Questões de Concurso Sobre parasitologia em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 372 questões

Q3087699 Biomedicina - Análises Clínicas

As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


O diagnóstico laboratorial de estrongiloidíase pode ser realizado por diferentes métodos, sendo o estágio larval identificado em amostras de fezes frescas e aspirados duodenais. É essencial uma análise criteriosa das fezes para diferenciar entre as larvas de ancilostomídeos e as de Strongyloides stercoralis, evitando possíveis erros de identificação:




(DPDx – Laboratory Identification of Parasites of Public Health Concern. Disponível em: https://www.cdc.gov/ Acesso em: agosto de 2024.)

A detecção e a identificação de parasitas dependem diretamente da qualidade da amostra fornecida ao laboratório e do Exame Parasitológico de Fezes (EPF) realizado. Com base na forma evolutiva ilustrada na imagem, assinale a afirmativa correta sobre os métodos empregados para detectar larvas em amostras fecais.
Alternativas
Q3082898 Biomedicina - Análises Clínicas

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Prancha para diagnóstico de parasitos intestinais (2ª ed). OPAS/OMS. 


Essa imagem foi registrada na microscopia óptica de um sedimento fecal obtido através da técnica de Hoffmann. Com base na morfologia da estrutura presente na imagem, trata-se de um ovo de

Alternativas
Q3082894 Biomedicina - Análises Clínicas
Na maioria dos laboratórios clínicos, o diagnóstico de enteroparasitas é feito, quase que exclusivamente, pelo método de Hoffmann, uma técnica simples e de baixo custo que consiste na sedimentação espontânea de ovos, cistos e larvas de parasitas intestinais. Apesar de ser um método abrangente para detectar a maioria dos parasitas intestinais, existem outras técnicas que permitem um diagnóstico mais sensível para um grupo mais limitado de parasitas, como é o caso da técnica de Baermann-Moraes. O princípio desse método consiste
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081338 Biomedicina - Análises Clínicas
A alteração na coloração das fezes tornando-as mais claras (hipocolia fecal) ou esbranquiçadas (acolia fecal) indicam
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081329 Biomedicina - Análises Clínicas
Para garantir a qualidade do exame parasitológico de fezes, alguns cuidados devem ser tomados na fase pré-analítica. Muito se fala em preparo e cuidados para a coleta de outros materiais biológicos como o sangue, por exemplo, mas ignoram que a coleta de fezes também requer alguns cuidados básicos cuja a não observância pode comprometer a qualidade do exame parasitológico. Isso torna0se imprescindível quando se leva em conta populações com baixa escolaridade. Dentre as afirmativas abaixo relacionadas ao preparo e coleta de fezes, assinale a ERRADA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081328 Biomedicina - Análises Clínicas
A opção composta apenas por parasitas que podem ser encontrados no sangue periférico e que podem ser pesquisados pelas distensões espessa e delgada do sangue periférico devidamente coradas é
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079607 Biomedicina - Análises Clínicas

A identificação de hemoparasitas em preparação distendida do tecido sanguíneo devidamente corada nem sempre é uma tarefa fácil. A presença de algumas estruturas características, quando presentes, pode ajudar nessa árdua tarefa de identificação. Dos hemoparasitas abaixo indique aquele que pode apresentar granulações de Schüffner, que são numerosos grânulos pequenos de coloração rosa e estão presentes no interior dos eritrócitos.

Alternativas
Q3075523 Biomedicina - Análises Clínicas
Um paciente apresenta sintomas sugestivos de parasitose intestinal, como diarreia, cólicas abdominais e perda de peso. O médico solicita um exame parasitológico de fezes para confirmar o diagnóstico. Qual das alternativas abaixo descreve a metodologia diagnóstica mais adequada para a identificação de ovos de helmintos nessa amostra?
Alternativas
Q3075521 Biomedicina - Análises Clínicas
O parasita Entamoeba histolytica é responsável pela amebíase, uma doença que pode causar diarreia, abscessos hepáticos e até mesmo a morte. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma característica desse parasita?
Alternativas
Q3071729 Biomedicina - Análises Clínicas
Das opções abaixo identifique o teste de escolha para pesquisa de hemoparasitas. 
Alternativas
Q3071721 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação ao teste de avidez dos anticorpos IgG é correto afirmar que:
Alternativas
Q3069546 Biomedicina - Análises Clínicas
A parasitologia é a área da biologia que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e as relações entre eles. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo de doença parasitária à sua respectiva descrição

Coluna 1
1. Amebíase. 2. Doença de Chagas. 3. Malária. 4. Esquistossomose. 5. Giardíase.
Coluna 2
( ) Infecção parasitária do cólon causada pela Entamoeba histolytica. É comum em áreas tropicais com más condições de saneamento. A doença é disseminada pelo consumo de alimentos crus, assim como frutas, que podem ter sido lavadas com água contaminada.
( ) Doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido ao homem pelo inseto triatomíneo (barbeiro).
( ) Doença causada pelo Plasmodium, transmitido pela picada de mosquitos infectados. A gravidade da doença muda conforme a espécie de Plasmodium.
( ) Ocorre quando a água doce é contaminada por animais infectados e fezes ou urina de humanos contaminados. O parasita invade a pele humana e atinge a corrente sanguínea, migrando para o fígado, intestino e outros órgãos.
( ) Infecção intestinal é o sintoma principal dessa doença, que ocorre por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada, ou por contato pessoal. Ocorre principalmente em locais com más condições de saneamento e água contaminada. Tem como causa um protozoário microscópico parasitário flagelado que acomete mamíferos, inclusive seres humanos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3069543 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa abaixo que NÃO representa uma característica dos vírus.
Alternativas
Q3068002 Biomedicina - Análises Clínicas
Quanto doença conhecida como Ascaridíase, uma infecção parasitária causada pelo nematoide Ascaris lumbricoide, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3056277 Biomedicina - Análises Clínicas
INSTRUÇÃO: Leia o texto e observe as imagens a seguir para responder a esta questão.

As parasitoses intestinais são infecções causadas por “vermes”, protozoários e/ou helmintos, que atingem o intestino delgado ou grosso. São consideradas como um problema de saúde pública porque está diretamente relacionada com a falta de saneamento básico e maus hábitos de higiene.
Os principais sintomas associados às parasitoses intestinais são a diarreia, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, anemia, perda de apetite, excesso de produção de gases e anorexia. Sua contaminação se dá pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados.
Fonte: Parasitoses intestinais. EUROFARMA. Disponível em: https://eurofarma.com.br/artigos/parasitoses-intestinais. Acesso em: 18 ago. 2024. Adaptado.

Algumas formas parasitárias mais comuns encontradas nos exames de fezes estão representadas nas imagens a seguir:

Captura_de tela 2024-11-01 095329.png (718×175)
Fonte: Formas parasitárias. Disponível em: https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR. Acesso em: 18 ago. 2024.

Considerando as informações do texto e as imagens propostas no enunciado, dois pacientes hipotéticos A e B, adultos, receberam os seguintes diagnósticos: Paciente A: enterobiose e amebíase. Paciente B: arcaridíase. Ambos receberam para tratamento prescrição médica individual de Nitazoxanida 500 mg, um (01) comprimido a cada 12 horas, em 3 dias consecutivos.
À luz dos dados expressos no enunciado da questão, afirma-se que:

I- A infecção parasitária mista apresentada pelo paciente A está representada nas imagens 01 e 04.
II- A infecção parasitária apresentada pelo paciente B está representada na imagem 01.
III- A infecção parasitária mista apresentada pelo paciente A está representada nas imagens 03 e 04.
IV- A infecção parasitária apresentada pelo paciente B está representada na imagem 02.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3053815 Biomedicina - Análises Clínicas
Na parasitologia clínica, a observação de ovos e cistos é extremamente importante para o diagnóstico de doenças parasitárias que acometem indivíduos de diferentes localidades do mundo.
Analise as características a seguir: São ovos originalmente brancos, adquirindo a cor acastanhada ao entrarem em contato com as fezes do hospedeiro. São grandes, ovais e com uma cápsula externa espessa, devido a presença da membrana mamilonada. A essa membrana segue-se uma membrana média formada de quitina e proteína, além de outra membrana mais interna, delgada e impermeável à água, formada por proteína e lipídeos. Internamente, no ovo, localiza-se uma massa composta por células germinativas.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome do parasita associado às características dos ovos descritos no texto.
Alternativas
Q3050337 Biomedicina - Análises Clínicas
As informações a seguir são a respeito de uma parasitose humana:

• No hemograma, a presença de anemia e eosinofilia, associado a um quadro gastrointestinal suspeito, é uma dica importante para o diagnóstico.
• O diagnóstico é feito através da detecção de ovos do parasita nas fezes.
• A contaminação se dá por contato direto da pele com o solo contaminado ou por ingestão da larva presente no ambiente.
• Após penetrar a pele, a larva alcança os vasos sanguíneos e viaja até os pulmões, onde permanecerá por alguns dias. Quando o paciente tosse, o parasito pode ser lançado em direção a cavidade oral inadvertidamente deglutida.
• Se a contaminação inicial não tiver sido pela pele, mas sim por ingestão acidental da larva, essa primeira parte do ciclo não existe, indo o parasito diretamente para o trato gastrointestinal.
• O paciente pode apresentar náuseas, vômitos, diarreia, cansaço, aumento de gases e dor abdominal.

A alternativa correspondente às informações apresentadas é:
Alternativas
Q2940003 Biomedicina - Análises Clínicas
O fundamento do método de Baermann-Moraes consiste em:
Alternativas
Q2898455 Biomedicina - Análises Clínicas

Os cistos de Entamoeba coli podem ser diferenciados dos cistos de Entamoeba histolytica pela seguinte característica :

Alternativas
Q2573462 Biomedicina - Análises Clínicas

Julgue o item subsecutivo, considerando uma cultura de E. coli em que se deseja observar a produção de ácido láctico e o uso de NAD. 


Para que NAD seja utilizado pelo microrganismo, é necessário que o meio de cultura seja preparado com antioxidantes.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: C
6: A
7: E
8: C
9: D
10: A
11: B
12: A
13: A
14: C
15: E
16: C
17: A
18: A
19: C
20: E