Questões de Concurso
Sobre procedimentos gerais em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 934 questões
I Refere-se à probabilidade de não ocorrência de doença quando o resultado do teste é negativo.
II Pode ser calculado pela proporção de indivíduos não doentes entre os resultados negativos obtidos no teste em estudo.
III Refere-se à probabilidade de doença quando o resultado do teste é positivo.
São verdadeiras:
I. O Procedimento Operacional Padrão (POP) de biossegurança é um guia que fornece informações técnicas para a realização de atividades de forma segura e de qualidade. Nos laboratórios de análises clínicas, os POPs devem estar presentes em local de fácil acesso e devem ser conhecidos pelos profissionais que trabalham com os agentes biológicos.
II. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) mais comuns em laboratórios de análises clínicas são: jaleco, luvas, máscara, óculos de segurança ou protetores faciais. É fundamental que cada EPI seja usado corretamente, pois cada um tem um papel específico; além disso, é preciso avaliar os riscos de cada atividade para eleger quais EPIs devem ser usados.
III. O descarte de materiais perfurocortantes deve ser realizado em recipientes de paredes rígidas. IV. As normas de biossegurança constituem uma orientação para a proteção apenas contra contaminação por agentes biológicos nas atividades profissionais. Assim, elas devem ser bem conhecidas somente pelos profissionais que lidam diretamente com a prática do laboratório.
Quais estão corretas?
Segundo a RDC Nº 786, de 2023, o Exame de Análises Clínicas é conjunto de processos que tem o objetivo de determinar o valor ou as características de uma propriedade, também conhecidos como ensaios ou testes de análises clínicas. Os exames de análises clínicas passam por diferentes fases no seu processo.
Assinale a alternativa que condiz com o devido conceito da FASE PÓS-ANALÍTICA.
A respeito da esterilização, analise as afirmativas a seguir.
I. A utilização da fita química é garantia absoluta do processo de esterilização por autoclavação.
II. A utilização de álcool 70% não é um processo de esterilização, pois não destrói as formas esporuladas.
III. O hipoclorito de sódio é utilizado para esterilizar o material cirúrgico.
Assinale:
Com relação às medidas de segurança para prevenir e controlar acidentes no laboratório, assinale a opção correta.
Sobre o controle de qualidade no laboratório de análises clínicas, analise as afirmativas a seguir:
I- O gráfico de Levey-Jennings é importante ferramenta de controle de qualidade interno.
II- Precisão é a capacidade do método de fornecer resultados próximos entre si, quando a mesma amostra é submetida a medidas repetidas, nas mesmas condições analíticas.
III- Exatidão é a capacidade do método de produzir um resultado muito próximo ao valor real, o que é avaliado pela realização de medidas de padrões de referência.
É CORRETO o que se afirma em:
O processo que visa a destruir todas as formas de vida microbiana que possam contaminar produtos, materiais e objetos no laboratório de análises clínicas é a:
Um pesquisador está realizando uma espectrofotometria para determinar a concentração de uma solução de ácido nucleico. Ele registra uma absorbância de 0,600 em uma cubeta de 1 cm de caminho óptico para a amostra. Sabendo que o coeficiente de extinção molar do ácido nucleico é de 15.000 M-1 cm-1, qual é a concentração da solução?
Em relação aos riscos dentro do laboratório clínico, assinale a alternativa correta.
Em relação à coleta de sangue venoso, assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes afirmativas sobre controle de qualidade e análises físico-químicas em farmácia:
1. O controle de qualidade de medicamentos inclui a verificação da identidade, pureza, potência e segurança dos produtos farmacêuticos (USP, 2020).
2. Soluções normais são definidas como aquelas que contêm um equivalente-grama de soluto por litro de solução (Harris, 2010).
3. A precisão e a exatidão são parâmetros cruciais para a validação de métodos analíticos (ICH, 2005).
4. Titulometria ácido-base é um método comum para a determinação da concentração de ácidos e bases em soluções farmacêuticas (Skoog et al., 2013).
5. A análise de pH de soluções farmacêuticas é irrelevante para o controle de qualidade, pois não afeta a estabilidade do medicamento (Pavia et al., 2014).
Alternativas:
Métodos de Titulometria em Controle de Qualidade
Como as técnicas de titulação complexométrica são aplicadas no controle de qualidade de metais pesados em preparações farmacêuticas?
Tendo como referência as informações precedentes, julgue o item a seguir.
Para a obtenção dos dados descritos, foi necessário um
detector de fluorescência.