Questões de Biomedicina - Análises Clínicas para Concurso

Foram encontradas 6.153 questões

Q2533420 Biomedicina - Análises Clínicas
O equilíbrio hidroeletrolítico é fundamental para a homesotase corporal humana. Em relação ao desequilíbrio eletrolítico sabe-se que a hipermagnesemia caracteriza-se pela concentração plasmática de magnésio > 2,6 mg/dL (> 1,05 mmol/L). Os principais sinais e sintomas desta condição clínica incluem hiporreflexia, hipotensão, depressão respiratória e parada cardíaca. Assinale a afirmativa que apresenta as doenças mais relacionadas com o processo de hipermagnesemia: 
Alternativas
Q2533419 Biomedicina - Análises Clínicas
O reconhecimento do que se designa por doenças genéticas raras como um problema de saúde global vem ganhando espaço de discussão, cada vez maior, no Brasil e no mundo. Qual é a síndrome genética resultante da perda do imprinting gênico expresso no cromossomo paterno 15q11-q13, sendo caracterizada por alterações endocrinológicas, como deficiência de hormônio de crescimento, obesidade, insuficiência adrenal central, hipotireoidismo, hipogonadismo, além de alterações comportamentais e déficit intelectual? 
Alternativas
Q2533418 Biomedicina - Análises Clínicas
A hipercolesterolemia familiar (HF) é uma causa genética comum de doença coronariana prematura, especialmente de infarto do miocárdio. A respeito das características desta dislipidemia assinale a afirmativa correta:
Alternativas
Q2533417 Biomedicina - Análises Clínicas
O hormônio do crescimento (GH) é um hormônio peptídico, de 191 resíduos de aminoácidos, com meia-vida relativamente curta. Atua nos tecidos alvo por meio de receptores com atividade tirosina quinase não-intrínseca, regulando metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, promovendo crescimento do sistema ósseo, renovação celular etc. Diferentes fatores participam da regulação da secreção de GH pelas células somatotróficas hipofisárias. Dos fatores apresentados a seguir, qual exerce potente ação inibitória na secreção de GH? 
Alternativas
Q2533416 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame microscópico das fezes permite visualizar os estágios de diagnósticos dos protozoários (cistos, trofozoítos, oocistos e esporos) e dos helmintos (ovos, larvas e vermes pequenos). Qual método parasitológico se fundamenta na centrífugo-sedimentação de cistos, oocistos, ovos e larvas em sistema formalina-éter ou formalina- -acetato de etila, sendo indicado para a concentração de cistos e oocistos de protozoários?
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: A
5: D