Questões de Concurso
Sobre normas de biossegurança e descarte de materiais em laboratório e hemoterapia em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 417 questões
I. O Procedimento Operacional Padrão (POP) de biossegurança é um guia que fornece informações técnicas para a realização de atividades de forma segura e de qualidade. Nos laboratórios de análises clínicas, os POPs devem estar presentes em local de fácil acesso e devem ser conhecidos pelos profissionais que trabalham com os agentes biológicos.
II. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) mais comuns em laboratórios de análises clínicas são: jaleco, luvas, máscara, óculos de segurança ou protetores faciais. É fundamental que cada EPI seja usado corretamente, pois cada um tem um papel específico; além disso, é preciso avaliar os riscos de cada atividade para eleger quais EPIs devem ser usados.
III. O descarte de materiais perfurocortantes deve ser realizado em recipientes de paredes rígidas. IV. As normas de biossegurança constituem uma orientação para a proteção apenas contra contaminação por agentes biológicos nas atividades profissionais. Assim, elas devem ser bem conhecidas somente pelos profissionais que lidam diretamente com a prática do laboratório.
Quais estão corretas?
Com relação às remessas de material para exames em outros laboratórios, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A requisição deve ser envolvida diretamente em torno do tubo de coleta para o transporte.
( ) Forte agitação durante o transporte pode causar hemólise na amostra sanguínea.
( ) A amostra sanguínea pode ser transportada em até 4 horas, se mantida a temperatura abaixo de 0ºC.
( ) É recomendado que as amostras sejam mantidas na posição horizontal durante o transporte.
( ) Material absorvente deve ser colocado entre os recipientes primários e a embalagem secundária.
As afirmativas são, respectivamente,
A respeito da esterilização, analise as afirmativas a seguir.
I. A utilização da fita química é garantia absoluta do processo de esterilização por autoclavação.
II. A utilização de álcool 70% não é um processo de esterilização, pois não destrói as formas esporuladas.
III. O hipoclorito de sódio é utilizado para esterilizar o material cirúrgico.
Assinale:
A desinfecção de bancadas no laboratório é feita com:
Com relação às medidas de segurança para prevenir e controlar acidentes no laboratório, assinale a opção correta.
De acordo com as normas de biossegurança que devem ser seguidas no laboratório de anatomia patológica, analise as afirmativas a seguir.
I. A coleta e manipulação de amostras biológicas em laboratório de anatomia patológica devem ser realizadas utilizando os equipamentos de proteção individual e coletiva adequados.
II. Não operar equipamentos ou máquinas que não tenham recebido treinamento adequado para o manuseio.
III. As soluções preparadas para uso em laboratório devem conter apenas o nome da solução.
IV. A manipulação de solventes pode ser realizada na bancada, em local pouco ventilado.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Considerando as normas de boas práticas de laboratório, são medidas de biossegurança a serem adotadas em laboratório:
As normas de biossegurança em laboratórios clínicos são condição fundamental para a segurança dos trabalhadores, qualquer que seja a área de atuação. Os profissionais de laboratórios clínicos, além de estarem expostos aos riscos ocupacionais, ergonômicos, físicos e químicos, trabalham com agentes infecciosos e com materiais potencialmente contaminados, que são os riscos biológicos:
I- Classe de Risco 1: o risco individual e o de propagação à coletividade é baixo. São agentes biológicos que têm probabilidade nula ou baixa de provocar infecções no homem ou em animais sadios e de risco potencial mínimo para o profissional do laboratório e para o ambiente.
II- Classe de Risco 2: o risco individual é moderado e para a comunidade é limitado. Aplica-se a agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo risco de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, não constituindo em sério risco a quem os manipula em condições de contenção, pois existem medidas terapêuticas e profiláticas eficientes.
III- Classe de Risco 3: o risco individual é alto e para comunidade é limitado. Aplica-se a agentes biológicos que provocam infecções, graves ou letais, no homem e nos animais e representam um sério risco a quem os manipula. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de indivíduo para indivíduo, mas existem medidas de tratamento e prevenção.
IV- Classe de Risco 4: o risco individual e para a comunidade é elevado. Aplica-se a agentes biológicos de fácil propagação, altamente patogênicos para o homem, animais e meio ambiente, representando grande risco a quem os manipula, com grande poder de transmissibilidade via aerossol ou com riscos de transmissão desconhecido, não existindo medidas profiláticas ou terapêuticas.
É correto afirmar que:
Em relação aos riscos dentro do laboratório clínico, assinale a alternativa correta.
Julgue o item seguinte, a respeito de manuseio de material biológico no laboratório.
Para o transporte de materiais biológico entre unidades
operacionais, devem-se usar caixas resistentes à ação de
desinfetantes químicos, as quais devem permitir que o
material seja transportado em posição que evite
derramamentos e devem ser desinfetadas diariamente.
Julgue o item seguinte, a respeito de manuseio de material biológico no laboratório.
Após a punção venosa, a agulha deve sempre ser reencapada
pelo profissional.
Nesse sentido, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde a uma norma de biossegurança laboratorial.