Questões de Concurso Sobre imunologia em biomedicina em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 521 questões

Q3155713 Biomedicina - Análises Clínicas
“A imunoterapia tem revolucionado o tratamento do câncer, utilizando o próprio sistema imunológico para combater tumores” (Janeway et al., 2020). Qual é o principal mecanismo dos anticorpos monoclonais utilizados na imunoterapia?
Alternativas
Q3155707 Biomedicina - Análises Clínicas
“As vacinas representam uma das mais importantes estratégias de saúde pública” (Janeway et al., 2020). Qual tipo de vacina utiliza fragmentos purificados de patógenos como antígenos? 
Alternativas
Q3155701 Biomedicina - Análises Clínicas
“As doenças autoimunes resultam de uma resposta imunológica contra antígenos próprios” (Janeway et al., 2020). Qual das condições abaixo é caracterizada pela produção de anticorpos antinucleares (ANA) e lesões sistêmicas?
Alternativas
Q3155694 Biomedicina - Análises Clínicas
“O sistema imunológico protege o organismo contra patógenos, mas pode causar doenças quando desregulado” (Janeway et al., 2020). Sobre as imunodeficiências adquiridas, qual é um dos principais mecanismos de imunossupressão no HIV?
Alternativas
Q3144795 Biomedicina - Análises Clínicas
O sistema nervoso começa a se desenvolver em um estágio relativamente tardio no programa global do desenvolvimento embrionário. Bem antes que ele se forme, no entanto, o embrião primitivo gera três folhetos celulares. Os músculos e o sistema vascular se originam no ___________, os pulmões e o pâncreas, no ___________, e o sistema nervoso e a epiderme e anexos cutâneos, no ___________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3144784 Biomedicina - Análises Clínicas
Uma crise epiléptica é definida como a ocorrência transitória de sinais e/ou sintomas decorrentes de atividade neuronal síncrona ou excessiva no cérebro (Mundt; Shanahan, 2012), podendo ter diferentes causas. Entre as doenças que causam infecções no Sistema Nervoso Central (SNC), a _____________ apresenta uma forma epiléptica, levando à realização de exames de imagem e análise do líquido cefalorraquidiano (LCR), com presença de ___________, hipoglicorraquia e hiperproteinorraquia. As reações imunobiológicas no LCR geralmente confirmam o diagnóstico.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3144783 Biomedicina - Análises Clínicas
A Doença de Alzheimer (DA) é a causa mais comum de demência neurodegenerativa, cujas alterações neuropatológicas, como declínio cognitivo e perda de memória, se iniciam décadas antes do surgimento dos sintomas clínicos e progridem de forma lenta e inexorável. Em relação à DA, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pesquisas demonstram que tanto na forma senil (quando o início dos primeiros sintomas ocorre com 65 anos ou mais) quanto na pré-senil (quando o início ocorre antes dos 65 anos) os primeiros sintomas costumam ser amnésicos.
( ) Os marcadores clínicos indicados são: hemograma, concentrações séricas de creatinina, enzimas hepáticas, albumina, perfil lipídico e metabólico, íons (sódio, potássio, cálcio séricos), vitamina B12, TSH, T4 livre e VDRL.
( ) A assinatura patológica da DA consiste em concentrações reduzidas do peptídeo beta-amiloide 42 aminoácidos (Aβ1-42) combinadas com concentrações aumentadas de proteína tau total (T-tau) e de proteína tau fosforilada (P-tau) no líquido cefalorraquidiano (LCR).
( ) Os exames de neuroimagem são indicados, especialmente a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), que mede a captação de glicose em neurônios e células gliais. A presença de hipermetabolismo em regiões específicas é um indicativo de DA.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144782 Biomedicina - Análises Clínicas
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. As anfetaminas são medicamentos estimulantes usados para tratar determinados quadros clínicos, mas também são passíveis de abuso, podendo ser detectadas na urina através do teste de ELISA. Seu uso gera efeitos simpatomiméticos, como aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e dilatação das pupilas, além de sentimentos de alerta e autoconfiança aumentados, sensação de vigor e euforia, e diminuição do apetite.

PORQUE

II. Esses fármacos agem bloqueando a receptação de neurotransmissores como noradrenalina (NA) e dopamina (DA) e estimulam a liberação de DA. Além disso, prolongam e intensificam os efeitos da liberação de DA ou NA, gerando uma transmissão aumentada no sistema dopaminérgico mesocorticolímbico durante o uso da droga, justificando a adição à procura de prazer e recompensa.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3144773 Biomedicina - Análises Clínicas
O antígeno prostático específico (PSA) é uma enzima produzida pelas células epiteliais da próstata que revestem os ductos e os acinos da glândula. Apesar de não estar definida sua validade para o rastreamento do câncer de próstata, a mensuração do PSA está indicada em homens de 55 a 69 anos. Nos casos de câncer de próstata, espera-se encontrar valores elevados de PSA no laboratório, embora não seja regra. Entretanto, há outras situações fisiológicas, patologias ou interferentes pré-analíticos que podem provocar elevação no PSA ou PSA livre, como as abaixo citadas, EXCETO:
Alternativas
Q3144770 Biomedicina - Análises Clínicas
A sepse e o choque séptico causam muitas mortes anualmente em todo o mundo. Apresentam taxas de mortalidade alta em pacientes mais idosos e geram um custo elevado para os sistemas de saúde. A incidência de infecções que resulta em sepse aumenta gradualmente junto ao aumento da incidência de organismos resistentes a antibióticos e, em paralelo, ao uso de drogas imunossupressoras, cateteres intravenosos e urinários e implantes protéticos. A sepse é definida como uma disfunção orgânica que apresenta risco à vida, causado por uma resposta desregulada do hospedeiro a uma infecção. Evidências de disfunção orgânica incluem anormalidades clínicas e laboratoriais. Sendo assim, o paciente pode apresentar:
Alternativas
Q3144762 Biomedicina - Análises Clínicas
Os vírus da família ___________ têm neurotropismo e tendência a se alojarem permanentemente em gânglios do sistema nervoso periférico, tendo episódios de latência e reativação ao longo da vida. A recorrência se dá com a migração do vírus, em indivíduo portador, pelo nervo sensitivo, com sensação de formigamento ou ardência, seguida de surgimento de vesículas, em geral agrupadas, sobre base eritematosa. A doença, transmitida sexualmente, pode ocorrer não só na vigência de lesões, mas também através do contato com indivíduos assintomáticos previamente infectados. A primoinfecção ocorre de 4 a 7 dias após a exposição. Em poucos dias, as vesículas se rompem, originando erosões de fundo limpo, dolorosas, que evoluem com a formação de crostas que cicatrizam, em média, de 7 a 10 dias. Na citologia de Tzanck, em amostra coletada da lesão, podem ser observadas células gigantes multinucleadas. Entretanto, não é possível diferenciar a infecção pelos variados tipos desse vírus, pois essa metodologia tem sensibilidade e especificidade _______.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3143008 Biomedicina - Análises Clínicas
Na imunologia clínica, para avaliar a resposta imune de um paciente a uma determinada infecção, um teste específico é frequentemente utilizado para detectar a presença de anticorpos produzidos pelo organismo contra o agente infeccioso. Este teste é conhecido como:
Alternativas
Q3082896 Biomedicina - Análises Clínicas
Um profissional de biomedicina foi vítima de um acidente com perfurocortante, durante o descarte do material de coleta. Qual foi o marcador utilizado para saber se o profissional tinha sido vacinado para o vírus da hepatite B?
Alternativas
Q3082893 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico de infecção pelo HIV é um processo que exige extrema cautela, pois resultados falsamente positivos ou negativos terão impacto direto na saúde mental e física do paciente. Por conta disso, diversas metodologias têm sido implementadas para o diagnóstico de infecção pelo HIV, a partir da detecção direta de antígenos virais ou anticorpos produzidos contra o vírus. Entre essas metodologias, os testes rápidos ganham destaque, uma vez que permitem um resultado rápido e acessível. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao diagnóstico de infecção pelo HIV utilizando teste rápido, é um fluxograma adequado para o diagnóstico
Alternativas
Q3082882 Biomedicina - Análises Clínicas
Os testes rápidos são muito empregados no laboratório clínico para o diagnóstico de doenças infectocontagiosas. Esse tipo de ensaio fornece resultados rápidos, além de apresentar facilidades na execução e interpretação, pois não requer a utilização de equipamentos sofisticados, podendo ser realizado, inclusive, fora do ambiente laboratorial. Com base nisso, qual é a metodologia empregada nos ensaios de teste rápido?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081333 Biomedicina - Análises Clínicas
São células componentes do sistema imune inato, EXCETO
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081313 Biomedicina - Análises Clínicas
São autoanticorpos direcionados a antígenos localizados nos grânulos citoplasmáticos de neutrófilos e que podem auxiliar no diagnóstico principalmente de vasculites sistêmicas primárias envolvendo vasos de pequeno e médio calibres: 
Alternativas
Q3075467 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre os principais parâmetros plaquetários avaliados em exames laboratoriais, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3075463 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre os princípios da técnica de imunocromatografia, utilizada em testes rápidos de diagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3075461 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste de aglutinação em látex é uma técnica utilizada para a detecção de antígenos ou anticorpos através da aglutinação de partículas de látex revestidas com anticorpos ou antígenos específicos. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente um passo metodológico crucial no procedimento da aglutinação em látex:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: C
5: A
6: C
7: B
8: A
9: A
10: B
11: B
12: A
13: A
14: D
15: B
16: B
17: A
18: D
19: A
20: D