Questões de Concurso Sobre normas de biossegurança e descarte de materiais em laboratório e hemoterapia em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 412 questões

Q3075464 Biomedicina - Análises Clínicas
Uma técnica de quimioluminescência é utilizada para dosar uma determinada proteína em amostras de soro. Durante a execução do ensaio, o técnico observa um aumento significativo na emissão de luz de fundo, comprometendo a sensibilidade do teste. Qual das alternativas abaixo apresenta a causa mais provável para esse aumento e a conduta mais adequada para solucioná-lo?
Alternativas
Q3069544 Biomedicina - Análises Clínicas
A biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização e eliminação de riscos para a saúde, garantindo a proteção no ambiente laboratorial. Porém, é de suma importância a conscientização sobre o tema por parte dos profissionais da saúde. Considerando as regras de biossegurança em um laboratório de análises clínicas, analise as assertivas a seguir:

I. O Procedimento Operacional Padrão (POP) de biossegurança é um guia que fornece informações técnicas para a realização de atividades de forma segura e de qualidade. Nos laboratórios de análises clínicas, os POPs devem estar presentes em local de fácil acesso e devem ser conhecidos pelos profissionais que trabalham com os agentes biológicos.
II. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) mais comuns em laboratórios de análises clínicas são: jaleco, luvas, máscara, óculos de segurança ou protetores faciais. É fundamental que cada EPI seja usado corretamente, pois cada um tem um papel específico; além disso, é preciso avaliar os riscos de cada atividade para eleger quais EPIs devem ser usados.
III. O descarte de materiais perfurocortantes deve ser realizado em recipientes de paredes rígidas. IV. As normas de biossegurança constituem uma orientação para a proteção apenas contra contaminação por agentes biológicos nas atividades profissionais. Assim, elas devem ser bem conhecidas somente pelos profissionais que lidam diretamente com a prática do laboratório.

Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SUSAM Prova: FGV - 2014 - SUSAM - Auxiliar de Laboratório |
Q2951418 Biomedicina - Análises Clínicas

A respeito da esterilização, analise as afirmativas a seguir.


I. A utilização da fita química é garantia absoluta do processo de esterilização por autoclavação.

II. A utilização de álcool 70% não é um processo de esterilização, pois não destrói as formas esporuladas.

III. O hipoclorito de sódio é utilizado para esterilizar o material cirúrgico.


Assinale:

Alternativas
Q2927552 Biomedicina - Análises Clínicas

A desinfecção de bancadas no laboratório é feita com:

Alternativas
Q2882415 Biomedicina - Análises Clínicas

Com relação às medidas de segurança para prevenir e controlar acidentes no laboratório, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2587598 Biomedicina - Análises Clínicas

Em relação aos riscos dentro do laboratório clínico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2573405 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item seguinte, a respeito de manuseio de material biológico no laboratório.


Para o transporte de materiais biológico entre unidades operacionais, devem-se usar caixas resistentes à ação de desinfetantes químicos, as quais devem permitir que o material seja transportado em posição que evite derramamentos e devem ser desinfetadas diariamente.

Alternativas
Q2573404 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item seguinte, a respeito de manuseio de material biológico no laboratório.


Após a punção venosa, a agulha deve sempre ser reencapada pelo profissional.

Alternativas
Q2565793 Biomedicina - Análises Clínicas
Desde a geração até a disposição final, o laboratório clínico deve garantir o gerenciamento de seus resíduos atendendo aos requisitos ambientais e de saúde pública, de acordo com a RDC n.º 222, de 28 de março de 2018, da Anvisa, que dispõe sobre as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. Assim, a fim de prevenir exposições acidentais a sangue e fluidos corporais decorrentes do uso de instrumentos perfurocortantes durante os procedimentos e na subsequente limpeza, desinfecção, esterilização ou despojo, um dos cuidados especiais diz respeito às agulhas, as quais, depois de utilizadas, devem ser descartadas, com segurança, em recipientes de paredes rígidas e resistentes à punctura. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta o símbolo de advertência que deve estar presente, de forma clara e bem visível, nesse recipiente.
Alternativas
Q2527560 Biomedicina - Análises Clínicas
A RDC 786/2023 estabelece os requisitos técnico-sanitários para o funcionamento de Laboratórios Clínicos, de Laboratórios de Anatomia Patológica e de outros Serviços que executam as atividades relacionadas aos Exames de Análises Clínicas (EAC).. Considerando o envio de amostra clínica ao laboratório de apoio, para dosagem de bilirrubinas, o analista clínico deve
Alternativas
Q2500325 Biomedicina - Análises Clínicas
Resíduos biológicos compreende-se por todos os produtos resultantes de atividades em laboratório ricos em materiais biológicos que devem ser descontaminados antes de serem encaminhados para o descarte final. Para o descarte correto desses resíduos são prescritas as seguintes recomendações, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2500315 Biomedicina - Análises Clínicas
A fixação é uma das etapas mais importantes da técnica histológica, porque interrompe o metabolismo celular, estabilizando as estruturas e os componentes bioquímicos intra e extracelulares, preservando e conservando os elementos teciduais, além de promover a penetração de outras substâncias subsequentes à fixação. Atualmente, os fixadores são classificados segundo Leong (1996), que teve como base a classificação desenvolvida por Hopwood (1977), sem muitas alterações. Segundo a classificação de Leong, com relação aos fixadores aldeídos, está correto afirmar que
Alternativas
Q2500314 Biomedicina - Análises Clínicas
As Boas Práticas de Laboratório correspondem a um conjunto de ações com o objetivo de promover a diminuição dos riscos do ambiente laboratorial. Essas medidas são constituídas por atividades organizacionais do ambiente de trabalho e por procedimentos básicos como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletivos (EPC), limpeza e higienização do ambiente laboratorial, entre outras. 
Nesse sentido, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde a uma norma de biossegurança laboratorial.
Alternativas
Q2491103 Biomedicina - Análises Clínicas
A sigla RUO (“Research Use Only”) é uƟ lizada para idenƟ fi car produtos de uso exclusivo em pesquisa e, portanto, não é considerado produto para diagnóstico in vitro (IVD) de uso comercial. No Brasil, os órgãos regulatórios vêm trabalhando ativamente para regulamentar o diagnóstico molecular. É correto afirmar que produtos:  
Alternativas
Q2491102 Biomedicina - Análises Clínicas
Segundo a Portaria de Consolidação 5/2017 e Nota Técnica 49/2023 – Anexo IV Art. 57. Para malária, a inaptidão de candidato à doação de sangue deve ocorrer usando-se, como critério de referência, a Incidência Parasitária Anual (IPA) do Município. Nas áreas endêmicas, considera-se inapto o candidato que atenda a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: tenha tido malária nos 12 meses que antecedem a doação; tenha apresentado sinais e sintomas de malária nos últimos 30 dias; ou tenha se deslocado, ou seja, procedente de área de alto risco (IPA maior que 49,9) há menos de 30 dias. Quanto à detecção de ácido nucleico do Plasmodium ssp na triagem de doadores é INCORRETO: 
Alternativas
Q2491101 Biomedicina - Análises Clínicas
Segundo a legislação vigente, para o registro de produtos de diagnósco in vitro de Classe de Risco IV junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o dossiê técnico, quando aplicável, deve conter estudos de desempenho que contemplem a sensibilidade analítica, definida por: 
Alternativas
Q2485062 Biomedicina - Análises Clínicas
Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), quais dos seguintes procedimentos são necessários para o descarte seguro de materiais perfurocortantes utilizados na coleta e tratamento de amostras biológicas contaminadas? Marque a alternativa que indica corretamente os procedimentos a serem seguidos.
Alternativas
Q2461536 Biomedicina - Análises Clínicas

À luz das normas de biossegurança pertinentes à evitação de riscos de contaminação, julgue o item a seguir.


A desinfecção é um processo de eliminação de todas as formas de vida microbiana, inclusive esporos, de materiais ou artigos inanimados, por meio de processo físico ou químico, com o auxílio de desinfetantes. 

Alternativas
Q2461535 Biomedicina - Análises Clínicas

À luz das normas de biossegurança pertinentes à evitação de riscos de contaminação, julgue o item a seguir.


Qualquer pessoa com corte recente, com lesão na pele ou com ferida aberta (mesmo uma extração de dente) deve abster-se de trabalhar com patógenos humanos.

Alternativas
Q2461534 Biomedicina - Análises Clínicas

À luz das normas de biossegurança pertinentes à evitação de riscos de contaminação, julgue o item a seguir.


Para o descarte dos resíduos perfurocortantes, que são compostos por agulhas, ampolas, pipetas, lâminas de bisturi, lâminas de barbear e qualquer vidraria quebrada ou que se quebre facilmente, devem ser utilizados recipientes de paredes rígidas, com tampa e resistentes a autoclavação.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: B
5: B
6: C
7: E
8: E
9: E
10: D
11: A
12: B
13: D
14: E
15: C
16: D
17: C
18: E
19: C
20: C