Questões de Concurso Sobre coleta, preparo e exame de outros líquidos corporais em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 71 questões

Q3079074 Biomedicina - Análises Clínicas
Ao examinar aspectos bioquímicos da urina podem ser utilizadas tiras reagentes para urinálise. Um parâmetro comumente analisado nessas tiras é:
Alternativas
Q2433386 Biomedicina - Análises Clínicas

Qual dos seguintes achados no exame de urina pode indicar uma possível infecção do trato urinário?

Alternativas
Q2428072 Biomedicina - Análises Clínicas

Em relação à coleta de urina para cultura, marque a alternativa correta.

Alternativas
Q2377475 Biomedicina - Análises Clínicas

A dosagem de hormônios e enzimas desempenha um papel crucial no diagnóstico clínico de diversas doenças, proporcionando informações valiosas sobre o funcionamento fisiológico do organismo. Acerca dos métodos de dosagem e suas aplicações clínicas, julgue o item seguinte. 


A dosagem de cortisol na saliva ou na urina é fundamental em investigações de distúrbios como a síndrome de Cushing. 

Alternativas
Q2338853 Biomedicina - Análises Clínicas
O espermograma é um exame realizado com um líquido corporal e que visa à identificação de possível infertilidade e/ou eficácia da vasectomia. Quando, em um laudo de espermograma, vê-se a indicação de astenospermia, isso significa
Alternativas
Q2296134 Biomedicina - Análises Clínicas
Os exames de líquidos biológicos desempenham um papel crucial no diagnóstico e na correlação clínica de diversas doenças. Em relação aos exames biológicos listados a seguir, analise as assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O exame laboratorial do Líquido Cefalorraquidiano (LCR) é utilizado para o diagnóstico de doenças respiratórias, possibilitando o estadiamento e seguimento de processos vasculares, infecciosos, inflamatórios e neoplásicos que acometem direta ou indiretamente o sistema respiratório.
( ) Os exames de urina mais solicitados em laboratórios são: urina tipo I, urina 24 horas e urocultura.
( ) A análise seminal (ou espermograma) pode ser indicada quando o paciente tem histórico de doenças que possam comprometer a fertilidade, como varicocele, endocrinopatia, criptorquidia, orquite e infecções genitais.
( ) O exame de urina 24 horas é utilizado para identificar o patógeno causador e a sensibilidade antimicrobiana em pacientes com suspeita de infecções do trato urinário.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2277672 Biomedicina - Análises Clínicas
A urinálise é o exame que abrange diversos testes analíticos realizados em uma amostra de urina; ele envolve três etapas distintas: análise física; análise química; e, sedimentoscopia. Os testes químicos tornaram-se mais fáceis de serem realizados com o uso das tiras que vêm impregnadas com reagentes, sendo, portanto, um modo simples, rápido e eficaz para a análise urinária. Em relação às tiras de testes para a análise de urina, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2277670 Biomedicina - Análises Clínicas
A conservação inadequada da amostra de urina pode impactar diretamente na sua qualidade; portanto, a devida preservação para análise é tão importante quanto qualquer outra etapa. Sobre a conservação da urina empregando o conservante tolueno, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2277669 Biomedicina - Análises Clínicas
Para triagem, bem como diagnóstico de doenças renais e urológicas, a análise da urina tem um papel fundamental, constituindo, assim, um dos indicadores mais importantes de saúde e doença. A conservação da amostra de urina é um ponto que requer atenção. Considerando a conservação desta amostra, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Caso a análise de exame de rotina não ocorra no prazo de 3 horas, a amostra deverá ser congelada, pois a demora aumenta a quantidade de cristais.
( ) O método mais empregado para a conservação de amostra de urina é a refrigeração de –1° C a 6° C, apresentando a vantagem de diminuir o crescimento bacteriano por 72 horas, além de diminuir a gravidade específica por hidrometria.
( ) Caso a amostra seja transportada por uma distância longa sem a possibilidade de refrigeração, conservantes químicos podem ser adicionados; o conservante ideal deve ser bactericida e inibir a urease, além de ser capaz de preservar os elementos formados no sedimento.
( ) O conservante ideal para preservar a glicose e o sedimento sem interferir em testes de precipitação ácida para proteínas é o timol.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2251774 Biomedicina - Análises Clínicas
Entre as considerações para coleta de secreções do trato ano-genital para possível infecção por Trichomonas vaginalis, a alternativa correta sobre a amostra a ser colhida recomendada é:
Alternativas
Q2251503 Biomedicina - Análises Clínicas
O termo “secreção de ferida” não é apropriado como informação da origem do material coletado. O sítio anatômico específico, bem como as informações adicionais (material de ferida superficial ou profunda) são extremamente valiosos para o laboratório auxiliando, na interpretação dos resultados. A seguir julgue as assertivas abaixo:
I - Coletar o material purulento localizado na parte mais profunda da ferida, utilizando-se de preferência, aspirado com seringa e agulha. PORQUE
II - Quando a punção com agulha não for possível, aspirar o material somente com os dedos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2207239 Biomedicina - Análises Clínicas
O reconhecimento das diversas formas parasitárias no material fecal favorece o tratamento da infecção ou infestação humana por helmintos ou protozoários. Entre as várias técnicas descritas na literatura especializada, existe uma que tem como princípio o termohidrotropismo das larvas de Strongyloides stercoralis e, eventualmente, larvas de ancilostomídeos e Enterobius vermicularis, que migram do material fecal para a água aquecida no funil. Essa descrição corresponde à técnica de
Alternativas
Q2207229 Biomedicina - Análises Clínicas
A coleta de amostras biológicas é parte da fase pré-analítica dos exames laboratoriais. Nesse contexto, vários processos estão envolvidos e devem ser seguidos. Sobre a coleta e a obtenção de amostras biológicas, avalie as afirmações a seguir:
I O plasma é a parte líquida do sangue, onde não há os fatores da coagulação.
II O soro é obtido após a centrifugação do sangue total, sem anticoagulante.
III O material biológico do seriado de fezes não precisa ser conservado quimicamente.
IV O material biológico indicado para a urocultura é a urina de jato médio.

Estão corretas as afirmações 
Alternativas
Q2207228 Biomedicina - Análises Clínicas
No laboratório clínico, a coleta, o transporte, a manipulação e o armazenamento de amostras biológicas são cruciais para a confiabilidade dos resultados obtidos. Sobre essas atividades, avalie as afirmações a seguir:
I Após a coleta, as amostras de urina devem ser mantidas sob refrigeração e encaminhadas ao laboratório até, no máximo, uma (1) hora.
II Amostras de fezes, mantidas em MIF (Merthiolate-Iodo-Formol), só têm conservação eficiente se mantidas sob refrigeração.
III O liquor é considerado um material biológico nobre e, por isso, tem prioridade na análise, devendo ser avaliado o mais rápido possível.
IV O sêmen, coletado para o espermograma, deve ser enviado imediatamente ao laboratório e sua viscosidade deve ser avaliada até, no máximo, três horas após.

Dentre as afirmações, estão corretas
Alternativas
Q2197476 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre os métodos usados para a realização de exame parasitológico de fezes:
Alternativas
Q2154720 Biomedicina - Análises Clínicas
Terminologia usada para descrever o líquido cefalorraquidiano que apresenta a aparência com coloração rosada, laranja ou amarela: 
Alternativas
Q2069394 Biomedicina - Análises Clínicas
Há alguns pontos importantes a serem considerados no processamento de amostras biológicas para a realização de exames laboratoriais. Qual cuidado deve ser tomado no processamento de amostras de sangue?
Alternativas
Q2052181 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação aos cuidados necessários para a coleta de material biológico, considere as afirmações abaixo.

I O garroteamento para a punção venosa do sangue não deve ser prolongado, pois pode produzir alterações na distribuição de alguns constituintes do sangue e facilitar a hemólise.
II Para a microscopia do sedimento urinário, é recomendável a utilização de urina recentemente emitida ou conservada em refrigerador com a finalidade de manter a integridade dos cilindros.
III Para a dosagem bioquímica da bilirrubina, o sangue coletado deve ser colocado em frasco com anticoagulante EDTA e não necessita de proteção contra a luz.
IV Para o estudo das funções digestivas, as fezes devem ser acondicionadas em recipientes limpos, de boca larga, e enviadas ao laboratório para que o exame seja realizado o mais breve possível.


Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q1974007 Biomedicina - Análises Clínicas
Uma mulher de 27 anos de idade, sem comorbidades prévias, compareceu ao hospital por apresentar polaciúria e urgência urinária, além de dor ao urinar. A paciente negou ter dor lombar, calafrios, febre ou corrimentos. Alegou ter observado que a cor da urina estava mais escura, mas sem alteração em seu odor. Nessa ocasião, ela informou ter vida sexual ativa pelos últimos cinco meses, além de fazer uso de anticoncepcional oral de forma regular. A paciente relatou que só teve dois parceiros sexuais até o momento e negou histórico de doenças sexualmente transmissíveis, cirurgias pélvico-uterinas e uso prévio de antibióticos. Ela também revelou nunca ter engravidado. O exame físico não indicou nenhuma anormalidade. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram o seguinte: EAS com d = 1,025; pH = 7,5; proteinúria +; hemoglobina +; células epiteliais descamativas (CED) 7/campo; leucócitos numerosos (125 leucócitos/campo); hemácias 7/campo; flora bacteriana +++; muco +; nitrito positivo. 

Considerando esse caso clínico hipotético e os diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item.


Nesse caso, a presença de leucócitos na urina sugere infecção bacteriana no trato urinário.

Alternativas
Q1953140 Biomedicina - Análises Clínicas
A Púrpura de Henoch-Schonlein, uma doença que acomete principalmente crianças, tem como complicação mais grave o comprometimento renal. Verifica-se no resultado do exame de urina desses pacientes:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: C
5: D
6: B
7: D
8: C
9: E
10: B
11: D
12: A
13: A
14: B
15: B
16: E
17: A
18: C
19: C
20: B