Questões de Concurso Sobre virologia em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 126 questões

Q3292748 Biomedicina - Análises Clínicas
A virologia médica envolve o reconhecimento de novos vírus emergentes e o desenvolvimento de intervenções terapêuticas. Indique a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3247324 Biomedicina - Análises Clínicas
Analise as proposições sobre a microbiologia médica (bacteriologia, virologia e micologia) e seus métodos diagnósticos:

I – As técnicas de biologia molecular ampliam a precisão, porém exigem correlação clínica.
II – O uso de meios seletivos diminui a ocorrência de contaminantes, mas requer monitoramento adicional.
III – A detecção de antígenos virais pode anteceder a fase sintomática, auxiliando no controle de surtos.
IV – A análise histopatológica substitui totalmente os métodos microbiológicos em qualquer infecção.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3213262 Biomedicina - Análises Clínicas
Um laboratório recebeu amostras de um paciente com suspeita de meningite bacteriana. Qual é a técnica laboratorial mais sensível para detecção do agente etiológico? 
Alternativas
Q3213258 Biomedicina - Análises Clínicas
Um paciente foi admitido na emergência com suspeita de infecção viral grave. Para confirmação diagnóstica, qual o método laboratorial mais apropriado para detecção viral em tempo real?
Alternativas
Q3176980 Biomedicina - Análises Clínicas
A respeito das infecções virais e bacterianas no sangue, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os sintomas são similares e podem incluir febre, dor no corpo, cansaço, indisposição e falta de apetite.
( ) A gravidade da infecção depende do microrganismo e da resposta do organismo da pessoa contaminada.
( ) O diagnóstico diferencial é realizado com base em exames físicos e laboratoriais, e, em alguns casos, culturas para avaliar o crescimento dos microrganismos.
( ) O tratamento é determinado de acordo com o microrganismo identificado e pode conter o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.
( ) A gravidade da infecção depende apenas da resposta do organismo da pessoa infectada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3201822 Biomedicina - Análises Clínicas
A baciloscopia direta é uma técnica importante no diagnóstico de tuberculose pulmonar. Sobre essa técnica assinale a alternativa que melhor descreve seu objetivo e como a sensibilidade e especificidade da técnica podem ser influenciadas por diferentes fatores.
Alternativas
Q3191551 Biomedicina - Análises Clínicas
A hepatite B é uma doença infecciosa que atinge o fígado, causada pelo vírus da hepatite B (HBV). Qual é o primeiro marcador laboratorial é encontrado no curso da infecção pelo HBV?
Alternativas
Q3188699 Biomedicina - Análises Clínicas
Com a evolução das gerações dos testes sorológicos, foi possível fazer o diagnóstico da infecção pelo HIV de forma cada vez mais precoce, reduzindo a janela imunológica e melhorando o valor preditivo positivo e disponibilizando uma diversidade de opções no mercado. São testes laboratoriais utilizados para pesquisa de HIV-1/HIV2, exceto:
Alternativas
Q3188694 Biomedicina - Análises Clínicas
O Brasil já ultrapassou 1,3 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, com 363 óbitos confirmados pela doença. Diante do cenário epidemiológico, a busca por testes de dengue cresceu no país, já que é a principal forma de fazer o diagnóstico diferencial. Dentre os métodos diagnósticos disponíveis para detectar a doença, estão: testes de sorologia, antígeno NS1 e RT-PCR. Cada método possui suas características e aplicações específicas.



Imagem associada para resolução da questão




Sobre esses métodos de diagnóstico da dengue, analise as proposições a seguir e marque a alternativa correta:

I. Os testes sorológicos para detecção de anticorpos IgM e IgG são mais comumente utilizados no diagnóstico da doença, no entanto, têm limitações na identificação dos quatro sorotipos da dengue, uma vez que os anticorpos produzidos podem ser semelhantes entre os diferentes sorotipos.

II. O teste NS1 é um ensaio de um único passo, in vitro, capaz de identificar a presença do antígeno NS1 (antígeno não estrutural 1) em soro humano, plasma ou sangue total, na fase inicial da doença. Esse exame também é capaz de identificar os quatro sorotipos da dengue, apesar de não fazer a sua diferenciação.

III. A sensibilidade da RT-PCR em amostras humanas tende a declinar depois de três dias após o início da doença, portanto, a técnica só é eficaz para o diagnóstico da dengue apenas durante estágios muito recentes da doença, ou seja, no período de viremia, mas não no período de convalescência. 
Alternativas
Q3144762 Biomedicina - Análises Clínicas
Os vírus da família ___________ têm neurotropismo e tendência a se alojarem permanentemente em gânglios do sistema nervoso periférico, tendo episódios de latência e reativação ao longo da vida. A recorrência se dá com a migração do vírus, em indivíduo portador, pelo nervo sensitivo, com sensação de formigamento ou ardência, seguida de surgimento de vesículas, em geral agrupadas, sobre base eritematosa. A doença, transmitida sexualmente, pode ocorrer não só na vigência de lesões, mas também através do contato com indivíduos assintomáticos previamente infectados. A primoinfecção ocorre de 4 a 7 dias após a exposição. Em poucos dias, as vesículas se rompem, originando erosões de fundo limpo, dolorosas, que evoluem com a formação de crostas que cicatrizam, em média, de 7 a 10 dias. Na citologia de Tzanck, em amostra coletada da lesão, podem ser observadas células gigantes multinucleadas. Entretanto, não é possível diferenciar a infecção pelos variados tipos desse vírus, pois essa metodologia tem sensibilidade e especificidade _______.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3067994 Biomedicina - Análises Clínicas
Como as técnicas de diagnóstico molecular têm sido empregadas no diagnóstico da COVID-19, e quais são as principais características dessas abordagens que as tornam eficazes na detecção do vírus?
Alternativas
Q2518460 Biomedicina - Análises Clínicas
Segundo Neves (2016), o principal transmissor do vírus da Dengue no Brasil é o Aedes aegypti.
Sobre esse vetor, analise as afirmações a seguir:
I. A. aegypti é facilmente reconhecido pela cor geral marrom-escura ou preta, apresentando uma nítida faixa curva, branco-prateada de cada lado do tórax (mesonoto) e outra mais fina, reta, longitudinal, central, as quais formam a figura de uma lira.
II. Além da Dengue, este flebotomíneo pode transmitir outras arboviroses, como Chikungunya e Zika vírus.
III. A capacidade de dessecação dos ovos é o principal obstáculo para seu controle, pois permite o transporte dos ovos a grandes distâncias em ambiente seco.
IV. O repasto sanguíneo de machos e fêmeas ocorre principalmente no início da manhã (das 7h às 10h) e ao final tarde/início da noite (das 16h às 19h).
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2461533 Biomedicina - Análises Clínicas
Para trabalho em contenção dos agentes biológicos há quatro níveis de biossegurança (NB) de laboratórios. Geralmente, o NB é proporcional à classe de risco do agente; porém, certos procedimentos ou protocolos experimentais podem exigir um maior ou menor grau de contenção.

Tendo fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue, relativo aos NB.


No caso do SARS-CoV-2, testes laboratoriais de rotina em espécimes de soro ou sangue, manipulação de vírus lisados, fixados, partes não infecciosas do genoma, embalo de amostras biológicas para diagnóstico e outras atividades não propagativas (por exemplo, sequenciamento, teste de amplificação de ácidos nucleicos) requerem que o laboratório apresente estrutura equivalente ao NB3 e que as referidas atividades sejam realizadas em cabine de segurança biológica, utilizando-se as precauções padrão.

Alternativas
Q2461532 Biomedicina - Análises Clínicas
Para trabalho em contenção dos agentes biológicos há quatro níveis de biossegurança (NB) de laboratórios. Geralmente, o NB é proporcional à classe de risco do agente; porém, certos procedimentos ou protocolos experimentais podem exigir um maior ou menor grau de contenção.

Tendo fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue, relativo aos NB.


No caso do SARS-CoV-2, as atividades consideradas propagativas, como culturas virais, isolamento viral ou testes de neutralização devem ser realizadas em um laboratório de contenção com fluxo de ar direcional (pressão negativa de ar) equivalente a NB4.

Alternativas
Q2402949 Biomedicina - Análises Clínicas
O ELISA (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) é um teste sorológico imunoenzimático, cuja metodologia se baseia em reações antígeno-anticorpo detectáveis através de reações enzimáticas. Assinale a alternativa correta que trata do método ELISA indireto.
Alternativas
Q2361928 Biomedicina - Análises Clínicas
A capacidade de cultivar um vírus animal específico é restrita pela dependência de um tecido vivo que contenha células com receptores adequados e sejam suscetíveis à replicação viral após a entrada no citoplasma. No início, os únicos animais de experimentação disponíveis eram coelhos nos quais era possível obter a multiplicação viral, como ocorre com o vírus da raiva. Nesse sentido, os sistemas celulares mais utilizados para o isolamento dos vírus são: 
Alternativas
Q2361924 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante o processo de inativação, a suspensão terapêutica agrupada e semipurificada é submetida a uma ação deliberada para destruir ou tornar inofensivo qualquer vírus presente. Geralmente, isso é alcançado por meio de modificações no ambiente circundante, resultando na destruição e desnaturação irreversível da estrutura viral. Dessa maneira, o que é a inativação viral:  
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Biomédico |
Q2351317 Biomedicina - Análises Clínicas
As leveduras, como as do gênero Saccharomyces, são utilizadas em diversos setores industriais, incluindo panificação e cervejaria. No entanto, também podem estar associadas a algumas patologias em seres humanos e animais. Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes setores industriais não é mencionado no texto como uma aplicação das leveduras. 
Alternativas
Q2346770 Biomedicina - Análises Clínicas
São receptores de células humanas utilizados para a adsorção e fusão do envelope viral do HIV e sua infecção em leucócitos humanos:
Alternativas
Q2346768 Biomedicina - Análises Clínicas
O agente responsável pela Covid-19, a síndrome respiratória aguda grave (SARS), é um vírus que pertence à família Coronaviridae, denominado SARS-CoV-2. A respeito do seu processo de infecção celular responda:
Qual o nome da proteína viral e do receptor celular utilizado nesta infecção viral em tecidos humanos? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: B
5: C
6: A
7: E
8: D
9: E
10: B
11: C
12: D
13: E
14: E
15: B
16: C
17: C
18: E
19: A
20: D