Questões de Concurso Sobre bioquímica em biomedicina em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 1.150 questões

Q3247328 Biomedicina - Análises Clínicas
Um biomédico nota divergências recorrentes na qualidade da água purificada, comprometendo o preparo de reagentes. Apesar de alertar a chefia, não há adequação nos filtros ou manutenção dos equipamentos. Como proceder eticamente diante desse problema?
Alternativas
Q3247322 Biomedicina - Análises Clínicas
A utilização de espectrofotômetros para a dosagem de enzimas requer padronização de filtros e reagentes, garantindo exatidão nas leituras. Qual fator corrobora essa necessidade?
Alternativas
Q3247321 Biomedicina - Análises Clínicas
O equilíbrio ácido-base é fundamental para a homeostase orgânica, e sua alteração pode indicar distúrbios sistêmicos graves. Assinale a estratégia adequada ao biomédico na avaliação desse parâmetro:
Alternativas
Q3247314 Biomedicina - Análises Clínicas
A avaliação da atividade enzimática no soro tem auxiliado em diagnósticos diferenciais complexos, especialmente nas síndromes hepáticas. Assinale o critério essencial para interpretar tais resultados:
Alternativas
Q3220594 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante a purificação de proteínas em um laboratório de pesquisa, um biomédico opta por utilizar a cromatografia de afinidade para isolar uma enzima específica. A principal vantagem dessa técnica em comparação com outros métodos cromatográficos é: 
Alternativas
Q3220592 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante um exame laboratorial, um paciente apresenta resultado positivo no teste de gravidez (hCG) em amostra de urina. Para confirmação diagnóstica, o próximo passo mais adequado é: 
Alternativas
Q3220591 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante a calibração de um espectrofotômetro, um biomédico verifica um desvio nos valores de absorbância. Para corrigir essa imprecisão e garantir medições confiáveis, a melhor ação é: 
Alternativas
Q3220589 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante um experimento laboratorial, um biomédico precisa preparar uma solução tampão para manter o pH estável em uma reação enzimática. Considerando o equilíbrio ácido-base e as propriedades dos tampões, a melhor escolha para uma solução tampão com pH fisiológico (7,4) é: 
Alternativas
Q3220585 Biomedicina - Análises Clínicas
Em um laboratório de análises clínicas, um biomédico precisa realizar a dosagem de uma enzima sérica para avaliar a função hepática de um paciente com suspeita de hepatopatia. Considerando as metodologias disponíveis, a técnica mais apropriada para essa análise é: 
Alternativas
Q3220581 Biomedicina - Análises Clínicas
Um biomédico responsável pelo setor de bioquímica clínica recebe uma amostra de sangue de um paciente com suspeita de desequilíbrio ácido-base. Para interpretar corretamente o estado fisiológico do paciente, a melhor estratégia laboratorial é: 
Alternativas
Q3219554 Biomedicina - Análises Clínicas
A figura abaixo corresponde ao registro dos biopotenciais obtidos de um axônio. Nela, observa-se a variação da diferença de potencial medida no lado interno da membrana plasmática, ao longo do tempo. Os balões numerados identificam os eventos no registro.

Imagem associada para resolução da questão

Com base nessa figura, a sequência correta dos eventos identificados pelos balões é
Alternativas
Q3219553 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame de hemoglobina glicosilada é amplamente utilizado para o diagnóstico e o monitoramento da diabetes, pois a hemoglobina incorpora a glicose durante a vida da hemácia, possibilitado a dosagem da concentração de glicose ao longo de 90 dias. Por essa razão, é
Alternativas
Q3219552 Biomedicina - Análises Clínicas
As válvulas cardíacas desempenham a importante função de impedir o refluxo de sangue entre as câmaras do coração humano, o qual tem 4 válvulas. A tricúspide é a maior delas e impede o refluxo do sangue
Alternativas
Q3219547 Biomedicina - Análises Clínicas
A determinação do potencial hidrogeniônico de substâncias e de soluções é uma prática corriqueira, realizada em laboratórios de diversas áreas. O equipamento elétrico utilizado e o princípio Biofísico desse teste são, respectivamente,
Alternativas
Q3219546 Biomedicina - Análises Clínicas
A figura abaixo representa o espectro de absorção de uma substância submetida a uma variação de comprimento de onda da ordem de 300 a 700nm.

Imagem associada para resolução da questão

Essa curva de absorção
Alternativas
Q3219536 Biomedicina - Análises Clínicas
Existem quatro classes principais de lipoproteínas: quilomícron (QM), lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL, very-low-density lipoprotein), lipoproteína de baixa densidade (LDL, low-density lipoprotein) e lipoproteína de alta densidade (HDL, high-density lipoprotein). Várias lipoproteínas menos significativas foram igualmente identificadas, incluindo as lipoproteínas de densidade intermediária (IDL, intermediate-density lipoprotein) e a lipoproteína (a) [Lp(a)]. A densidade da lipoproteína é decorrente de sua composição química. O quadro abaixo apresenta dados referentes à composição molecular das lipoproteínas.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando os dados apresentados, as Lipoproteínas (A), (B), (C) e (D) são, respectivamente,
Alternativas
Q3219535 Biomedicina - Análises Clínicas
Os carboidratos, principais constituintes dos sistemas fisiológicos, são compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles fornecem, em conjunto com lipídios e proteínas, energia e contribuem para a estrutura dos organismos. A glicose é um exemplo de carboidrato, e sua concentração sanguínea, normalmente, é mantida dentro de uma faixa estreita de valores por ação de muitos hormônios. O descontrole dessa concentração glicêmica pode levar ao diabetes. Sobre os hormônios pancreáticos e sua relação com a glicose, considere as afirmativas abaixo.
I A insulina é produzida pelas células beta do pâncreas, e estimula a captação de glicose e a formação de glicogênio bem como inibe a produção de glicose.
II O glucagon é produzido pelas células alfa do pâncreas e atua, primariamente, no fígado, no qual estimula a produção de glicose e, com o passar do tempo, a cetogênese.
III O polipeptídeo pancreático é produzido no pâncreas pelas células delta e inibe a secreção tanto de insulina e de glucagon quanto de inúmeros outros hormônios.
IV A somastotatina pancreática é produzida pelas células PP e estimula a ingestão de nutrientes, favorecendo a produção de glicogênio.
Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3218270 Biomedicina - Análises Clínicas
O técnico de laboratório, ao realizar a dosagem da concentração de sódio presente em uma amostra de urina, encontrou o valor de 160mmol/L. Considerando que o volume total de urina nas 24h era de 2400mL, a quantidade de sódio em mmol neste volume será 
Alternativas
Q3218269 Biomedicina - Análises Clínicas
Em um laboratório de análises clínicas, existe uma solução de cloreto de sódio a 30% (NaCl PM = 58,5), e o técnico precisa calcular a molaridade dessa solução. Ao realizar o cálculo, ele conclui que a molaridade da solução de NaCl a 30% é, aproximadamente, 
Alternativas
Q3213755 Biomedicina - Análises Clínicas
Um técnico em análises clínicas está realizando a dosagem de glicose sérica utilizando o método enzimático. Durante o preparo, percebe uma inconsistência no valor do branco. A ação mais indicada é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: A
5: D
6: A
7: D
8: A
9: B
10: C
11: A
12: A
13: A
14: A
15: A
16: A
17: A
18: A
19: A
20: D