Questões de Concurso Sobre propriedades e preparo de água reagente tipo i em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 39 questões

Q2573436 Biomedicina - Análises Clínicas

Considerando o preparo de soluções para uso em laboratório, julgue o próximo item.


Osmose reversa é um processo utilizado para purificação de água pela passagem de solutos através de uma membrana.

Alternativas
Q2573434 Biomedicina - Análises Clínicas

Considerando o preparo de soluções para uso em laboratório, julgue o próximo item.


Para preparar 1 L de uma solução de etanol 70% (v/v) em água a partir de etanol 96% (v/v) em água, o volume de etanol 96% necessário é superior a 729 mL. 

Alternativas
Q2378791 Biomedicina - Análises Clínicas
Os exames bioquímicos são responsáveis por determinar a presença e a quantidade de substâncias orgânicas e inorgânicas na parte líquida do sangue. Eles dizem respeito à investigação do funcionamento dos processos metabólicos do organismo.

Com relação à realização do exame de bioquímica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


(   ) Para a dosagem de bilirrubina, o sangue deve ser colhido em tubo âmbar que impeça a passagem de luz.
(   ) A lipemia é o aumento da turbidez no soro ou plasma, que adquirem aparência leitosa e interfere em todas as dosagens feitas por meio da fotometria; quando a lipemia está muito acentuada, pode ser impossível realizar a dosagem bioquímica na amostra.
(   ) O exame de glicemia pós-prandial é coletado duas horas após a ingestão de dextrosol em tubo contendo anticoagulante fluoreto.
(   ) A água tipo II é usada no setor de bioquímica para realização de exames.
(   ) Os exames de TGO e TGP avaliam a função renal do paciente.


Assinale a sequência correta
Alternativas
Q2341581 Biomedicina - Análises Clínicas
No doseamento analítico de uma solução de água oxigenada, são utilizadas soluções padronizadas de permanganato de potássio (KMnO4). A quantidade aproximada em gramas que deve ser pesada para o preparo de 500 mL de solução de KMnO4 0,2 M é equivalente a:
Massa molecular do KMnO4 = 158,03 g/mol
Alternativas
Q2321603 Biomedicina - Análises Clínicas
A água reagente tipo I tem uma condutividade elétrica mais elevada em comparação com a água potável.
Alternativas
Q2283906 Biomedicina - Análises Clínicas

Há cinco recipientes contendo soluções aquosas de cloreto de sódio:


Imagem associada para resolução da questão


É CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2283891 Biomedicina - Análises Clínicas
Considere as seguintes afirmativas sobre os processos de purificação da água, utilizados nos laboratórios:

I. A filtração é o processo de separação de partículas contaminantes, presentes na água, por meio da utilização de um material poroso. 
II. A destilação é o processo para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido, nas quais os componentes têm pontos de ebulição diferentes.
III. A deionização é uma técnica em que se utilizam colunas com resinas carregadas eletricamente, que permitem a troca seletiva de íons por compostos inorgânicos dissolvidos na água.
IV.A osmose reversa é o processo de passagem de água através de uma membrana semipermeável em um sistema de alta pressão.

Assinale a alternativa que contenha uma combinação de processos para a produção de água reagente com maior grau de pureza:
Alternativas
Q2283882 Biomedicina - Análises Clínicas
O volume de água destilada que deve ser usado para se preparar 50 mL de uma solução tampão fosfato a 50 mM, a partir de uma solução estoque a 1 molar é:
Alternativas
Q2283876 Biomedicina - Análises Clínicas
O processamento histológico de um tecido biológico consiste na difusão de reagentes químicos para o interior da amostra e na remoção do líquido tecidual. No processamento de rotina em laboratório, o material passa pelas etapas de desidratação, diafanização, impregnação e inclusão. Assinale a alternativa que contém os reagentes mais utilizados durante a etapa de diafanização:
Alternativas
Q2276962 Biomedicina - Análises Clínicas
A água da torneira contém diversas substâncias e contaminantes que podem prejudicar a precisão e a sensibilidade dos processos analíticos do laboratório clínico. Considerando que a água utilizada em laboratório deve passar por várias etapas de tratamento e purificação antes da sua aplicação na rotina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na destilação, a água é forçada sob pressão através de uma membrana semipermeável para remover os contaminantes. O processo retira entre 90 e 99% das impurezas.

( ) A destilação é um método de baixo consumo energético e hídrico, com fácil manutenção e controle preciso dos parâmetros operacionais.

( ) A osmose reversa permite a troca seletiva de íons H+ e OH– pelas impurezas ionizadas na água.

( ) Na filtração, a água passa através de filtros constituídos de material poroso, com filtros de carvão ativado, visando à retenção de partículas e absorção de cloro.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2229689 Biomedicina - Análises Clínicas
A água, por ser um reagente utilizado na maioria dos ensaios laboratoriais, deve seguir um padrão de controle de qualidade rigoroso em função da natureza química de sua molécula, cujas propriedades físicas e químicas diferem muito das de qualquer outra substância. Assim, para que o seu uso seja adequado à rotina laboratorial, a água deve passar por purificação para a eliminação de contaminantes nela dissolvidos, tornando-se água reagente. O processo de purificação que visa remover compostos orgânicos e inorgânicos, bactérias e pirogênios, dentre outros, decorrente de uma pressão externa que força o fluxo da água no sentido do meio com maior concentração de soluto para o de menor concentração é: 
Alternativas
Q2177938 Biomedicina - Análises Clínicas
Quais são os analitos dosados em bioquímica influenciados pela má qualidade da água reagente?
Alternativas
Q2082465 Biomedicina - Análises Clínicas

Os padrões de pureza de água reagente estabelecidos pelo Clinical and Laboratory Standarts Institute (CLSI) classificam atualmente como água reagente para laboratório clínico a água classificada anteriormente como tipo I e II. Esse tipo de água pode ser utilizada para diversas funções, tais como:


I →  preparação de padrões e calibradores.

II →  preparação de meios de cultura e tampões.

III →  uso em autoclaves, banhos-maria e abastecimento de equipamentos de grande porte.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Q1979740 Biomedicina - Análises Clínicas
A água é uma das principais matérias primas e solventes utilizados nos laboratórios, independente da prática empregada. Dessa forma, a água utilizada deve ser de qualidade e devidamente escolhida conforme sua necessidade. A água também pode ser de diferentes tipos. Assinale a alternativa que apresenta um destes tipos. 
Alternativas
Q1940552 Biomedicina - Análises Clínicas
São provas de Função Hepática, Renal e Cardíaca, respectivamente:
Alternativas
Q1837429 Biomedicina - Análises Clínicas
Com relação ao controle de qualidade da água utilizada em laboratórios clínicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) É possível garantir a qualidade da água graças à determinação de valores de resistividade ou de condutividade, carbono orgânico total (TOC), unidades formadoras de colônias de bactérias e do teste de endotoxina. ( ) Através do teste de condutividade é possível determinar a concentração de carbono orgânico total. ( ) O teste de Lisado de Amebócito (LAL) é um método recomendado para avaliar a presença de endotoxinas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1837420 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação à qualidade da água, a norma NIT-DICLA- 083 do INMETRO, com base nas recomendações do NCCLS (National Committee for Clinical Laboratory Standards) define os graus de pureza da água reagente em tipos I, II e III. Dentre as aplicações a seguir, assinale a opção em que o uso de água do tipo II não é permitido. 
Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Biomédico |
Q1625468 Biomedicina - Análises Clínicas
Técnica comumente utilizada nos laboratórios para produzir água purificada de consumo rotineiro; funciona através da adsorção das impurezas pelas resinas de troca iônica. Essa metodologia de purificação de água é:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Biomédico |
Q1343726 Biomedicina - Análises Clínicas

Á água de torneira não é adequada para o emprego como reagente no laboratório clínico. Ela deve ser purificada com os processos adequados para tornar-se água reagente. Esta purificação consiste na eliminação de todas as substâncias dissolvidas e suspensas na água. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Destilação é o processo de purificação da água pela mudança de seu estado físico.

( ) Na deionização, utiliza-se resinas de troca iônica que retêm as impurezas existentes na água. Esse processo elimina as substâncias não ionizadas.

( ) Nanofiltração é um processo no qual a água é forçada sob uma pressão através de uma membrana semipermeável que retém uma porcentagem das substâncias orgânicas e inorgânicas dissolvidas.

( ) Tanto a filtração quanto a ultrafiltração são processos mecânicos de retenção de partículas, incluindo micro-organismos, naturalmente dependendo do tamanho dos poros do filtro utilizado.


A sequência está correta em

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Biomédico |
Q1343711 Biomedicina - Análises Clínicas
A água é considerada um solvente universal e está presente em todos os organismos, constituindo cerca de 75% da massa corporal de um ser humano adulto. Além de sua importância nas reações biológicas, algumas de suas propriedades contribuem de maneira significativa para a manutenção da temperatura corporal e da quantidade de água nos seres vivos. Assinale, a seguir, a principal propriedade da água que auxilia na manutenção da temperatura dos organismos.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: B
5: E
6: E
7: E
8: D
9: E
10: C
11: E
12: D
13: E
14: D
15: C
16: A
17: E
18: B
19: C
20: B