Questões de Biomedicina - Análises Clínicas - Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos para Concurso

Foram encontradas 32 questões

Q3059266 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa correta considerando o teste de sensibilidade a antimicrobianos pelo método de disco-difusão em ágar.
Alternativas
Q2427886 Biomedicina - Análises Clínicas

Os antimicrobianos são utilizados no tratamento de diversas doenças Infecciosas causadas por bactérias. O surgimento dessa classe de fármacos revolucionou a medicina, uma vez que alguns patógenos eram altamente letais. Sobre o teste de prensibilidade aos antimicrobianos (antibiograma), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: CETAP Órgão: HOL Prova: CETAP - 2023 - HOL - Biomédico |
Q2427063 Biomedicina - Análises Clínicas

Sobre centrífugas, leitores de ELISA e termocicladores, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Q2210753 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste de sensibilidade a antimicrobianos (TSA), o antibiograma, determina a sensibilidade das bactérias aos antibióticos. Com relação ao tema, marque a opção INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Biomédico |
Q2190433 Biomedicina - Análises Clínicas
A imunidade adaptativa tem a importante função de defesa do hospedeiro contra infecções microbianas, mas as respostas imunes também são capazes de causar lesão tecidual e doença. Os distúrbios causados pelas respostas imunes são chamados doenças de hipersensibilidade. As doenças de hipersensibilidade são, geralmente, classificadas de acordo com o tipo de resposta imune e o mecanismo efetor responsável pela lesão celular e tecidual. Sobre a temática, analise as afirmativas.
I. Hipersensibilidade imediata (tipo I). É causada por anticorpos IgE específicos para antígenos ambientais e é o tipo mais prevalente de doença de hipersensibilidade. As doenças de hipersensibilidade imediata, agrupadas como alergia ou atopia, são normalmente causadas pela ativação de células Th2 produtoras de interleucina-4 (IL-4), IL-5 e IL-13, e pela produção de anticorpos IgE que ativam mastócitos e eosinófilos e induzem inflamação.
II. Hipersensibilidade imediata (tipo I). É causada por anticorpos IgG e IgM específicos para antígenos ambientais e é o tipo mais prevalente de doença de hipersensibilidade. As doenças de hipersensibilidade imediata, agrupadas como alergia ou atopia, são normalmente causadas pela ativação de células Th2 produtoras de interleucina-4 (IL-4), IL-5 e IL-13, e pela produção de anticorpos IgG e IgM que ativam mastócitos e eosinófilos e induzem inflamação.
III. Hipersensibilidade mediada por anticorpos (tipo II). Anticorpos IgG e IgM específicos para antígenos da superfície celular ou da matriz extracelular podem causar lesão tecidual ativando o sistema complemento, recrutando células inflamatórias e interferindo nas funções celulares normais.
IV. Hipersensibilidade mediada por anticorpos (tipo II). Anticorpos IgE específicos para antígenos da superfície celular ou da matriz extracelular podem causar lesão tecidual ativando o sistema complemento, recrutando células inflamatórias e interferindo nas funções celulares normais.

Estão corretas as afirmativas.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: C