Questões de Concurso
Sobre imunologia em biomedicina em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 562 questões
I – A dosagem de IgE sérica pode auxiliar na classificação de reações de hipersensibilidade.
II – O teste cutâneo substitui completamente qualquer ensaio sorológico, dispensando outras correlações.
III – Ensaios de liberação de histamina são úteis em casos complexos, reforçando o diagnóstico diferencial.
IV – Mesmo com níveis limítrofes de anticorpos, a correlação clínico-laboratorial não pode ser ignorada.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I O imunoensaio de aglutinação é o mais simples sistema de detecção, por meio do qual antígenos e anticorpos reagem entre si. O complexo antígeno-anticorpo resultante, em fase de gel ou de líquido, pode ser observado, qualitativamente, como um precipitado aglutinado a olho nu.
II Os imunoensaios fluorescentes (IEF) usam fluoróforos como marcadores. Os fluoróforos requerem energia luminosa de comprimento de onda ideal para sua excitação, de modo a produzirem emissão luminosa detectável.
III Os imunoensaios de quimioluminescência usam compostos quimioluminescentes como indicadores. Tais compostos incluem moléculas sintetizadas quimicamente e produtos naturais.
IV No imunoensaio de precipitação de partículas, são utilizadas partículas inertes como indicadores da reação. Em contrapartida, os ensaios de aglutinação direta dos complexos antígeno-anticorpo são mais simples.
Das afirmativas, estão corretas
I O lúpus eritematoso sistêmico é o modelo padrão para as doenças reumáticas sistêmicas, e anticorpos anti-dsDNA, anti-Sm e anti-RNP ribossômico são, em geral, específicos para seu diagnóstico.
II A artrite reumatoide é um distúrbio autoimune sistêmico caracterizado como uma artrite crônica, simétrica e erosiva nas articulações. Todos os pacientes portadores dessa artrite apresentam títulos elevados de fatores reumatoides séricos, que são específicos para o diagnóstico.
III O fator reumatoide é um anticorpo que atua contra a porção Fc da molécula de IgG, específico para a artrite reumatoide e, frequentemente, detectado em casos de infecção crônica.
IV A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune inflamatória e progressiva, marcada por ressecamento de olhos, boca e outras membranas mucosas. Nessa síndrome, os autoanticorpos, normalmente, são restritos aos antígenos SS-A/Ro e SS-B/La.
Das afirmativas, estão corretas