Questões de Concurso Sobre coleta, transporte e armazenamento de materiais em técnicas em laboratório

Foram encontradas 65 questões

Q3152639 Técnicas em Laboratório
Com relação ao armazenamento de vacinas, analise as afirmativas a seguir, considerando os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

I. As vacinas devem ser armazenadas em câmaras frias, com temperatura monitorada entre 2 °C e 8 °C, para garantir sua estabilidade e eficácia.
II. O armazenamento de vacinas multidoses requer a proteção contra luz direta, mesmo que a embalagem primária não seja translúcida.
III. O uso de caixas térmicas para transporte de vacinas é aceitável, desde que os dispositivos de monitoramento de temperatura sejam adequados.
IV. Vacinas congeladas, como as baseadas em RNA mensageiro, podem ser armazenadas em temperaturas de -20 °C, sem necessidade de ultra -freezers.
V. Vacinas vencidas podem ser utilizadas se armazenadas adequadamente, desde que a integridade do frasco esteja preservada.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3152624 Técnicas em Laboratório
Quais práticas são recomendadas para a preservação de amostras biológicas durante o transporte para análise laboratorial?
Alternativas
Q3070907 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE contém uma decisão que a equipe deve tomar depois que um espécime para cultura é recebido no laboratório de microbiologia: 
Alternativas
Q3069691 Técnicas em Laboratório
A seguir marque a alternativa que se refere a uma técnica de preservação das amostras de microrganismos vivos em coleções biológicas.
Alternativas
Q3012546 Técnicas em Laboratório
Um bom fixador de amostra deve
Alternativas
Q3012535 Técnicas em Laboratório
A coleta do material é o primeiro passo para todas as análises efetuadas em laboratório; em seguida, temos a fixação, da qual destacamos algumas características a seguir.


1) Na microscopia eletrônica, os fixadores mais comuns são glutaraldeído e tetróxido de ósmio.
2) O tempo mínimo de fixação de uma peça varia de 04 a 12 horas, dependendo do tamanho da peça.
3) São tipos de fixação: a física (gelo) e a química (perfusão e imersão).
4) Os tipos de fixadores mais utilizados são: formaldeído, ácido pícrico, tetróxido de ósmio, acetona, álcoois etílico, metílico, aldeídos, ácido crômico e bicloreto de mercúrio.


Estão corretas:
Alternativas
Q3012364 Técnicas em Laboratório
As amostras de ácidos nucleicos obtidas em uma extração no laboratório podem ser avaliadas por diversos parâmetros, para que seja verificada a sua concentração, pureza e integridade. Para a verificação da pureza do material extraído, uma técnica bastante utilizada é a análise da Densidade Óptica (DO), em equipamento específico para esse fim. Um dos parâmetros verificados é a relação DO260/DO280. Diante do exposto, assinale a alternativa cujo resultado da relação DO260/DO280 demonstra o ácido nucleico extraído com menor presença de contaminante.
Alternativas
Q3012359 Técnicas em Laboratório
Uma suspensão de inóculo de Meloidogyne javanica foi quantificada para inoculação em plantas de canade-açúcar. O resultado obtido com a quantificação foi de 1600 ovos/ml. Qual é o volume necessário a ser depositado por planta para inoculação de 20.000 ovos por planta? 
Alternativas
Q2939856 Técnicas em Laboratório
A ordem de coleta recomendada, segundo o CLSI (Clinical and Laboratory Standard Institute), quando há necessidade de se coletar várias amostras de um mesmo paciente, durante uma mesma venopunção, é a seguinte:
Alternativas
Q2913559 Técnicas em Laboratório

Para evitar a putrefação das amostras de fezes poderemos mantê-las em baixas temperaturas ou ainda em

Alternativas
Q2764858 Técnicas em Laboratório
Assinale a afirmativa que NÃO apresenta um procedimento básico em laboratórios.
Alternativas
Q2665954 Técnicas em Laboratório

Em relação ao manuseio e transporte de amostra, analise as afirmativas a seguir:


I. Junto ao material transportado deve ser enviado uma listagem descrevendo todo o conteúdo e assinatura de responsável por conferência do remetente para o destinatário.

II. O transporte deve ser realizado por pessoal com treinamento específico, compatível com a função desempenhada e a natureza do material transportado.

III. O transportador deve ter conhecimento do material a ser transportado e respectivas ações a serem tomadas em casos de acidentes.

Alternativas
Q2590562 Técnicas em Laboratório

O transporte de plasma fresco congelado (PFC) deve ser estabelecido e validado de forma que o hemocomponente se mantenha congelado durante o trânsito. As normas brasileiras definem duas temperaturas de armazenamento de PFC, sendo essas:

Alternativas
Q2522050 Técnicas em Laboratório
Durante sua rotina no laboratório, o técnico realizava o procedimento demonstrado na figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

 Adaptado de : https://images.app.goo.gl/iDmyaSL22BcVrAuf8
Baseado no desenho do modelo, ele concluiu que precisava repetir os exames
Alternativas
Q2522040 Técnicas em Laboratório
A padronização, o monitoramento e controle dos processos de cadastro e a coleta fazem parte de procedimentos pré-analíticos que devem ser adotados a fim de evitar erros laboratoriais. Pensando numa coleta bem sucedida, o flebotomista punciona veias de sítios anatômicos específicos. Sendo assim, analise a figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Adaptado de https://www.facebook.com/medicinarevolucaoradiologica/photos/a.275201026537269/319080558815982/?type=3
Na figura, os itens I, II, III e IV representam os sítios anatômicos do braço e antebraço. Nesse caso, a veia 
Alternativas
Q2454696 Técnicas em Laboratório
Os diversos métodos de coloração para a visualização microscópica das estruturas celulares se baseiam nas propriedades químicas dos elementos envolvidos. O azul de metileno é amplamente utilizado nos laboratórios de análises clínicas pela sua característica:
Alternativas
Q2454695 Técnicas em Laboratório
A observação microscópica de elementos provenientes de uma amostra biológica é uma das técnicas laboratoriais para auxiliar um diagnóstico clínico. No exame microscópico de um esfregaço biológico por meio de coloração em lâmina de vidro, a substância amplamente utilizada na etapa de fixação é o:
Alternativas
Q2435642 Técnicas em Laboratório

No sistema ABO observa-se quatro tipos de sangue distintos: A, B, AB e O, os quais se caracterizam pela presença ou ausência de aglutinogênios e de aglutininas no plasma. Por sua vez, o Fator Rh é um grupo de antígenos que determina se o sangue possui o Rh positivo ou negativo. A partir do sistema ABO, associe as duas colunas, relacionando o tipo sanguíneo e as proteínas presente nas hemácias e no plasma.


1. Grupo A.

2. Grupo B.

3. Grupo AB.

4. Grupo O.


( ) possui somente o aglutinogênio A.

( ) possui aglutinina anti- A e anti-B.

( ) não possui aglutinogênios.

( ) não pode ter aglutinina anti-B.

( ) não pode ter aglutinina anti-A.

( ) não possui aglutinina.

( ) possui somente o aglutinogênio B.

( ) possui somente o aglutinogênio A e B.

A sequência CORRETA dessa associação é:

Alternativas
Q2414466 Técnicas em Laboratório

Assinale a alternativa correta sobre a coleta de fezes com MIF.

Alternativas
Q2414457 Técnicas em Laboratório

O exame de cultura do material clínico permite, muitas vezes, o isolamento e a caracterização em relação à espécie do micro-organismo.


Assinale a alternativa correta sobre o exame de cultura.

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: C
6: D
7: A
8: A
9: A
10: D
11: D
12: D
13: A
14: D
15: B
16: B
17: A
18: A
19: E
20: D