Questões de Concurso Sobre exames laboratoriais – automatizadas ou técnicas manuais em técnicas em laboratório

Foram encontradas 98 questões

Q3079078 Técnicas em Laboratório
Na utilização de microscópio, a técnica indicada para amostras com pouco contraste, que avalia a existência de cristais na urina, como os de ácido úrico e oxalato, e identifica bactérias como espiroquetas, em particular Treponema pallidum, deve ser a:
Alternativas
Q3071739 Técnicas em Laboratório
Dos cristais urinários abaixo, indique qual deles NÃO é comumente encontrado em urina ácida.
Alternativas
Q3050620 Técnicas em Laboratório
Com relação ao diagnóstico de infecções urinárias bacterianas, analise as afirmativas a seguir.

I. As amostras devem ser processadas em até 4 horas ou armazenadas entre 4 e 8°C. II. A coloração de Gram deve ser realizada quando solicitada em pacientes com suspeita de infecção do trato urinário, pois é um método rápido e útil para determinar o tipo de microrganismo antes das culturas ficarem positivas. III. Agar Brolacin (Agar CLED) é um meio não seletivo frequentemente utilizado para urinocultura quantitativa.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3050615 Técnicas em Laboratório
Nos exames de urina de rotina, são avaliados os aspectos físicos como a cor, a densidade e, ocasionalmente, o odor. Em relação aos aspectos físicos do exame de urina, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa:

( ) A administração de alguns medicamentos, a ingestão de corantes alimentícios ou de alimentos como beterraba, podem influenciar na cor da urina. ( ) O valor da densidade urinária corresponde à quantidade de urina produzida em 24 horas. ( ) A presença de proteinúria e glicosúria interfere na densidade da urina.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2931592 Técnicas em Laboratório

Julgue os itens a seguir, relativos a análise da urina, em V ou F:


I. A observação das fitas usadas na urina constitui um exame físico da mesma.

II. A análise do sedimento na urina pode apresentar piócitos, presença de células epiteliais ou leucócitos, dentre outros elementos.

III. A observação das fitas usadas na urina constitui um exame químico da mesma.


São verdadeiros os itens:

Alternativas
Q2467572 Técnicas em Laboratório
O espermograma consiste em um exame indicado para avaliação da fertilidade masculina. No que tange à análise da motilidade progressiva e geral dos espermatozóides sob microscopia óptica, o técnico em análise clínica deve:
Alternativas
Q2467565 Técnicas em Laboratório
A excreção proteica na urina em gestantes é um forte indicador de distúrbios renais comumente associados a distúrbios metabólicos e/ou hipertensivos, como a pré-eclâmpsia. A medida quantitativa de proteinúria nas 24 horas faz-se através da análise por fotômetro de uma alíquota de urina com adição de:
Alternativas
Q2395375 Técnicas em Laboratório
A infecção intestinal é conhecida na medicina como uma doença traduzida como gastroenterite aguda, podendo ser de etiologia diferentes, virais e bacterianas. No diagnóstico microbiológico, a coprocultura é um método utilizado para investigar enterobactérias intestinais patogênicas, utilizando meios de cultura como o agar SS ou agar Hektoen entérico, entre outros meios para enriquecimento da amostra. A rotina utilizada no laboratório de microbiologia para coprocultura visa à detecção, principalmente, das enterobactérias
Alternativas
Q2391653 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir.


Alguns utensílios não descartáveis utilizados na rotina laboratorial, como placa de Kline, câmara de Fuchs – Rosenthal deverão ser higienizadas com água, álcool ou sabão neutro e secos com lenço de papel (não utilizar hipoclorito para limpeza da câmara de Fuchs – Rosenthal pois pode danificar a câmara e sua malha). 

Alternativas
Q2391603 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir.


Atualmente, as maiores causas de erros laboratoriais são referentes à etapa pré-analítica, sendo a hemólise a mais prevalente. As amostras devem ficar em contato direto com gelo para evitar hemólise. A intensidade dessa cor é proporcional ao grau de hemólise ocorrido. Entretanto, existem níveis baixos de hemólise, invisíveis a olho nu, mas suficientes para causar interferências em exames laboratoriais.

Alternativas
Q2343622 Técnicas em Laboratório
A migração do DNA em um gel de agarose submetido a uma corrida eletroforética é mais bem descrita como inversamente proporcional:
Alternativas
Q2229376 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de amostra biológica que pode fornecer informações relevantes na investigação de condições relacionadas à função renal. 
Alternativas
Q2229368 Técnicas em Laboratório
A presença de cristais de bilirrubina na urina é indicativo de: 
Alternativas
Q2197499 Técnicas em Laboratório
Em crianças pequenas, a amostra de fezes pode conter um pouco de urina, por causa da dificuldade na coleta.
Alternativas
Q2197490 Técnicas em Laboratório
A excreção urinária de glicose (glicosúria) reflete os níveis de glicose no sangue e, portanto, é recomendada e utilizada como um método relevante e prático para o autocontrole no diabetes juvenil. No entanto fatores pré-analíticos podem interferir na determinação de glicose urinária utilizando-se a fita reativa de urina. Nesse contexto, assinale a alternativa correta no que tange à interferência laboratorial para determinação de glicose na urina:
Alternativas
Q2197489 Técnicas em Laboratório
A análise química da urina, com tiras reagentes, possibilita a avaliação rápida de características químicas da urina (p. ex.: proteínas, glicose, corpos cetônicos, bilirrubinas, entre outras). Vários fatores interferem na realização desse exame, desde a fase pré-analítica até etapas críticas do procedimento analítico. Assim, sobre as análises químicas realizadas com tiras reagentes de urina, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2193760 Técnicas em Laboratório
Em um exame de uranálise, um resultado de proteinúria pode não estar relacionado ao diagnóstico de excreção anormal de proteína pelos rins. Resultados em parâmetros diferentes podem indicar outro motivo do exame ter apresentado quantidade de proteína elevada. Nesse caso, é importante verificar no exame se o paciente também apresenta resultado positivo para
Alternativas
Q2193754 Técnicas em Laboratório
Antes do exame de EAS (uranálise), uma das influências préanalíticas é o esforço físico. Essa influência pode afetar qual parâmetro?
Alternativas
Q2193751 Técnicas em Laboratório
A proteinúria é o termo usado para indicar excreção urinária anormal de proteína. Uma proteinúria ocasionada por uma glicoproteína cuja produção não é derivada do sangue e sim produzida e secretada no filtrado pelo ramo ascendente espesso da alça de Henle é denominada
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Biomédico |
Q2190440 Técnicas em Laboratório
O desenvolvimento de técnicas analíticas mais práticas e eficientes permitiu que o exame de urina de rotina se mantivesse como um dos testes mais frequentemente solicitados, seja para pacientes com diferentes queixas clínicas, seja para indivíduos saudáveis que se submetem a avaliação periódica, mesmo sem nenhuma sintomatologia. O exame de urina de rotina deve ser entendido como um teste de triagem, capaz de fornecer informações úteis que possibilitam o diagnóstico de eventuais problemas nos rins e nas vias urinárias, como processos irritativos, inflamatórios ou infecciosos, além de alguns distúrbios metabólicos, como diabete melito e insípido, e distúrbios do equilíbrio acidobásico. Exame de urina tipo I, sumário de urina, exame simples de urina, urinálise, uroanálise, 3A+S (albumina, açúcar e acetona mais sedimento) e urina, EAS (elementos anormais e sedimento) são alguns dos sinônimos utilizados para denominar esse exame. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C
5: D
6: C
7: A
8: D
9: C
10: E
11: A
12: B
13: A
14: B
15: C
16: E
17: B
18: A
19: D
20: D