Questões de Concurso Sobre micologia em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 87 questões

Q3277535 Biomedicina - Análises Clínicas
A respeito das infecções intestinais causadas por protozoários e microsporídios, analise as alternativas e assinale a INCORRETA: 
Alternativas
Q3247324 Biomedicina - Análises Clínicas
Analise as proposições sobre a microbiologia médica (bacteriologia, virologia e micologia) e seus métodos diagnósticos:

I – As técnicas de biologia molecular ampliam a precisão, porém exigem correlação clínica.
II – O uso de meios seletivos diminui a ocorrência de contaminantes, mas requer monitoramento adicional.
III – A detecção de antígenos virais pode anteceder a fase sintomática, auxiliando no controle de surtos.
IV – A análise histopatológica substitui totalmente os métodos microbiológicos em qualquer infecção.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3177447 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação à coleta de raspagem para identificação de fungo de pele, enumere as etapas a seguir de acordo com a sequência correta do processo.

( ) Orientar o paciente a não aplicar medicamentos tópicos na área afetada.
( ) Realizar a raspagem da lesão utilizando lâmina ou espátula estéril.
( ) Transferir a amostra para um recipiente adequado.
( ) Limpar a área com água e sabão neutro.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3155702 Biomedicina - Análises Clínicas
“A identificação de fungos em microbiologia clínica depende de técnicas de coloração específicas” (Roberts & Janovy, 2019). Qual técnica de coloração é mais frequentemente utilizada para identificar fungos em amostras clínicas?
Alternativas
Q3227378 Biomedicina - Análises Clínicas
Considerando a técnica de microcultivo para fungos filamentosos, assinala a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3227377 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinala a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3227367 Biomedicina - Análises Clínicas
Um técnico de laboratório recebeu uma amostra de líquor, coletada de um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva com suspeita clínica de meningoencefalite. No exame direto, corado com tinta nanquim, observou-se a presença de elementos fúngicos com membrana nítida e refringente, envoltos por uma cápsula gelatinosa espessa. De acordo com essas informações, é correto afirmar que se trata do fungo:
Alternativas
Q3227366 Biomedicina - Análises Clínicas
O dimorfismo térmico é uma característica observada, principalmente, em alguns fungos causadores de micoses profundas. Esses fungos, quando cultivados a 25°C, apresentam crescimento na forma filamentosa, enquanto nos tecidos humanos ou a 37 °C, assumem a forma leveduriforme. Com base nessas informações, assinala a alternativa que apresenta, exclusivamente, fungos dimórficos.
Alternativas
Q3227365 Biomedicina - Análises Clínicas
Os testes rápidos para a identificação presuntiva de fungos em amostras clínicas são ferramentas importantes no diagnóstico de infecções fúngicas, pois permitem a diferenciação preliminar entre as espécies antes de métodos mais complexos e demorados. Com base nisso, assinala a alternativa que relaciona, corretamente, o fungo patogênico provável com um teste rápido comumente utilizado para sua identificação presuntiva.
Alternativas
Q3227364 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico etiológico das micoses decorre da identificação dos seus agentes. Considerando o material parasitado das lesões micóticas, procede-se ao isolamento do fungo em meios adequados às suas exigências nutritivas. Assinala a alternativa que contém o meio de cultura apropriado para o isolamento primário de leveduras do gênero Cândida e fungos dermatófitos.
Alternativas
Q3227362 Biomedicina - Análises Clínicas
A conservação adequada de fungos e a manutenção de coleções fúngicas são essenciais para a pesquisa e para a disponibilidade de culturas para estudos futuros. Considerando as técnicas e métodos utilizados para esse propósito, assinala a afirmativa que descreve, corretamente, uma técnica de conservação de fungos.
Alternativas
Q3227360 Biomedicina - Análises Clínicas
Os fungos de interesse clínico compreendem um grupo diverso de organismos que podem causar uma ampla variedade de infecções conhecidas como micoses. Essas micoses afetam diferentes partes do corpo, como pele, unhas, cabelo, sistema respiratório e até órgãos internos, dependendo da espécie fúngica envolvida e das condições do hospedeiro. Considerando essa diversidade de micoses e seus agentes causadores, assinala a alternativa em quea doença mencionada NÃO corresponde corretamente ao seu respectivo agente etiológico.
Alternativas
Q3227359 Biomedicina - Análises Clínicas
Analisa as afirmativas abaixo e depois assinala a alternativa CORRETA.

I. Micose é o termo utilizado para designar as doenças causadas por fungos, tanto na forma filamentosa quanto leveduriforme.
II. As dermatofitoses são micoses que afetam os cabelos, pelos da barba, pele e unhas, cujos agentes causadores pertencem ao grupo das bactérias não patogênicas.
III. Os fungos termodimórficos podem se apresentar nas formas filamentosa ou leveduriforme, dependendo da temperatura de incubação.
IV. A coleta ideal para cultura para fungos de uma lesão de pele com bordos delimitados deve ser realizada através da raspagem do centro da lesão cutânea ativa.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: UNIFESP Prova: VUNESP - 2024 - UNIFESP - Biomédico |
Q3226469 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o método rotineiramente utilizado para o exame microscópico direto com objetivo de pesquisar a presença de estruturas fúngicas e a temperatura para incubação e crescimento dos fungos clinicamente relevantes, após preparo do material biológico coletado.
Alternativas
Q3108978 Biomedicina - Análises Clínicas
Pode-se citar como técnica adequada para identificação de fungos em espécimes histológicas: 
Alternativas
Q3087701 Biomedicina - Análises Clínicas
Paciente, 23 anos, procurou atendimento com queixas de lesões cutâneas em áreas específicas do corpo. Relata que as lesões começaram pequenas e, ao longo de três semanas, aumentaram de tamanho e se espalharam para outras áreas. O médico coletou uma amostra da pele afetada utilizando uma espátula estéril, raspando as escamas da lesão. O biomédico responsável pela análise da amostra procedeu o exame direto e a cultura. Iniciou a investigação com um exame microscópico no qual parte do material coletado foi analisado usando uma solução de hidróxido de potássio (KOH). Para uma confirmação adicional, o restante do material foi inoculado em meios de cultura específicos para fungos, como ágar Sabouraud Dextrose (SDA) e ágar Mycosel. Foi confirmada a presença de Trichophyton rubrum, um dermatófito causador de micose superficial. Sobre os aspectos laboratoriais da identificação dessa dermatomicose, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O exame microscópico inicial da amostra (raspado cutâneo) com KOH permitiu a visualização de leveduras arredondadas, possivelmente produzindo hifas septadas e esporos.
( ) Esse dermatófito geralmente produz colônias de textura cremosa e de cor creme a avermelhada.
( ) A análise microscópica das colônias revelou hifas septadas hialinas e macroconídios em naveta ou fuso, características compatíveis com o gênero Trichophyton.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2528987 Biomedicina - Análises Clínicas
Na clarificação de materiais clínicos para exame por microscopia direta que serve para diagnosticar infecções por fungos, pode ser empregado:
Alternativas
Q2527241 Biomedicina - Análises Clínicas
As micoses são infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos que podem afetar a pele, o couro cabeludo, as unhas e as áreas mais úmidas do corpo. Um componente da membrana celular dos fungos é o
Alternativas
Q2493587 Biomedicina - Análises Clínicas
A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode levar o paciente à morte. Dentre os criptococos, a espécie Cryptococcus neoformans é responsável pela maioria das infecções humanas. A respeito do diagnóstico laboratorial desta espécie, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2479313 Biomedicina - Análises Clínicas
As infecções causadas por diversas espécies de fungos podem ser classificadas como superficiais ou sistêmicas nos seres humanos. Os fungos dermatófitos produzem infecções na epiderme, nos cabelos e nas unhas humanas e são representados pelos gêneros:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: C
6: A
7: D
8: E
9: A
10: E
11: C
12: B
13: C
14: C
15: B
16: D
17: E
18: A
19: B
20: A