Questões de Concurso Sobre protozoologia e helmintologia: morfologia, patogenia, epidemiologia e profilaxia em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 142 questões

Q3155709 Biomedicina - Análises Clínicas
“A análise do ciclo de vida dos helmintos é fundamental para o controle de parasitoses” (Roberts & Janovy, 2019). Qual helminto tem seu ciclo relacionado ao consumo de carne suína mal cozida contendo cistos larvais? 
Alternativas
Q3155693 Biomedicina - Análises Clínicas
“O ciclo de vida de parasitas humanos é essencial para compreender a epidemiologia das parasitoses” (Roberts & Janovy, 2019). No ciclo de vida do Plasmodium spp., qual é o estágio responsável pela infecção das células hepáticas no hospedeiro humano?
Alternativas
Q3087699 Biomedicina - Análises Clínicas

As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


O diagnóstico laboratorial de estrongiloidíase pode ser realizado por diferentes métodos, sendo o estágio larval identificado em amostras de fezes frescas e aspirados duodenais. É essencial uma análise criteriosa das fezes para diferenciar entre as larvas de ancilostomídeos e as de Strongyloides stercoralis, evitando possíveis erros de identificação:




(DPDx – Laboratory Identification of Parasites of Public Health Concern. Disponível em: https://www.cdc.gov/ Acesso em: agosto de 2024.)

A detecção e a identificação de parasitas dependem diretamente da qualidade da amostra fornecida ao laboratório e do Exame Parasitológico de Fezes (EPF) realizado. Com base na forma evolutiva ilustrada na imagem, assinale a afirmativa correta sobre os métodos empregados para detectar larvas em amostras fecais.
Alternativas
Q3082898 Biomedicina - Análises Clínicas

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Prancha para diagnóstico de parasitos intestinais (2ª ed). OPAS/OMS. 


Essa imagem foi registrada na microscopia óptica de um sedimento fecal obtido através da técnica de Hoffmann. Com base na morfologia da estrutura presente na imagem, trata-se de um ovo de

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081329 Biomedicina - Análises Clínicas
Para garantir a qualidade do exame parasitológico de fezes, alguns cuidados devem ser tomados na fase pré-analítica. Muito se fala em preparo e cuidados para a coleta de outros materiais biológicos como o sangue, por exemplo, mas ignoram que a coleta de fezes também requer alguns cuidados básicos cuja a não observância pode comprometer a qualidade do exame parasitológico. Isso torna0se imprescindível quando se leva em conta populações com baixa escolaridade. Dentre as afirmativas abaixo relacionadas ao preparo e coleta de fezes, assinale a ERRADA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biomédico |
Q3081328 Biomedicina - Análises Clínicas
A opção composta apenas por parasitas que podem ser encontrados no sangue periférico e que podem ser pesquisados pelas distensões espessa e delgada do sangue periférico devidamente coradas é
Alternativas
Q3075523 Biomedicina - Análises Clínicas
Um paciente apresenta sintomas sugestivos de parasitose intestinal, como diarreia, cólicas abdominais e perda de peso. O médico solicita um exame parasitológico de fezes para confirmar o diagnóstico. Qual das alternativas abaixo descreve a metodologia diagnóstica mais adequada para a identificação de ovos de helmintos nessa amostra?
Alternativas
Q3075521 Biomedicina - Análises Clínicas
O parasita Entamoeba histolytica é responsável pela amebíase, uma doença que pode causar diarreia, abscessos hepáticos e até mesmo a morte. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma característica desse parasita?
Alternativas
Q3071729 Biomedicina - Análises Clínicas
Das opções abaixo identifique o teste de escolha para pesquisa de hemoparasitas. 
Alternativas
Q3069546 Biomedicina - Análises Clínicas
A parasitologia é a área da biologia que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e as relações entre eles. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo de doença parasitária à sua respectiva descrição

Coluna 1
1. Amebíase. 2. Doença de Chagas. 3. Malária. 4. Esquistossomose. 5. Giardíase.
Coluna 2
( ) Infecção parasitária do cólon causada pela Entamoeba histolytica. É comum em áreas tropicais com más condições de saneamento. A doença é disseminada pelo consumo de alimentos crus, assim como frutas, que podem ter sido lavadas com água contaminada.
( ) Doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido ao homem pelo inseto triatomíneo (barbeiro).
( ) Doença causada pelo Plasmodium, transmitido pela picada de mosquitos infectados. A gravidade da doença muda conforme a espécie de Plasmodium.
( ) Ocorre quando a água doce é contaminada por animais infectados e fezes ou urina de humanos contaminados. O parasita invade a pele humana e atinge a corrente sanguínea, migrando para o fígado, intestino e outros órgãos.
( ) Infecção intestinal é o sintoma principal dessa doença, que ocorre por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada, ou por contato pessoal. Ocorre principalmente em locais com más condições de saneamento e água contaminada. Tem como causa um protozoário microscópico parasitário flagelado que acomete mamíferos, inclusive seres humanos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3068002 Biomedicina - Análises Clínicas
Quanto doença conhecida como Ascaridíase, uma infecção parasitária causada pelo nematoide Ascaris lumbricoide, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3053815 Biomedicina - Análises Clínicas
Na parasitologia clínica, a observação de ovos e cistos é extremamente importante para o diagnóstico de doenças parasitárias que acometem indivíduos de diferentes localidades do mundo.
Analise as características a seguir: São ovos originalmente brancos, adquirindo a cor acastanhada ao entrarem em contato com as fezes do hospedeiro. São grandes, ovais e com uma cápsula externa espessa, devido a presença da membrana mamilonada. A essa membrana segue-se uma membrana média formada de quitina e proteína, além de outra membrana mais interna, delgada e impermeável à água, formada por proteína e lipídeos. Internamente, no ovo, localiza-se uma massa composta por células germinativas.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome do parasita associado às características dos ovos descritos no texto.
Alternativas
Q2927542 Biomedicina - Análises Clínicas

Que microorganismo é o agente etiológico da doença de chagas?

Alternativas
Q2927532 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale a alternativa que corresponde às características do ovo de Ascaris lumbricoides

Alternativas
Q2572361 Biomedicina - Análises Clínicas

A partir das imagens de três diagnósticos parasitológicos dados a seguir, responda à questão.






Sobre o Exame Parasitológico de Fezes (EPF) dos parasitos humanos ilustrados nas imagens 1, 2 e 3, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2510055 Biomedicina - Análises Clínicas

Hospedeiro é o nome dado a um organismo, independentemente de seu grupo, que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si. Sobre os tipos de hospedeiros, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2493585 Biomedicina - Análises Clínicas
Sem dúvida, o procedimento mais comum realizado na área de parasitologia é o exame de amostra de fezes em busca de ovos e parasitos, abreviado como EPF. Existem duas etapas gerais associadas a esse procedimento de rotina parasitológica: o exame macroscópico e o microscópico da amostra fecal. A respeito da coleta e do transporte das amostras fecais para exame parasitológico, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Como os parasitos são frequentemente eliminados de forma intermitente (primeiro eles alcançam o conteúdo intestinal e posteriormente são excretados nas fezes), eles podem não aparecer diariamente na amostra fecal. Portanto, recomenda-se a coleta de amostras fecais múltiplas para uma detecção mais segura.
( ) Certos medicamentos e substâncias podem interferir na detecção de parasitos. Amostras fecais de pacientes cujas terapias incluem bário, bismuto ou óleo mineral devem ser coletadas antes do tratamento ou pelo menos 5 a 7 dias após o fim dele.
Alternativas
Q2493576 Biomedicina - Análises Clínicas
Os hemoflagelados (parasitos sanguíneos) são transmissíveis através das picadas de insetos hematófagos e são encontrados no sistema circulatório do hospedeiro picado. É uma espécie de hemoflagelado:
Alternativas
Q2479323 Biomedicina - Análises Clínicas
A leishmaniose em suas diferentes formas clínicas tem distribuição geográfica em diferentes países. O agente etiológico da forma visceral dessa infecção no Brasil é transmitido pelo flebotomíneo do gênero:
Alternativas
Q2479314 Biomedicina - Análises Clínicas
As condições de saneamento básico de uma localidade é um fator analítico para o estabelecimento de doenças parasitárias intestinais. Dentre os parasitas que se alojam no trato gastrointestinal, destacam-se os nematóideos e os cestóideos que são representados, respectivamente, por:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: C
6: A
7: C
8: D
9: A
10: A
11: C
12: C
13: C
14: D
15: B
16: A
17: B
18: A
19: B
20: D