Questões de Concurso Sobre teste de sensibilidade aos antimicrobianos em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 32 questões

Q3059266 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa correta considerando o teste de sensibilidade a antimicrobianos pelo método de disco-difusão em ágar.
Alternativas
Q2427886 Biomedicina - Análises Clínicas

Os antimicrobianos são utilizados no tratamento de diversas doenças Infecciosas causadas por bactérias. O surgimento dessa classe de fármacos revolucionou a medicina, uma vez que alguns patógenos eram altamente letais. Sobre o teste de prensibilidade aos antimicrobianos (antibiograma), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: CETAP Órgão: HOL Prova: CETAP - 2023 - HOL - Biomédico |
Q2427063 Biomedicina - Análises Clínicas

Sobre centrífugas, leitores de ELISA e termocicladores, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Q2210753 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste de sensibilidade a antimicrobianos (TSA), o antibiograma, determina a sensibilidade das bactérias aos antibióticos. Com relação ao tema, marque a opção INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Biomédico |
Q2190433 Biomedicina - Análises Clínicas
A imunidade adaptativa tem a importante função de defesa do hospedeiro contra infecções microbianas, mas as respostas imunes também são capazes de causar lesão tecidual e doença. Os distúrbios causados pelas respostas imunes são chamados doenças de hipersensibilidade. As doenças de hipersensibilidade são, geralmente, classificadas de acordo com o tipo de resposta imune e o mecanismo efetor responsável pela lesão celular e tecidual. Sobre a temática, analise as afirmativas.
I. Hipersensibilidade imediata (tipo I). É causada por anticorpos IgE específicos para antígenos ambientais e é o tipo mais prevalente de doença de hipersensibilidade. As doenças de hipersensibilidade imediata, agrupadas como alergia ou atopia, são normalmente causadas pela ativação de células Th2 produtoras de interleucina-4 (IL-4), IL-5 e IL-13, e pela produção de anticorpos IgE que ativam mastócitos e eosinófilos e induzem inflamação.
II. Hipersensibilidade imediata (tipo I). É causada por anticorpos IgG e IgM específicos para antígenos ambientais e é o tipo mais prevalente de doença de hipersensibilidade. As doenças de hipersensibilidade imediata, agrupadas como alergia ou atopia, são normalmente causadas pela ativação de células Th2 produtoras de interleucina-4 (IL-4), IL-5 e IL-13, e pela produção de anticorpos IgG e IgM que ativam mastócitos e eosinófilos e induzem inflamação.
III. Hipersensibilidade mediada por anticorpos (tipo II). Anticorpos IgG e IgM específicos para antígenos da superfície celular ou da matriz extracelular podem causar lesão tecidual ativando o sistema complemento, recrutando células inflamatórias e interferindo nas funções celulares normais.
IV. Hipersensibilidade mediada por anticorpos (tipo II). Anticorpos IgE específicos para antígenos da superfície celular ou da matriz extracelular podem causar lesão tecidual ativando o sistema complemento, recrutando células inflamatórias e interferindo nas funções celulares normais.

Estão corretas as afirmativas.
Alternativas
Q2154689 Biomedicina - Análises Clínicas
O Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos (TSA) é um passo importante para a escolha correta do(s) antibiótico(s). Em relação ao método da difusão do disco descrito por Bauer e Kirby ele abrange as seguintes etapas, em ordem: 
Alternativas
Q2019535 Biomedicina - Análises Clínicas
Num teste de sensibilidade à bacitracina, se um halo de inibição em torno do disco de papel de filtro for observado, após um período de incubação de 18-24 horas, a 35-37ºC, provavelmente se trata de 
Alternativas
Q1793598 Biomedicina - Análises Clínicas
Antimicrobianos são substâncias químicas que inibem o crescimento ou destroem microrganismos. Podem ser produzidos através de outros microrganismos, como bactérias e fungos, ou sintetizados, total ou parcialmente. Atualmente, os antimicrobianos estão entre as drogas mais utilizadas em terapêutica, tanto em nível ambulatorial como hospitalar. O emprego indiscriminado destas drogas tem provocado o desenvolvimento de resistência bacteriana e, consequentemente, o surgimento de superinfecções por germes multirresistentes. A respeito dessa classe de medicamentos, analise as afirmações abaixo: I- Cefepime pode ser indicado como exemplo de medicamento com amplo espectro de ação, por ser resistente à ação das betalactamases, mantendo assim a atividade contra muitos microrganismos. II- Cefalexina é uma cefalosporina de 3° geração junto com ceftriaxona e cefaclor e são administrados por via intramuscular ou endovenosa e alcançam concentrações plasmáticas de 20 µg/mL(dose intramuscular de 1g). III- O imipenem está incluído no grupo dos carbapenemas. É inativado pelas peptidases nos túbulos renais, por isso é administrado juntamente com cilastatina, que é um potente inibidor de peptidases. IV- Ciprofloxacino é uma sulfonamidas que são análogos estruturais do ácido para-aminobenzóico (PABA), que é um precursor do ácido fólico. São efetivos contra muitos microrganismos gram-positivos e gram-negativos. V- A penicilina é utilizada no tratamento de infecções causadas por Streptococcus, Neisseria gonorrhoeae (não produtoras de penicilinase), Treponema pallidum, Staphylococcus aureus(não produtores de penicilinase), anaeróbios (Clostridium, Bacillus), etc. É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q1725452 Biomedicina - Análises Clínicas
Antibióticos são medicamentos de escolha para tratar de infecções de origem bacteriana. O antibiótico ideal para o tratamento de processos infecciosos deve possuir, acima de tudo, atividade contra o microrganismo causador da patologia, deverá ter uma boa penetração e difusão no local da infecção, boa tolerância, poucos efeitos adversos, dentre outras características. Atualmente, existe uma grande preocupação em relação ao seu uso, por diversas bactérias já possuírem resistência aos medicamentos rotineiramente prescritos, ademais, a antibioticoterapia oferece alguns riscos, a exemplo da nefrotoxicidade de alguns destes fármacos. Considere o caso seguir para responder o que se pede: Na técnica de macrodiluição para inibição do crescimento bacteriano por Concentração Inibitória Mínima (CIM), o Bioquímico necessita verificar o potencial inibitório da cefatolina em duas concentrações diferentes: Para a primeira, precisa testar 24mL de uma solução cefalotina a 0,05mol/L, no entanto, para o teste há apenas ampolas de 20mL com concentração igual a 0,10mol/L. Já para a segunda, necessita preparar uma solução na concentração de 0,02% p/V do fármaco. Calcule o volume em microlitros de cefalotina 0,10 mol/L que deve ser aspirado da ampola para se obter a concentração necessária e, também, calcule o valor em gramas de antibiótico necessários para preparar a segunda concentração.
Alternativas
Q1355136 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa correta em relação aos testes de avaliação da resistência aos antimicrobianos, comumente denominados antibiogramas ou TSA.
Alternativas
Q1258490 Biomedicina - Análises Clínicas
Na prova de disco-difusão em ágar, vários discos contendo antimicrobianos foram dispensados sobre a superfície de ágar, distribuído em placas de Petri, após a aplicação do inóculo bacteriano em determinada concentração. A placa foi, então, incubada por 4h e os diâmetros dos halos de inibição do crescimento bacteriano, ao redor de cada disco, foram avaliados. A cepa de bactéria foi altamente sensível, pois foi totalmente inibida, não apresentando crescimento no ágar. O teste, assim, forneceu um resultado quantitativo de concentração inibitória mínima de cada antimicrobiano. Nesta situação, verifica-se que
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SESPA-PA
Q1231192 Biomedicina - Análises Clínicas
Material recebido em laboratório para análise microbiológica por bacterioscopia, cultura e antibiograma revelou a presença de Staphylococcus sp. O material é proveniente de swab coletado de ferida cirúrgica que apresenta resposta inflamatória intensa e secreção purulenta. Como o objetivo do médico era identificar o foco infeccioso, e havia suspeita de infecção urinária, também foram solicitados EAS e urocultura.
Acerca da situação acima e de informações a ela relacionadas, julgue o item que segue.

O método mais comum para o teste de sensibilidade a agentes antimicrobianos é o método do disco, em que discos contendo os antibióticos são inoculados na cultura.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CETRO Órgão: Prefeitura de Campinas - SP
Q1223616 Biomedicina - Análises Clínicas
Diferentes métodos laboratoriais podem ser empregados para a realização de testes de sensibilidade a antimicrobianos. Entre esses ensaios, está o método de disco-difusão em ágar, o qual é baseado na presença ou ausência de um halo de inibição em torno do disco. Em relação ao método de disco-difusão em Ágar, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: IBFC Órgão: HMDCC
Q1219942 Biomedicina - Análises Clínicas
O fenômeno de aquisição de resistência bacteriana aos antibióticos pode originar-se de mutações ou de transferências de material genético. A respeito dos testes de sensibilidade antimicrobiana, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. O poder bactericida do soro do paciente é útil no monitoramento da nefrotoxicidade da vancomicina e da tetraciclina.
II. O antibiograma de difusão de disco é uma técnica quantitativa que apresenta simplicidade de execução, baixo custo e alta reprodutibilidade:
III. O teste de concentração mínima inibitória permite determinar a dosagem adequada e eficaz do antibiótico a ser administrado ao paciente, evitando, assim, o desenvolvimento da resistência microbiana. 
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: COTEC Órgão: Prefeitura de Serro - MG
Q1211286 Biomedicina - Análises Clínicas
As provas de sensibilidade a antimicrobianos são importantes pelo aumento permanente da resistência de bactérias aos diferentes antimicrobianos. Com relação ao método da fita, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FUNCERN Órgão: IF-RN
Q1202007 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste qualitativo de estabilidade ao alizarol a 72% em uma amostra do leite cru refrigerado, imediatamente após a chegada da matéria-prima à usina de beneficiamento de leite, apresentou, como resultado, a coloração violeta. 

Assinale a opção que apresenta a interpretação correta do resultado para o teste qualitativo de estabilidade ao alizarol a 72% realizado na amostra de leite. 
Alternativas
Ano: 2018 Banca: COMPERVE - UFRN Órgão: SESAP-RN
Q1188048 Biomedicina - Análises Clínicas
O antibiograma de Kirby-Bauer é uma técnica usada para descrever o perfil de susceptibilidade das bactérias isoladas no laboratório clínico. Para a realização da técnica, é feita uma suspensão bacteriana em meio líquido ou soro fisiológico a qual é semeada com um swab sobre a superfície de um meio de cultura próprio. Em seguida, é feita a distribuição dos discos de antimicrobianos sobre o semeio. Para a realização da técnica de antibiograma de Kirby-Bauer, é usado o meio de cultura de
Alternativas
Q1145692 Biomedicina - Análises Clínicas
Complete, correta e respectivamente, as lacunas da afirmação sobre antibiograma, e, a seguir, assinale a alternativa correta.
“No teste de __________, os discos impregnados com concentrações preestabelecidas de __________ a serem testados são adicionados à placa de __________. Após o período de incubação de 18 a 24 horas, o halo de inibição é medido e interpretado, de acordo com os critérios estabelecidos por documentos padronizados, em __________, intermediário ou resistente.”
Alternativas
Q1118128 Biomedicina - Análises Clínicas

O tratamento adequado de amostras biológicas enviadas ao setor de microbiologia é fundamental para a rápida identificação de bactérias com potencial patogênico e sua resistência e / ou sensibilidade a antibióticos. Por esse motivo, as amostras biológicas devem ser distribuídas em diferentes meios de cultura relacionados com o crescimento do possível micro-organismo infectante. Considerando esse assunto, observe a tabela a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Legenda: + = cresce no meio; +/– = algumas espécies do grupo podem não crescer bem no meio; – = não cresce no meio.


A partir da análise dessa tabela, assinale a alternativa CORRETA

Alternativas
Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE Prova: COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Biomédico |
Q1084432 Biomedicina - Análises Clínicas
Para determinar a sensibilidade de uma bactéria aos fármacos in vitro, utiliza-se o método de difusão em discos. O tamanho da zona de inibição de crescimento bacteriano indica o grau de sensibilidade ao fármaco. Este teste deve ser cuidadosamente padronizado para fornecer resultados confiáveis. Observando os fatores que podem influir nos resultados, analise as proposições a seguir.
1) A concentração bacteriana é diretamente proporcional à sensibilidade aparente ao fármaco. 2) O diâmetro do halo ao redor do disco está correlacionado com a concentração inibitória mínima do fármaco. 3) Os componentes do meio de cultura não interferem no diâmetro do halo de inibição. 4) O tempo de incubação das placas em teste é diretamente proporcional à possibilidade de desenvolvimento de bactérias mutantes resistentes. 5) A atividade do fármaco pode ser alterada pela temperatura da estufa.
Está(ão) correta(s), apenas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: C
6: A
7: E
8: C
9: D
10: A
11: C
12: C
13: B
14: B
15: C
16: A
17: C
18: C
19: C
20: B