Questões de Concurso Sobre conhecimentos teórico e prático de parasitologia aplicada às técnicas de identificação de protozoários e helmintos envolvidos em doenças humanas em técnicas em laboratório

Foram encontradas 313 questões

Q3301338 Técnicas em Laboratório
O método de gota espessa é considerado padrão ouro para o diagnóstico de malária pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobre esse método, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Na coleta de sangue para preparo do exame de gota espessa, após limpeza adequada do local, o paciente é puncionado com a ajuda de uma lanceta; a primeira gota de sangue é descartada, a próxima gota coletada em uma lâmina e espalhada formando um pequeno retângulo.
( ) O método de coloração para o exame da gota espessa possui duas etapas principais: a desemoglobinização com solução hipotônica de azul de metileno e a coloração em solução de Giemsa.
( ) A contagem de parasitos é feita analisando 100 campos de visão em uma lâmina preparada com a amostra. Cada campo é observado ao microscópio com aumento de 1000 vezes. O número total de parasitos encontrados nesses 100 campos é multiplicado por 1000, resultando na estimativa do número de parasitos presentes em um microlitro da amostra original.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q3287506 Técnicas em Laboratório
Os parasitas humanos intestinais classificados como helmintos podem ser agrupados taxonomicamente pela morfologia e local do parasitismo na forma adulta. Hymenolepis nana e Strongyloides stercoralis são vermes classificados respectivamente como:
Alternativas
Q3287505 Técnicas em Laboratório
A leishmaniose é uma infecção causada pelos protozoários do gênero Leishmania e transmitida aos seres humanos pela picada de flebotomíneos. A forma infectante transmitida pela picada desses insetos se encontra no estágio evolutivo conhecido como:
Alternativas
Q3287503 Técnicas em Laboratório
Diversos métodos foram desenvolvidos para a identificação de parasitoses humanas por meio de análises das fezes. O método de Willis empregado na concentração de ovos de helmintos e cistos de protozoários, utiliza uma solução saturada de:
Alternativas
Q3287502 Técnicas em Laboratório
A observação microscópica das estruturas parasitárias encontradas em fezes enviadas aos laboratórios de análises clínica é fundamental para a realização de diagnósticos de parasitoses. Os ovos do nematódeo, conhecido como Trichuris trichiura, têm normalmente a morfologia caracterizada por apresentar:
Alternativas
Q3222356 Técnicas em Laboratório

Leia as afirmativas abaixo sobre o diagnóstico laboratorial da malária e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( ) O exame de gota espessa é considerado o padrão-ouro no diagnóstico laboratorial da malária.


( ) A técnica de PCR substituiu completamente os métodos microscópicos na rotina de diagnóstico da malária.


( ) A coloração com Giemsa é amplamente utilizada na identificação morfológica dos diferentes estágios do Plasmodium spp.


( ) O diagnóstico microscópico permite diferenciar Plasmodium falciparum de Plasmodium vivax com base na morfologia dos trofozoítos e gametócitos.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta:

Alternativas
Q3208718 Técnicas em Laboratório
Um dos métodos utilizados no diagnóstico laboratorial de parasitoses intestinais envolve a análise de amostras fecais por meio de técnicas específicas de microscopia. Certos protozoários comensais podem ser identificados nesses exames, sendo diferenciados de patógenos com base em características morfológicas distintas.

Imagem associada para resolução da questão


Com base nessas informações, analise a imagem acima e identifique a estrutura observada:
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3199695 Técnicas em Laboratório
Os laboratórios de parasitologia utilizam diversas técnicas para o isolamento e identificação correta de larvas, cistos e outros elementos de parasitas. O método de Baermann-Moraes se destaca no isolamento de larvas de Strongyloides stercoralis por utilizar em sua técnica:
Alternativas
Q3199694 Técnicas em Laboratório
A Doença de Chagas é uma condição infecciosa aguda e crônica causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Existem atualmente diversos procedimentos laboratoriais para o diagnóstico preciso dessa infecção, nos quais o método de Strout se destaca pela capacidade de: 
Alternativas
Q3199693 Técnicas em Laboratório
Os estudos parasitológicos classificaram diversos helmintos patogênicos aos seres humanos de acordo com suas características biológicas. O maior nematódeo que infecta o intestino humano e que apresenta seus ovos férteis com uma camada externa mamilonada é conhecido como:
Alternativas
Q3199692 Técnicas em Laboratório
As parasitoses intestinais são provocadas, em sua grande maioria, por parasitas classificados como helmintos e protozoários. O protozoário intestinal patogênico ao organismo humano e que apresenta em sua estrutura morfológica – na fase trofozóita – um disco aderente ventral côncavo, é conhecido como:
Alternativas
Q3199691 Técnicas em Laboratório
A leishmaniose é uma infecção causada por protozoários cinetoplastídeos do gênero Leishmania. A forma que esses parasitas assumem em seu ciclo evolutivo quando se encontram nos insetos vetores é denominada:
Alternativas
Q3199690 Técnicas em Laboratório
As diversas espécies de Plasmodium se diferenciam inúmeras vezes ao longo do seu ciclo de vida, tanto no mosquito quanto nos seres humanos. A reprodução sexuada ou esporogônica do parasita da malária ocorre no:
Alternativas
Q3199689 Técnicas em Laboratório
A infecção causada pelas diversas espécies do gênero Plasmodium apresenta comportamentos biológicos e clínicos diferenciados. Os vetores dessa infecção são as fêmeas do mosquito do gênero:
Alternativas
Q3199688 Técnicas em Laboratório
A malária é uma infecção de grande interesse na saúde pública devido à grande extensão de pessoas acometidas em diversos países. Uma das fases do ciclo de vida do Plasmodium pode ocorrer nos seres humanos infectados onde esse parasita se multiplica em condições normais no interior das células:
Alternativas
Q3152631 Técnicas em Laboratório
Durante a análise parasitológica de fezes pelo método de sedimentação espontânea, quais características de um parasita seriam observadas para diferenciar um cisto de Entamoeba histolytica de um cisto de Entamoeba coli?
Alternativas
Q3314939 Técnicas em Laboratório
O métodos de exame parasitológico de fezes mais adequado para a detecção de larvas de helmintos é:
Alternativas
Q3205031 Técnicas em Laboratório
Qual a principal diferença entre os nematoides endoparasitas e os ectoparasitas, em relação à sua morfologia?
Alternativas
Q3190551 Técnicas em Laboratório
O conhecimento da Biologia e do manejo da espécie animal possibilita a padronização e a harmonização dos ensaios, aumentando a confiabilidade dos resultados, garantindo, simultaneamente, o bem-estar dos animais e a alta qualidade dos dados. São espécies de animais de laboratório:
Alternativas
Q3189310 Técnicas em Laboratório
A esquistossomose é a doença causada pelo Schistosoma mansoni, o agente etiológico pertence a classe Trematoda e apresenta algumas características importantes, vermes foliáceos, não segmentados que apresentam ventosas. O método considerado como padrão ouro para o diagnóstico da esquistossomose é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: A
6: A
7: B
8: A
9: B
10: C
11: C
12: B
13: C
14: D
15: C
16: A
17: B
18: C
19: D
20: A