Questões de Concurso Sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em técnicas em laboratório

Foram encontradas 238 questões

Q3095293 Técnicas em Laboratório
Em relação às boas práticas de gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), de acordo com a Resolução do Ministério da Saúde nº 222/2018, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os RSS devem ser segregados no momento de sua geração, conforme classificação por Grupos (dispostos em Lei), em função do risco presente.
( ) No armazenamento temporário e externo de RSS, não é necessário manter os sacos acondicionados dentro de coletores com a tampa fechada.
( ) Os RSS que apresentam risco biológico, químico ou radiológico podem ser encaminhados para reciclagem, recuperação, reutilização, compostagem, aproveitamento energético ou logística reversa.
( ) A identificação dos RSS deve estar afixada nos carros de coleta, nos locais de armazenamento e nos sacos que acondicionam os resíduos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3095284 Técnicas em Laboratório
São diretrizes relacionadas ao abrigo externo dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente (conforme Resolução do Ministério da Saúde nº 222/2018):

I. Deve respeitar a segregação das categorias de RSS químicos e incompatibilidade química, conforme previsto em Lei.
II. Deve estar identificado com a simbologia de risco associado à periculosidade do RSS químico, conforme previsto em Lei.
III. Deve possuir caixa de retenção a montante das canaletas para o armazenamento de RSS líquidos ou outra forma de contenção validada.
IV. Deve possuir sistema elétrico e de combate a incêndio, que atendam aos requisitos de proteção estabelecidos pelos órgãos competentes.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3095277 Técnicas em Laboratório
Com base na Resolução do Ministério da Saúde nº 222/2018, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes grupos de classificação dos resíduos de serviços de saúde às suas respectivas descrições.

Coluna 1
1. Grupo A. 2. Grupo B. 3. Grupo C. 4. Grupo D. 5. Grupo E. 

Coluna 2 
( ) Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.
( ) Resíduos com possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.
( ) Resíduos perfurocortantes ou escarificantes, tais como: agulhas, ampolas de vidro, lâminas de bisturi, micropipetas, lâminas e lamínulas, utensílios de vidro quebrados em laboratório, entre outros.
( ) Resíduos contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.
( ) Rejeitos radioativos, conforme dispostos em Lei.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3069670 Técnicas em Laboratório
A gestão de resíduo e descarte de laboratório consiste no tratamento prévio de modificação das características infectantes inerentes aos resíduos, dessa forma os riscos de contaminações e de acidentes são reduzidos. 
Alternativas
Q3050623 Técnicas em Laboratório
Em relação as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. É recomendado que os sacos para acondicionamento de resíduos de serviço de saúde do grupo A sejam utilizados até seu limite máximo, para evitar o desperdício.
II. Quando houver obrigação de tratamento prévio antes do descarte, os resíduos de serviço de saúde do grupo D devem ser acondicionados em sacos vermelhos identificados com risco biológico.
III. Resíduos do subgrupo A1, como culturas de microrganismos e meios de cultura, devem ser submetidos a tratamento prévio antes de serem encaminhados para disposição final ambientalmente adequada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3044908 Técnicas em Laboratório
Em todo serviço de saúde, em maior ou menor proporção, há geração de resíduos biológicos que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, são materiais que apresentam produtos biológicos provenientes do contato com fluidos corporais e que, por conter micro-organismos, oferecem risco à saúde pública e ao meio ambiente. Esses resíduos biológicos devem ser segregados em locais adequados e destinados a tratamento adequado, pela própria geradora do resíduo ou por empresas especializadas.

Com relação aos resíduos biológicos, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3025800 Técnicas em Laboratório
Às substâncias em geral, produtos ou materiais que ficaram sem utilização para outros fins, e que são sobras de um processo de produção, experimentos de bancada, transformação ou uso, atribui-se o nome de
Alternativas
Q2764874 Técnicas em Laboratório
A respeito de materiais que podem ser utilizados em laboratório e os respectivos modos de descarte, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1.Perfurocortante 2.Contaminado para descarte 3.Não contaminado 4.Resíduo líquido 
( ) Deve ser descontaminado no local OU armazenado com segurança antes do transporte para outro local para descontaminação e descarte. ( ) Deve ser descontaminado antes de ser descartado no esgoto sanitário. ( ) Pode ser reutilizado, reciclado ou descartado como lixo em geral. ( ) Deve ser coletado em recipientes à prova de perfurações, equipado com tampas e tratado como infeccioso.


Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2764858 Técnicas em Laboratório
Assinale a afirmativa que NÃO apresenta um procedimento básico em laboratórios.
Alternativas
Q2726014 Técnicas em Laboratório
Em relação ao gerenciamento de resíduos, procedimentos para descarte, acondicionamento e disposição final de tubo de ensaio com amostra de sangue, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2684133 Técnicas em Laboratório

De acordo com RDC nº 20/2014- ANVISA, analise as proposições abaixo relacionadas e responda qual a afirmativa correta.


I- As operações de transporte devem ser registradas e padronizadas por meio de instruções escritas atualizadas;

II- Quaisquer não conformidades durante o processo de transporte devem ser investigadas e registradas, incluindo-se, no que couber, as medidas corretivas e preventivas adotadas;

III- O transporte de material biológico humano pode ser realizado de forma terceirizada, mediante instrumento escrito que comprove a terceirização, obedecendo às especificações do material biológico humano a ser transportado;

IV- Todos os documentos e registros das atividades referentes ao transporte de material biológico devem estar disponíveis para fornecimento aos órgãos de vigilância sanitária, sempre que solicitado;

V- O pessoal diretamente envolvido em cada etapa do processo de transporte deve receber o regular treinamento específico, compatível com a função desempenhada e a natureza do material transportado, e sempre que ocorrer alteração nos procedimentos, devendo a efetividade deste treinamento ser periodicamente avaliada.


É correto afirmar que:

Alternativas
Q2654807 Técnicas em Laboratório

Acerca da eliminação de resíduos químicos, julgue o item a seguir. 


Compostos orgânicos não halogenados com menos de 5 carbonos devem ser descartados na rede de esgoto. 

Alternativas
Q2654806 Técnicas em Laboratório

Acerca da eliminação de resíduos químicos, julgue o item a seguir. 


Substâncias oxidantes e redutoras devem ser juntamente acondicionadas em frascos comuns para descarte.

Alternativas
Q2654805 Técnicas em Laboratório

Acerca da eliminação de resíduos químicos, julgue o item a seguir. 


Soluções ácidas devem ser neutralizadas com hidróxidos ou carbonatos antes de serem descartadas; o pH deve ser ajustado entre 6 e 8 e, se necessário, um banho de gelo deve ser utilizado durante a neutralização.

Alternativas
Q2654804 Técnicas em Laboratório

Acerca da eliminação de resíduos químicos, julgue o item a seguir. 


Para o descarte de soluções de metais pesados, é indicada a precipitação dos íons metálicos na forma de hidróxidos; em alguns casos, a precipitação deve ser feita com sulfeto. 

Alternativas
Q2607396 Técnicas em Laboratório
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que os materiais perfurocortantes (resíduos do Grupo E) devem ser descartados para evitar ferimentos físicos e/ou contaminação por agentes patogênicos. Nesse sentido, para o correto processamento, esses resíduos devem
Alternativas
Q2569729 Técnicas em Laboratório
Resíduos químicos e biológicos contaminados com microrganismos representam um risco à saúde humana, animal, vegetal e ao meio ambiente. Portanto, o descarte apropriado desses resíduos é de extrema importância.

Em relação ao descarte de resíduos químicos e biológicos, dadas as afirmativas,

I. Resíduos químicos podem ser coletados no mesmo recipiente, desde que tenham a mesma periculosidade, o mesmo estado físico e que sejam compatíveis entre si.

II. A reutilização, a reciclagem e a inativação são meios de minimizar os efeitos nocivos da geração de resíduos em laboratório.

III. Somente os métodos químicos e biológicos podem ser utilizados no tratamento de resíduos em laboratório.

IV. Resíduos biológicos potencialmente infecciosos, independentemente da origem do patógeno (humano, animal, de plantas ou de organismos geneticamente modificados), podem ser agrupados.

verifica-se que está/ão correta/s apenas 
Alternativas
Q2569676 Técnicas em Laboratório
Uma das formas mais utilizadas para a disposição final de resíduos de laboratórios consiste na incineração do material a ser descartado. Dentre os resíduos que podem ser incinerados por empresas especializadas estão os/as

I. resíduos orgânicos. II. resíduos inorgânicos. III. misturas de resíduos orgânicos e inorgânicos. IV. resíduos contendo elementos radioativos.

Das afirmativas, verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2516958 Técnicas em Laboratório
Cada fase dos exames laboratoriais desempenha um papel importante no processo de geração de resultados para o diagnóstico correto de possíveis disfunções. Quando um paciente ingere um medicamento horas antes da coleta de sangue, pode impactar no resultado final. Nesse caso, a fase em que há a geração do erro é a: 
Alternativas
Q2504853 Técnicas em Laboratório
Os resíduos gerados em um laboratório de análises clínicas devem ser acondicionados em recipientes específicos, dependendo do tipo de resíduo. Os resíduos do “Grupo E” devem ser acondicionados em
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: D
5: C
6: C
7: C
8: D
9: D
10: C
11: C
12: E
13: E
14: C
15: C
16: B
17: B
18: C
19: C
20: D