Questões de Biomedicina - Análises Clínicas - Micologia para Concurso

Foram encontradas 70 questões

Q2573397 Biomedicina - Análises Clínicas

As micoses cutâneas são aquelas produzidas por um grupo definido de fungos, os dermatófitos, que são fungos filamentosos, hialinos, septados, algumas vezes artroconidiados, queratinofílicos, passíveis de colonizar e causar lesões clínicas em pelos e(ou) extrato córneo de homens e animais. Essas micoses estão restritas às camadas queratinizadas do tegumento e seus apêndices e são divididos em três gêneros (de acordo com o padrão de esporulação): TrichophytonMicrosporum e Epidermophyton. A esse respeito, julgue o item a seguir.


Os dermatófitos são capazes de produzir estruturas de reprodução assexuada macro e microconídios, o que, juntamente com as características macroscópicas das colônias, permitem identificar a espécie responsável pela micose cutânea. 

Alternativas
Q2573396 Biomedicina - Análises Clínicas

As micoses cutâneas são aquelas produzidas por um grupo definido de fungos, os dermatófitos, que são fungos filamentosos, hialinos, septados, algumas vezes artroconidiados, queratinofílicos, passíveis de colonizar e causar lesões clínicas em pelos e(ou) extrato córneo de homens e animais. Essas micoses estão restritas às camadas queratinizadas do tegumento e seus apêndices e são divididos em três gêneros (de acordo com o padrão de esporulação): TrichophytonMicrosporum e Epidermophyton. A esse respeito, julgue o item a seguir.


O Microsporum canis apresenta macroconídios fusiformes, enquanto o E. floccosum apresenta macroconídios cilíndricos e microconídios em cachos.

Alternativas
Q2573394 Biomedicina - Análises Clínicas

As micoses cutâneas são aquelas produzidas por um grupo definido de fungos, os dermatófitos, que são fungos filamentosos, hialinos, septados, algumas vezes artroconidiados, queratinofílicos, passíveis de colonizar e causar lesões clínicas em pelos e(ou) extrato córneo de homens e animais. Essas micoses estão restritas às camadas queratinizadas do tegumento e seus apêndices e são divididos em três gêneros (de acordo com o padrão de esporulação): Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton. A esse respeito, julgue o item a seguir.


As micoses cutâneas ocorrem quando fungos invadem toda a espessura da capa córnea da pele ou a parte queratinizada intrafolicular dos pelos ou a lâmina ungueal, e apresentam como lesão características manchas inflamatórias na pele, lesão de tonsura no pelo e destruição da lâmina ungueal na unha. 

Alternativas
Q2528987 Biomedicina - Análises Clínicas
Na clarificação de materiais clínicos para exame por microscopia direta que serve para diagnosticar infecções por fungos, pode ser empregado:
Alternativas
Q2527241 Biomedicina - Análises Clínicas
As micoses são infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos que podem afetar a pele, o couro cabeludo, as unhas e as áreas mais úmidas do corpo. Um componente da membrana celular dos fungos é o
Alternativas
Q2493587 Biomedicina - Análises Clínicas
A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode levar o paciente à morte. Dentre os criptococos, a espécie Cryptococcus neoformans é responsável pela maioria das infecções humanas. A respeito do diagnóstico laboratorial desta espécie, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2479313 Biomedicina - Análises Clínicas
As infecções causadas por diversas espécies de fungos podem ser classificadas como superficiais ou sistêmicas nos seres humanos. Os fungos dermatófitos produzem infecções na epiderme, nos cabelos e nas unhas humanas e são representados pelos gêneros:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CETAP Órgão: HOL Prova: CETAP - 2023 - HOL - Biomédico |
Q2427058 Biomedicina - Análises Clínicas

Sobre o diagnóstico laboratorial de doenças virais e fúngicas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2402952 Biomedicina - Análises Clínicas
A candidíase é uma micose causada por leveduras do gênero Candida, em especial pela espécie C. albicans. Elas são hóspedes normais do trato gastrintestinal do homem e fazem parte da microbiota de determinadas regiões do tegumento cutâneo. Porém, a Candida pode invadir a camada córnea da pele ou a lâmina ungueal de hospedeiros normais. As lesões têm localização peculiar nas unhas das mãos e nas áreas intertriginosas da pele. Há ainda outras micoses de pele e de unha que não são causadas nem por fungos dermatófitos, nem por fungos do gênero Candida. Dentre esses fungos, destacamse: Fusarium sp., Scytalidium dimidiatum, e S. hyalinum, que podem causar lesões principalmente em unhas e em espaços interdigitais dos pés. Assinale a alternativa correta que apresenta as características de cultivo e microscopicamente do S. dimidiatum
Alternativas
Q2378790 Biomedicina - Análises Clínicas
O setor de microbiologia é responsável pelo cultivo, isolamento e identificação de bactérias e fungos causadores de doenças nos humanos e em animais. A identificação desses microrganismos é realizada com o uso de meios culturas e provas bioquímicas, somados ao conhecimento técnico das características macro e microscópicas das colônias isoladas.

Em relação aos exames microbiológico e micológico, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2378045 Biomedicina - Análises Clínicas

Acerca das características técnicas de dispositivos, materiais e tecnologias para saúde, julgue o item subsequente. 


O silicone industrial e o silicone usado na saúde possuem destinações e características diferentes.

Alternativas
Q2378042 Biomedicina - Análises Clínicas

Acerca das características técnicas de dispositivos, materiais e tecnologias para saúde, julgue o item subsequente. 


Embora já seja capaz de produzir biomaterial a partir da combinação de polímero sintético com colágeno extraído da pele do peixe tilápia, a engenharia de tecidos ainda não obteve êxito na aplicação da pele de tilápia para utilização como enxerto de pele artificial.

Alternativas
Q2361925 Biomedicina - Análises Clínicas
Quais objetos proporcionam isolamento adequado de fungos, desde que respeitados os períodos necessários ao seu desenvolvimento  
Alternativas
Q2361922 Biomedicina - Análises Clínicas
Os fungos filamentosos e as leveduras possuem maior tolerância a variações de pH em comparação às bactérias, entretanto, seus valores ideais de pH geralmente são inferiores a: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Biomédico |
Q2351319 Biomedicina - Análises Clínicas
Micoses superficiais são infecções fúngicas que afetam a pele, cabelo ou unhas e são causadas por agentes como Candida spp., Epidermophyton spp. e Microsporum spp. Para identificar esses agentes, um meio de diagnóstico específico é frequentemente utilizado. Assinale a alternativa que apresenta o meio de diagnóstico preferido para identificar os agentes causadores de Micoses superficiais. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Biomédico |
Q2351317 Biomedicina - Análises Clínicas
As leveduras, como as do gênero Saccharomyces, são utilizadas em diversos setores industriais, incluindo panificação e cervejaria. No entanto, também podem estar associadas a algumas patologias em seres humanos e animais. Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes setores industriais não é mencionado no texto como uma aplicação das leveduras. 
Alternativas
Q2341576 Biomedicina - Análises Clínicas
As infecções fúngicas ou micoses podem acometer diversos órgãos internos e o revestimento epitelial do corpo humano. O agente etiológico causador da Pityriasis versicolor, uma micose conhecida popularmente como “pano branco”, é pertencente ao gênero:
Alternativas
Q2321626 Biomedicina - Análises Clínicas
O tempo de incubação das culturas fúngicas deve ser o mesmo para todas as espécies de fungos
Alternativas
Q2276958 Biomedicina - Análises Clínicas
O êxito na observação e isolamento do agente etiológico é condicionado, além dos procedimentos adequados de coleta, transporte, conservação e armazenamento da amostra, à execução correta de seu processamento prévio ao exame micológico. Trata-se de uma correta recomendação em relação ao processamento de amostras para o exame micológico: 
Alternativas
Q2273687 Biomedicina - Análises Clínicas
Candida auris é um fungo identificado pela primeira vez no Japão, em 2009. Desde então, espalhou-se por todos os continentes. No Brasil, chegou em 2020. Ele é caracterizado pela comunidade científica como um fungo mais resistente a medicamentos do que os outros.

Imagem associada para resolução da questão

“Entre 2021 e 2022, o surto de Candida auris no Recife foi o maior já registrado no país, com 48 notificações. Geralmente, não há manifestação clínica da presença do superfungo no paciente que está ‘colonizado’. Nesta fase, não há sintomas. Mas um machucado, uma ferida na pele ou o uso de cateter no hospital pode permitir que ele entre no corpo, atinja a corrente sanguínea e provoque uma infecção. Em casos graves, pode prejudicar órgãos como o coração e o cérebro. Em último caso, podem levar à sepse, uma infecção generalizada capaz de matar”. (Fonte: Portal G1 — adaptado.)

Considerando-se que as formas de prevenção de disseminação do patógeno incluem higiene de mãos, uso adequado de equipamentos de proteção e limpeza do local em que os pacientes estão infectados, qual dos procedimentos abaixo é indicado para a inativação do patógeno em questão, a fim de assegurar a qualidade assistencial e zelar pela segurança do paciente em um hospital com surto de C. auris?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: A
6: B
7: A
8: E
9: A
10: A
11: C
12: E
13: A
14: C
15: D
16: E
17: B
18: E
19: A
20: B