Questões de Concurso
Sobre coleta e transporte de amostras clínicas para o exame microbiológico em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 77 questões
I - A coleta de urina, para realização de urocultura, por punção supra púbica é um método invasivo, mas que evita a contaminação da urina com bactérias saprófitas da genitália humana.
II - A coleta de sangue para a hemocultura deve ser feita por punção venosa. O sangue deve ser coletado com anticoagulante, imediatamente centrifugado e semeado diretamente em meios de cultura sólidos.
III - A coleta de líquor (líquido cefalorraquidiano) deve ser feita de forma asséptica por punção lombar. O líquor nunca deve ser mantido em geladeira antes da semeadura nos meios de cultura.
Assinale a opção que contempla a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
I. O transporte de material biológico deve ser realizado em embalagens que garantam a integridade do material, protegendo-o contra vazamentos e impactos durante o trajeto.
II. Amostras biológicas classificadas como substâncias infecciosas devem ser transportadas conforme as normas internacionais, utilizando-se embalagens de tripla camada.
III. O acondicionamento correto não é obrigatório para amostras isentas de risco biológico, bastando a identificação do recipiente primário.
IV. É obrigatório o uso de etiquetas de identificação e informações claras sobre o remetente e o destinatário no transporte de material biológico.
Com relação às remessas de material para exames em outros laboratórios, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A requisição deve ser envolvida diretamente em torno do tubo de coleta para o transporte.
( ) Forte agitação durante o transporte pode causar hemólise na amostra sanguínea.
( ) A amostra sanguínea pode ser transportada em até 4 horas, se mantida a temperatura abaixo de 0ºC.
( ) É recomendado que as amostras sejam mantidas na posição horizontal durante o transporte.
( ) Material absorvente deve ser colocado entre os recipientes primários e a embalagem secundária.
As afirmativas são, respectivamente,
As amostras a serem analisadas deverão seguir os seguintes tratamentos para o seu transporte:
I- Fezes: devem ser acondicionadas em maletas térmicas, até 25º C. Em longas distâncias, por mais de 24 horas, a temperatura deverá ser de 2 a 8º C, em maletas térmicas contendo gelo seco para manter a refrigeração adequada.
II- Lâminas: serão enviadas dentro do porta - lâminas ou tubetes, e colocadas no saco cristal acondicionadas em maletas térmicas adequadas, sendo a temperatura aceitável para transporte até 25 ºC.
III- Sangue: as amostras coletadas em tubos: secos, com EDTA (ácido etilenodiaminotetra-acético) ou plasma, deverão ser transportadas em galerias, acondicionadas em maletas térmicas contendo gelo seco para manter a refrigeração adequada, sendo a temperatura aceitável para transporte até 25 ºC.
IV- Urina: as amostras não necessitam ser acondicionadas em maletas térmicas para transporte de longa distância.
É correto afirmar que:
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria espiroqueta Treponema pallidum, transmitida predominantemente pelo contato sexual. Quando não tratada, a doença pode progredir, tornando-se crônica e com manifestações sistêmicas. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Para a realização do teste VDRL no laboratório, podem-se
utilizar amostras de líquor, plasma e soro.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria espiroqueta Treponema pallidum, transmitida predominantemente pelo contato sexual. Quando não tratada, a doença pode progredir, tornando-se crônica e com manifestações sistêmicas. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
O VDRL é o único teste de floculação que pode ser utilizado
para a pesquisa de anticorpos não treponêmicos no líquor.
A técnica utilizada no teste VDRL (venereal disease laboratory) não treponêmico é a aglutinação.
I. Os compostos fenólicos exercem atividade antimicrobiana lesando as membranas plasmáticas lipídicas, o que resulta em vazamento do conteúdo celular.
II. As biguanidas não apresentam atividade esporocida, mas têm alguma ação contra vírus envelopados.
III. O iodo é eficaz contra todos os tipos de bactérias, muitos endósporos, vários fungos e alguns vírus.
Está CORRETO o que se afirma:
A respeito do diagnóstico de tuberculose, que é fundamental para o tratamento dos pacientes e o controle da transmissão, julgue o item que se segue.
A saliva para o diagnóstico da tuberculose deve ser coletada
em frasco descartável, estéril, com boca larga e tampa
rosqueada.