Questões de Concurso Comentadas sobre protozoologia e helmintologia: morfologia, patogenia, epidemiologia e profilaxia em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 28 questões

Q2493585 Biomedicina - Análises Clínicas
Sem dúvida, o procedimento mais comum realizado na área de parasitologia é o exame de amostra de fezes em busca de ovos e parasitos, abreviado como EPF. Existem duas etapas gerais associadas a esse procedimento de rotina parasitológica: o exame macroscópico e o microscópico da amostra fecal. A respeito da coleta e do transporte das amostras fecais para exame parasitológico, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Como os parasitos são frequentemente eliminados de forma intermitente (primeiro eles alcançam o conteúdo intestinal e posteriormente são excretados nas fezes), eles podem não aparecer diariamente na amostra fecal. Portanto, recomenda-se a coleta de amostras fecais múltiplas para uma detecção mais segura.
( ) Certos medicamentos e substâncias podem interferir na detecção de parasitos. Amostras fecais de pacientes cujas terapias incluem bário, bismuto ou óleo mineral devem ser coletadas antes do tratamento ou pelo menos 5 a 7 dias após o fim dele.
Alternativas
Q2493576 Biomedicina - Análises Clínicas
Os hemoflagelados (parasitos sanguíneos) são transmissíveis através das picadas de insetos hematófagos e são encontrados no sistema circulatório do hospedeiro picado. É uma espécie de hemoflagelado:
Alternativas
Q2461563 Biomedicina - Análises Clínicas

A respeito de aspectos diversos pertinentes a parasitologia e de métodos empregados em exames parasitológicos, julgue o item que se segue.


A maioria das infecções por giárdia é adquirida a partir da ingestão de cistos presentes na água, nos alimentos ou em ambiente contaminado com fezes.  

Alternativas
Q2222684 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia o caso a seguir.
Paciente de 38 anos, sexo masculino, que passou 5 dias viajando em área silvestre da região Norte brasileira, procura atendimento por quadro de febre precedida de calafrios, sudorese profusa, fraqueza, cansaço, mialgia e cefaleia, que ocorrem em padrões cíclicos, baço e fígado aumentados e dolorosos à palpação, que iniciaram 5 dias após retorno de viagem. Ao realizar hematoscopia de sangue periférico, foi detectada trombocitopenia, anemia, atipias linfocitárias, presença de um pigmento granuloso pardo-amarelado nos leucócitos, além de granulações de Schuffnner e parasitas em formato de anéis ameboides no interior de algumas hemácias.

Com base na história clínica, a principal hipótese diagnóstica, nesse momento, é
Alternativas
Q2222680 Biomedicina - Análises Clínicas
Um dos graves problemas de saúde pública no Brasil é a incidência de parasitoses intestinais ou enteroparasitoses, decorrentes de protozoários e/ou helmintos. Nesse tipo de infecção são observadas alterações no hemograma quanto ao número de
Alternativas
Q2207241 Biomedicina - Análises Clínicas
A parasitologia clínica consiste no aprendizado de técnicas mais utilizadas no diagnóstico das principais parasitoses intestinais e sanguíneas. Essas técnicas podem ser baseadas no exame a fresco, ou na sedimentação, flutuação ou concentração de formas parasitárias. São exemplos de sedimentação espontânea, centrífugo-flutuação e concentração por peneiramento, respectivamente, as técnicas de
Alternativas
Q2179511 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico de Schistosoma mansoni pode ser feito por meio de diversos métodos, tanto diretos quanto indiretos. Os métodos diretos detectam formas do parasito ou partes deste. Com relação à temática, o método coproscópico baseia-se na identificação
Alternativas
Q2070983 Biomedicina - Análises Clínicas
Alguns parasitas apresentam intermitência na eliminação das formas parasitárias, como por exemplo a Giardia lamblia, por isso na coleta de amostra de fezes é recomendado:
Alternativas
Q2025269 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação à amebíase, julgue os itens seguintes.
I A amebíase é mais comum em regiões onde as condições de saneamento básico são precárias, uma vez que a forma de contaminação se dá pela ingestão de seus cistos. II Não existe tratamento para a amebíase; por isso, tal doença leva a óbito os pacientes por ela acometidos. III Após a ingestão, no sistema digestório, as amebas dão origem a trofozoítos; estes invadem o intestino grosso, alimentando-se de detritos e bactérias ali presentes e causando sintomas brandos ou mais intensos. IV Medidas relacionadas a saneamento básico, como a implantação de sistemas de tratamento de água e esgoto, devem ser levadas em consideração para se reduzir a amebíase ou, em longo prazo, erradicar essa doença.
Estão certos apenas os itens  
Alternativas
Q1953143 Biomedicina - Análises Clínicas
A malária é uma doença infecciosa causada por protozoário do gênero Plasmodium. O diagnóstico laboratorial é feito através de pesquisa do parasita no sangue utilizando o método: 
Alternativas
Q1950649 Biomedicina - Análises Clínicas
No mundo todo, a ascaridíase é a mais frequente das helmintoses. Atinge 30% da população mundial e de 70 a 90% das crianças entre um e dez anos. O diagnóstico da ascaridíase é feito por:
Alternativas
Q1945407 Biomedicina - Análises Clínicas
O parasita intestinal causador da amebíase é o(a):
Alternativas
Q1616882 Biomedicina - Análises Clínicas

Leia as afirmativas a seguir:


I. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde tem representação no Conselho Nacional de Saúde.

II. A ancilostomíase pode causar perturbações intestinais que se manifestam por cólicas, náuseas e hemorragias, por exemplo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1374049 Biomedicina - Análises Clínicas
O mecanismo de transmissão de maior importância epidemiológica para a doença de Chagas é sem dúvida a transmissão pelo vetor, os triatomíneos. O segundo mecanismo de importância epidemiológica que tem sido foco de ações em bancos de sangue é
Alternativas
Q1374030 Biomedicina - Análises Clínicas
A toxoplamose é uma zoonose causada por
Alternativas
Ano: 2014 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: UFMS Prova: INSTITUTO AOCP - 2014 - UFMS - Biólogo |
Q1330370 Biomedicina - Análises Clínicas
Doenças parasitárias de veiculação hídrica são problemáticas para a saúde pública e gestores de saúde, pois são capazes de provocar surtos. Assinale a alternativa que apresenta doenças parasitárias que podem ser contraídas pela ingestão de água contaminada.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: UFMS Prova: INSTITUTO AOCP - 2014 - UFMS - Biólogo |
Q1330362 Biomedicina - Análises Clínicas
As parasitoses intestinais são muito frequentes na infância. São consideradas problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países chamados subdesenvolvidos, onde são mais frequentes. Dentre as opções a seguir, todas são eficazes na profilaxia destas doenças, EXCETO
Alternativas
Q1290294 Biomedicina - Análises Clínicas
A esquistossomose é uma doença causada por platelmintes do gênero Schistossoma. Essa doença é também conhecida como:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: INAZ do Pará Órgão: Prefeitura de Curralinhos - PI
Q1234755 Biomedicina - Análises Clínicas
A transmissão da doença causada pelas fezes do parasita expelida pelo inseto durante a picada se dá por qual protozoário?
Alternativas
Ano: 2015 Banca: COTEC Órgão: Prefeitura de Serro - MG
Q1211074 Biomedicina - Análises Clínicas
Hemoparasitas são os parasitas que vivem no sangue. Todos os parasitas abaixo são hemoparasitas, EXCETO 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: C
6: D
7: B
8: A
9: C
10: B
11: A
12: B
13: A
14: B
15: A
16: E
17: A
18: C
19: D
20: A