Questões de Concurso
Sobre microbiologia em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 1.036 questões
( ) O exame microscópico inicial da amostra (raspado cutâneo) com KOH permitiu a visualização de leveduras arredondadas, possivelmente produzindo hifas septadas e esporos.
( ) Esse dermatófito geralmente produz colônias de textura cremosa e de cor creme a avermelhada.
( ) A análise microscópica das colônias revelou hifas septadas hialinas e macroconídios em naveta ou fuso, características compatíveis com o gênero Trichophyton.
A sequência está correta em
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.
O diagnóstico laboratorial de estrongiloidíase pode ser realizado por diferentes métodos, sendo o estágio larval identificado em amostras de fezes frescas e aspirados duodenais. É essencial uma análise criteriosa das fezes para diferenciar entre as larvas de ancilostomídeos e as de Strongyloides stercoralis, evitando possíveis erros de identificação:
(DPDx – Laboratory Identification of Parasites of Public Health Concern. Disponível em: https://www.cdc.gov/ Acesso em: agosto de 2024.)
(WHO Bacterial Priority Pathogens List, 2024: bacterial pathogens of public health importance to guide research, development and strategies to prevent and control antimicrobial resistance. Geneva: World Health Organization; 2024.)
Sobre a identificação laboratorial de bactérias de interesse clínico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Crescem em meio de cultura contendo sangue produzindo uma zona de alfa-hemólise em torno da colônia. Não conseguem degradar o H2O2, são solubilizados pela bile e têm seu crescimento inibido pelo antibiótico Optoquina. À coloração de Gram se apresentam como diplococos de coloração em tonalidade azulescuro/roxo.
Clinicamente, está relacionada a casos de infecções como otite, sinusite e meningite, entre outros.
A bactéria que melhor se encaixa na descrição acima é
As infecções do trato respiratório inferior clinicamente podem variar desde bronquites a casos graves de pneumonias e podem ter diferentes etiologias, principalmente virais e bacterianas. As pneumonias, por sua vez, podem ser didaticamente divididas em pneumonias adquiridas na comunidade ou em ambientes hospitalares.
Dentre os agentes etiológicos típicos mais frequentemente isolados nas pneumonias da comunidade, além do S. pneumoniae, pode-se destacar
Coletou-se material de nasofaringe de um paciente com faringite apresentando febre baixa, disfagia e prostração. Destinou-se esse material à pesquisa microbiológica e a baciloscopia revelou, pela coloração de Albert-Layborn, a presença de vários bacilos esverdeados com granulações metacromáticas, além de crescimento de colônias no meio Ágar de Loeffler. Pelos achados até então é bem provável que esse paciente esteja infectado com:
A tuberculose do sistema nervoso central, a neurotuberculose, é uma condição em que há o envolvimento do sistema nervoso central durante o curso da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis. Pode ocorrer em qualquer idade, contudo, é mais frequente em crianças entre seis meses e seis anos. A punção licórica nesses casos é de suma importância na investigação diagnóstica e a dosagem laboratorial de um analito abaixo, que está relacionado com os linfócitos, ajuda nesse processo de diagnóstico.
Esse analito é: