Questões de Técnicas em Laboratório - Imunologia Básica nas Técnicas de Laboratório para Concurso

Foram encontradas 45 questões

Q2607390 Técnicas em Laboratório
As bactérias são seres unicelulares e procariontes, fazendo parte do Reino Monera. Elas desempenham funções essenciais no ambiente, como atuar nos ciclos biogeoquímicos e na produção de alimentos e medicamentos. Algumas bactérias também podem ser patogênicas, causando doenças. São doenças causadas por bactérias
Alternativas
Q2522046 Técnicas em Laboratório
Durante uma aula de imunologia, o docente abordou os anticorpos e suas funções, resumindo o conceito da seguinte maneira: "Os anticorpos são proteínas produzidas pelos linfócitos B e que se ligam a agentes que podem ser causadores de doenças (como bactérias, vírus, entre outros) no corpo. As principais ações dos anticorpos são a neutralização, opsonização, mediação da destruição celular e ativação do sistema complemento”. Ao terminar a fala, o docente solicitou que um aluno usasse seus conhecimentos para resumir o mesmo conceito. Para responder corretamente, o aluno precisará informar que 
Alternativas
Q2395376 Técnicas em Laboratório
As defesas externas são a primeira barreira contra os agentes agressores. No entanto, muitos conseguem penetrar, ativando assim as defesas internas do organismo. Diferentes sistemas efetores estão disponíveis para controlar a enorme diversidade de patógenos. A resposta Imune Humoral (RIH) é mediada por anticorpos, que são proteínas gamaglobulinas formadas por plasmócitos (linfócitos B diferenciados), capazes de secretar anticorpos ativamente. Entre as principais imunoglobulinas produzidas pelo sistema imune, aquela que se liga aos alérgenos, desencadeando a liberação de histaminas dos mastócitos, denomina-se
Alternativas
Q2395372 Técnicas em Laboratório
O sistema imune ou sistema imunitário é composto por um conjunto de elementos existentes no corpo humano, os quais funcionam como uma defesa, uma proteção ou uma barreira contra agentes nocivos indesejáveis, os antígenos, que tentam invadir o organismo. Além da defesa através da produção de anticorpos, a resposta imune pode ser realizada pelos macrófagos a partir do englobamento e destruição de partículas invasoras, por um processo denominado
Alternativas
Q2395357 Técnicas em Laboratório
A inflamação e o reparo tecidual envolvem várias células do sistema imunológico, os mediadores moleculares e os vasos sanguíneos. Na resposta imunológica a uma inflamação aguda, na qual há um recrutamento dos mediadores químicos do hospedeiro, as primeiras células a chegar ao local da lesão são
Alternativas
Q2357008 Técnicas em Laboratório
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, que apresenta vários sintomas e tem diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, a sífilis pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis. O teste VDRL (venereal disease research laboratory) é um teste para identificação de pacientes com sífilis.

Sobre o teste VDRL, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2312381 Técnicas em Laboratório
O teste de Coombs direto é usado para identificar anticorpos presentes no plasma sanguíneo, enquanto o teste de Coombs indireto é usado para detectar anticorpos em superfícies dos glóbulos vermelhos.
Alternativas
Q2312361 Técnicas em Laboratório
Aloimunização é a formação de anticorpos quando há a exposição do indivíduo a antígenos não próprios, como ocorre, por exemplo, na transfusão de sangue incompatível e nas gestantes, cujos fetos expressam em suas células sanguíneas antígenos exclusivamente de origem paterna.
Alternativas
Q2312338 Técnicas em Laboratório
As amostras de sangue total precisam ser processadas o mais rápido possível na perspectiva de separação de células do plasma e do soro. Recomenda-se que a separação seja feita até duas horas depois de coletado o sangue total. Assim, o transporte que se realiza da área de coleta à área de processamento de amostras deve ser o mais rápido possível.
Alternativas
Q2312334 Técnicas em Laboratório
A malária é uma doença transmitida por transfusão de sangue, sendo causada por um protozoário do gênero Plasmodium.
Alternativas
Q2312315 Técnicas em Laboratório
A aférese é um procedimento caracterizado pela retirada do sangue do doador, seguida da separação de seus componentes por um equipamento próprio, retenção da porção do sangue que se deseja retirar na máquina, sem devolução dos outros componentes ao doador. 
Alternativas
Q2197494 Técnicas em Laboratório
Assinale a afirmativa correta no que diz respeito à prova imunológica manual para a determinação laboratorial do Fator Reumatoide (FR), da Antiestreptolisina O (ASLO) e da Proteína C Reativa (PCR):
Alternativas
Q2131280 Técnicas em Laboratório

Inflamação pode ser definida como um mecanismo de reação do tecido vivo vascularizado a uma injúria local. Sobre esse mecanismo, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2019534 Técnicas em Laboratório
Os seguintes elementos imunológicos estão envolvidos em um teste cutâneo positivo para tuberculose:
Alternativas
Q1653928 Técnicas em Laboratório
A capacidade de defesa dos seres vivos frente aos diversos agentes patogênicos é denominada de imunidade. A avaliação imunológica ou o imunodiagnóstico tem como objetivo:
I. confirmar impressão clínica para determinadas doenças. II. interpretar resultados de cada reação laboratorial. III. realizar técnicas específicas e sensíveis. IV. isolar os indivíduos com maior sensibilidade a antibióticos de 1ª classe.
Estão corretas apenas:
Alternativas
Q1335187 Técnicas em Laboratório
As imunoglobulinas Ig A, Ig D, Ig E, Ig G e Ig M são glicoproteínas produzidas e secretadas por plasmócitos, que são os linfócitos B ativados. Essas imunoglobulinas são conhecidas como
Alternativas
Q1219380 Técnicas em Laboratório
Anticorpos são formas secretadas dos receptores de antígenos das células B. As moléculas são reconhecidas pela resposta imune, enquanto os epítopos são sítios nos antígenos aos quais os receptores das células B ou anticorpos se ligam. Sendo assim é correto afirmar que trata-se de uma associação:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: COTEC Órgão: Prefeitura de Rubelita - MG
Q1208850 Técnicas em Laboratório
A janela imunológica varia de acordo com o tipo de infecção e sensibilidade do teste utilizado para detectá-la. O problema associado a isso é o fato de que um exame realizado durante a janela imunológica pode apresentar um resultado falso. 
Durante o período da janela imunológica, o resultado de um teste para HIV será:
Alternativas
Q970403 Técnicas em Laboratório
No teste de contagem de CD4,
Alternativas
Q940809 Técnicas em Laboratório
Considere o tipo de leucócito e as características funcionais envolvidas na defesa do organismo, conforme abaixo.
Leucócitos
I- Neutrófilo
II- Eosinófilo
III- Basófilo
IV- Monócito
V- Linfócito
Características Funcionais
a- Fagocita complexos antígeno-anticorpo, atuam na defesa contra parasitas e de reações alérgicas.

b- Atua na reação imune específica, a célula B diferencia-se em plasmócito, produtores de anticorpos, e a célula T possui atividade citotóxica.
c- Atravessa as paredes dos capilares sanguíneos, no tecido conjuntivo diferencia-se em macrófagos e no tecido ósseo em osteoclastos.
d- Migra para o tecido por diapedese e fagocita microrganismos invasores.
e- Atua como iniciadores do processo inflamatório e alérgico.
A correlação de tipo de leucócito e suas características funcionais está correta APENAS em
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: D
6: D
7: E
8: C
9: C
10: E
11: E
12: B
13: A
14: B
15: B
16: B
17: A
18: A
19: B
20: C