Questões de Concurso
Sobre protozoologia e helmintologia: morfologia, patogenia, epidemiologia e profilaxia em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 138 questões
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.
O diagnóstico laboratorial de estrongiloidíase pode ser realizado por diferentes métodos, sendo o estágio larval identificado em amostras de fezes frescas e aspirados duodenais. É essencial uma análise criteriosa das fezes para diferenciar entre as larvas de ancilostomídeos e as de Strongyloides stercoralis, evitando possíveis erros de identificação:
(DPDx – Laboratory Identification of Parasites of Public Health Concern. Disponível em: https://www.cdc.gov/ Acesso em: agosto de 2024.)
Observe a imagem a seguir.
Prancha para diagnóstico de parasitos intestinais (2ª ed). OPAS/OMS.
Essa imagem foi registrada na microscopia óptica de um sedimento fecal obtido através da técnica de Hoffmann. Com base na morfologia da estrutura presente na imagem, trata-se de um ovo de
Coluna 1
1. Amebíase. 2. Doença de Chagas. 3. Malária. 4. Esquistossomose. 5. Giardíase.
Coluna 2
( ) Infecção parasitária do cólon causada pela Entamoeba histolytica. É comum em áreas tropicais com más condições de saneamento. A doença é disseminada pelo consumo de alimentos crus, assim como frutas, que podem ter sido lavadas com água contaminada.
( ) Doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido ao homem pelo inseto triatomíneo (barbeiro).
( ) Doença causada pelo Plasmodium, transmitido pela picada de mosquitos infectados. A gravidade da doença muda conforme a espécie de Plasmodium.
( ) Ocorre quando a água doce é contaminada por animais infectados e fezes ou urina de humanos contaminados. O parasita invade a pele humana e atinge a corrente sanguínea, migrando para o fígado, intestino e outros órgãos.
( ) Infecção intestinal é o sintoma principal dessa doença, que ocorre por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada, ou por contato pessoal. Ocorre principalmente em locais com más condições de saneamento e água contaminada. Tem como causa um protozoário microscópico parasitário flagelado que acomete mamíferos, inclusive seres humanos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as características a seguir: São ovos originalmente brancos, adquirindo a cor acastanhada ao entrarem em contato com as fezes do hospedeiro. São grandes, ovais e com uma cápsula externa espessa, devido a presença da membrana mamilonada. A essa membrana segue-se uma membrana média formada de quitina e proteína, além de outra membrana mais interna, delgada e impermeável à água, formada por proteína e lipídeos. Internamente, no ovo, localiza-se uma massa composta por células germinativas.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome do parasita associado às características dos ovos descritos no texto.
A partir das imagens de três diagnósticos parasitológicos dados a seguir, responda à questão.
Hospedeiro é o nome dado a um organismo, independentemente de seu grupo, que abriga
outro em seu interior ou o carrega sobre si. Sobre os tipos de hospedeiros, assinale a
alternativa correta.
( ) Como os parasitos são frequentemente eliminados de forma intermitente (primeiro eles alcançam o conteúdo intestinal e posteriormente são excretados nas fezes), eles podem não aparecer diariamente na amostra fecal. Portanto, recomenda-se a coleta de amostras fecais múltiplas para uma detecção mais segura.
( ) Certos medicamentos e substâncias podem interferir na detecção de parasitos. Amostras fecais de pacientes cujas terapias incluem bário, bismuto ou óleo mineral devem ser coletadas antes do tratamento ou pelo menos 5 a 7 dias após o fim dele.
A respeito de aspectos diversos pertinentes a parasitologia e de métodos empregados em exames parasitológicos, julgue o item que se segue.
A maioria das infecções por giárdia é adquirida a partir da
ingestão de cistos presentes na água, nos alimentos ou em
ambiente contaminado com fezes.
O verme Shistosoma mansoni, causador de uma doença popularmente conhecida como “barriga d’agua”, possui ovos morfologicamente caracterizados por
Analise as assertivas em relação ao diagnóstico laboratorial de parasitoses como Verdadeira (V) ou Falsa (F) e marque a alternativa que apresente a sequência correta:
(...) Para Leishmaniose Tegumentar Americana a demonstração do parasito pode ser feita do material obtido da lesão existente por meio de exame direto de esfregaços corados.
(...) O diagnóstico laboratorial de Malária baseia-se na visualização pela demonstração dos ovos do parasito nas fezes.
(...) Os métodos de diagnóstico laboratorial apresentam diferentes resultados se aplicados na fase aguda ou crônica da doença de Chagas.
(...) O diagnóstico específico da Tricuríase é geralmente realizado por meio de microscopia ótica, pelo método da gota espessa ou pelo esfregaço sanguíneo.
(...) Na maioria dos laboratórios de análise clínicas, mesmo aqueles de hospitais ou de clínicas, ainda não é possível fazer a diferenciação entre E. histolytica e E. dispar, pois na sua maioria são utilizados métodos de exames para detecção de cistos e trofozoítos e não podem ser diferenciados pela morfologia.