Questões de Concurso Sobre imunologia básica nas técnicas de laboratório em técnicas em laboratório

Foram encontradas 54 questões

Ano: 2025 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2025 - USP - Auxiliar de Laboratório |
Q3298982 Técnicas em Laboratório
De acordo com as boas práticas de vacinação, o armazenamento correto das vacinas é feito
Alternativas
Q3287507 Técnicas em Laboratório
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que acomete os seres humanos em diversos lugares do mundo. O diagnóstico dessa infecção pode ser realizado por meio de vários testes, dentre estes, o VDRL que, em sua execução e leitura, caracteriza-se por:
Alternativas
Q3239727 Técnicas em Laboratório
O teste imunológico mais utilizado, que emprega suporte sólido é o ELISA (enzyme−linked immunosorbent assay). Para a detecção de antígenos, usa−se com maior frequência um dos três métodos de ELISA de captura: competitivo, direto ou indireto. Nesse sentido, sobre método indireto, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3222752 Técnicas em Laboratório
No ataque direto, os anticorpos ligam-se ao antígeno e podem provocar sua aglutinação, precipitação, neutralização e lise. Na aglutinação: 
Alternativas
Q3189312 Técnicas em Laboratório
Os exames sorológicos permitem avaliar diversos anticorpos, neste sentido, os anticorpos que indicam que uma infecção está em fase ativa são:
Alternativas
Q3126734 Técnicas em Laboratório

Sabe-se que, quando o corpo humano sofre uma agressão, existem mecanismos para diminuir os danos. Uma das consequências é a inflamação. A reação inflamatória típica desenvolve-se por meio de uma série de etapas sequenciais.

Das afirmações a seguir, qual está CORRETA?

Alternativas
Q2607390 Técnicas em Laboratório
As bactérias são seres unicelulares e procariontes, fazendo parte do Reino Monera. Elas desempenham funções essenciais no ambiente, como atuar nos ciclos biogeoquímicos e na produção de alimentos e medicamentos. Algumas bactérias também podem ser patogênicas, causando doenças. São doenças causadas por bactérias
Alternativas
Q2525005 Técnicas em Laboratório
Julgue o item a seguir. 
A aloimunização pode ser revertida de forma espontânea com o tempo. Pesquisas recentes indicam que, em muitos casos, os anticorpos produzidos durante a aloimunização são naturalmente eliminados pelo organismo dentro de um período de dois a três meses, sem a necessidade de intervenção médica.
Alternativas
Q2524965 Técnicas em Laboratório
Julgue o item a seguir. 
Os anticorpos eritrocitários são produzidos principalmente pelo pâncreas e têm a função de destruir células vermelhas do sangue estranhas que entram no corpo. Esses anticorpos são ativados automaticamente em qualquer tipo de transfusão, independentemente da compatibilidade do sangue, e podem causar reações imunológicas graves. É por isso que é recomendável que transfusões sejam realizadas sem considerar os anticorpos eritrocitários para evitar tais complicações.
Alternativas
Q2522046 Técnicas em Laboratório
Durante uma aula de imunologia, o docente abordou os anticorpos e suas funções, resumindo o conceito da seguinte maneira: "Os anticorpos são proteínas produzidas pelos linfócitos B e que se ligam a agentes que podem ser causadores de doenças (como bactérias, vírus, entre outros) no corpo. As principais ações dos anticorpos são a neutralização, opsonização, mediação da destruição celular e ativação do sistema complemento”. Ao terminar a fala, o docente solicitou que um aluno usasse seus conhecimentos para resumir o mesmo conceito. Para responder corretamente, o aluno precisará informar que 
Alternativas
Q2395376 Técnicas em Laboratório
As defesas externas são a primeira barreira contra os agentes agressores. No entanto, muitos conseguem penetrar, ativando assim as defesas internas do organismo. Diferentes sistemas efetores estão disponíveis para controlar a enorme diversidade de patógenos. A resposta Imune Humoral (RIH) é mediada por anticorpos, que são proteínas gamaglobulinas formadas por plasmócitos (linfócitos B diferenciados), capazes de secretar anticorpos ativamente. Entre as principais imunoglobulinas produzidas pelo sistema imune, aquela que se liga aos alérgenos, desencadeando a liberação de histaminas dos mastócitos, denomina-se
Alternativas
Q2395372 Técnicas em Laboratório
O sistema imune ou sistema imunitário é composto por um conjunto de elementos existentes no corpo humano, os quais funcionam como uma defesa, uma proteção ou uma barreira contra agentes nocivos indesejáveis, os antígenos, que tentam invadir o organismo. Além da defesa através da produção de anticorpos, a resposta imune pode ser realizada pelos macrófagos a partir do englobamento e destruição de partículas invasoras, por um processo denominado
Alternativas
Q2395357 Técnicas em Laboratório
A inflamação e o reparo tecidual envolvem várias células do sistema imunológico, os mediadores moleculares e os vasos sanguíneos. Na resposta imunológica a uma inflamação aguda, na qual há um recrutamento dos mediadores químicos do hospedeiro, as primeiras células a chegar ao local da lesão são
Alternativas
Q2357008 Técnicas em Laboratório
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, que apresenta vários sintomas e tem diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, a sífilis pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis. O teste VDRL (venereal disease research laboratory) é um teste para identificação de pacientes com sífilis.

Sobre o teste VDRL, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2312381 Técnicas em Laboratório
O teste de Coombs direto é usado para identificar anticorpos presentes no plasma sanguíneo, enquanto o teste de Coombs indireto é usado para detectar anticorpos em superfícies dos glóbulos vermelhos.
Alternativas
Q2312361 Técnicas em Laboratório
Aloimunização é a formação de anticorpos quando há a exposição do indivíduo a antígenos não próprios, como ocorre, por exemplo, na transfusão de sangue incompatível e nas gestantes, cujos fetos expressam em suas células sanguíneas antígenos exclusivamente de origem paterna.
Alternativas
Q2312338 Técnicas em Laboratório
As amostras de sangue total precisam ser processadas o mais rápido possível na perspectiva de separação de células do plasma e do soro. Recomenda-se que a separação seja feita até duas horas depois de coletado o sangue total. Assim, o transporte que se realiza da área de coleta à área de processamento de amostras deve ser o mais rápido possível.
Alternativas
Q2312334 Técnicas em Laboratório
A malária é uma doença transmitida por transfusão de sangue, sendo causada por um protozoário do gênero Plasmodium.
Alternativas
Q2312315 Técnicas em Laboratório
A aférese é um procedimento caracterizado pela retirada do sangue do doador, seguida da separação de seus componentes por um equipamento próprio, retenção da porção do sangue que se deseja retirar na máquina, sem devolução dos outros componentes ao doador. 
Alternativas
Q2197495 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa correta sobre o tipo de imunidade que ocorre pela transferência de anticorpos da mãe para o filho durante a amamentação: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: B
5: A
6: B
7: C
8: E
9: E
10: C
11: B
12: C
13: D
14: D
15: E
16: C
17: C
18: E
19: E
20: E