Questões de Concurso
Sobre bioquímica em biomedicina em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 1.066 questões
Observe a imagem a seguir.
Disponível em: <http://www.icb.usp.br/~livropar/img/capitulo6/8.html>. Acesso em: 29 set. 2024.
Essa imagem foi obtida em um microscópio óptico no aumento de 400x a partir de um sedimento fecal. Na imagem, observa-se um cisto de
É uma metodologia utilizada para contar partículas em suspensão. As partículas em meio líquido devem passar, preferencialmente de forma lenta e em fila única, através de uma fonte de laser. Isso produz padrões luminosos característicos conforme o tamanho e complexidade da estrutura e luz fluorescente, caso estejam marcadas com fluorocromo.
Essas alterações luminosas são captadas por sensores e processadas.
A metodologia descrita acima se refere à (ao):
O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença autoimune que acomete geralmente indivíduos mais jovens. As manifestações clínicas têm início súbito como perda de peso, sede, poliúria e letargia. A destruição das células betapancreáticas por mecanismo imunomediado promove grave deficiência de insulina, que leva à hiperglicemia e mesmo o risco aumentado de cetoacidose.
A presença dos autoanticorpos listados abaixo ajuda no diagnóstico, EXCETO:
Paciente com sorologia reagente para HIV está internado para investigação clínica após relatar fortes dores de cabeça, visão turva, confusão mental e agitação. Frente à suspeita de meningoencefalite, foi realizada a punção lombar e o líquor coletado foi enviando para análise bioquímica, celular e microbiológica. O exame “a fresco”, ao microscópio, revelou estruturas leveduriformes encapsuladas e algumas com brotamentos.
A partir desse exame inicial, indique o provável agente etiológico da infecção e o método/técnica a ser utilizado pelo laboratório para evidenciar tais estruturas.
A criptosporidiose intestinal é responsável por sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos, dor abdominal tipo cólica e diarreia líquida. O diagnóstico laboratorial é feito rotineiramente pela pesquisa de oocistos nas fezes utilizando técnicas de concentração e coloração.
A coloração mais indicada nesse caso para essa pesquisa consiste na técnica conhecida como: