineralização ou opacidade do esmalte. II-Hipoplasia de esmalte. III-Dilaceração coronária. IV-Malformações semelhantes a odontomas. V-Angulação radicular. VI-Sequestro dos germes dos dentes permanentes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2133355 Odontologia
A terapia pulpar em dentes decíduos tem como objetivos a preservação do tecido periapical, a eliminação dos microrganismos e a descontaminação dos canais radiculares para evitar reinfecção subsequente (FREITAS et al.2020). Diante da importância da manutenção dos dentes decíduos nos arcos dentais, assinale a alternativa correta sobre o tratamento endodôntico desses dentes. 
Alternativas
Q2102821 Odontologia
Em uma criança com 6 anos de idade diagnosticada com pulpite irreversível no dente 53, na maioria dos casos, é contraindicado:
Alternativas
Q2049832 Odontologia
Paciente de 9 anos de idade, imunocompetente e sem comorbidades sistêmicas, apresentou quadro clínico de fístula de origem endodôntica no dente 65, sem sintomatologia dolorosa. Qual(is) medicamento(s) devem ser prescritos para esse caso? 
Alternativas
Q2026535 Odontologia
A manutenção com sucesso de dentes decíduos após tratamento endodôntico é um grande desafio em Odontopediatria. Algumas das características requeridas para um material de preenchimento radicular ideal para dentes decíduos são, EXCETO:
Alternativas
Q2024624 Odontologia
Em conformidade com ANDRADE, sobre odontopediatria, em relação às urgências odontológicas, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Os procedimentos de urgência mais comuns na clínica odontopediátrica estão associados ao tratamento dos abscessos apicais e das pericoronarites (1ª parte). Algumas condições que não requerem cuidados imediatos nem intensivos são a estomatite herpética primária e as alveolites, cujos cuidados são bem diferentes dos recomendados aos adultos (2ª parte).
A sentença está: 
Alternativas
Q1971880 Odontologia
Embora as injúrias traumáticas ocorram em qualquer idade, a faixa etária mais comum em que elas afetam os dentes permanentes varia dos 8 aos 12 anos de idade, principalmente como resultado de acidentes com bicicletas, skates, em playgrounds ou decorrentes de acidentes esportivos. Meninos são mais comumente afetados do que meninas, na proporção de 1,5:1. O dente mais vulnerável é o incisivo central superior, que envolve aproximadamente 80% das injúrias dentárias, seguido pelo lateral superior e pelos incisivos centrais e laterais inferiores.
Com relação aos traumatismos dentários, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: A
5: C
6: B
7: D
8: C
9: B
10: C
11: D
12: E
13: A
14: E
15: A
16: D
17: C
18: B
19: B
20: B