Questões de Concurso Sobre técnicas em laboratório

Foram encontradas 7.250 questões

Q3322264 Técnicas em Laboratório

Em relação aos métodos de diagnóstico e às medidas de controle dos patógenos, julgue o item subsequente. 


A complexidade no processo de extração de DNA pela técnica de LAMP (loop-mediated isothermal amplification), em comparação a outras técnicas, como a de polimerase de cadeia reversa (PCR), torna sua utilização inviável em condições de campo. 

Alternativas
Q3303043 Técnicas em Laboratório
No contexto do sequenciamento de genomas completos de microrganismos de interesse clínico, a seleção adequada da plataforma pode impactar diretamente a qualidade dos resultados e a interpretação dos dados. Assinale a alternativa que melhor justifica a escolha da plataforma de NGS para sequenciar um genoma microbiano completo:
Alternativas
Q3303037 Técnicas em Laboratório
Ao adquirir um novo reagente, a ficha técnica informa que ele é estável a 4 °C por 1 mês e, para armazenamento de longo prazo (até 1 ano), deve ser mantido a -20 °C, evitando ciclos repetidos de congelamento e descongelamento. Você prevê que não utilizará todo o conteúdo do frasco dentro do primeiro mês. Qual é a melhor estratégia para garantir a integridade do reagente ao longo do tempo?
Alternativas
Q3301769 Técnicas em Laboratório
Um laboratório de hematologia está investigando a proliferação de células-tronco hematopoiéticas em um paciente com Leucemia Mieloide Aguda (LMA). O estudo possuí como objetivo avaliar a capacidade das células-tronco de se diferenciarem em diferentes linhagens celulares hematopoéticas e responder a estímulos específicos. Para isso, a equipe decide utilizar uma técnica de cultura celular que possibilite a proliferação e diferenciação das células hematopoiéticas, sem que estas percam a capacidade de se autorrenovar. Com base na situação apresentada, assinale a alternativa que descreve corretamente a técnica de cultura celular mais indicada para o objetivo do estudo.
Alternativas
Q3301338 Técnicas em Laboratório
O método de gota espessa é considerado padrão ouro para o diagnóstico de malária pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobre esse método, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Na coleta de sangue para preparo do exame de gota espessa, após limpeza adequada do local, o paciente é puncionado com a ajuda de uma lanceta; a primeira gota de sangue é descartada, a próxima gota coletada em uma lâmina e espalhada formando um pequeno retângulo.
( ) O método de coloração para o exame da gota espessa possui duas etapas principais: a desemoglobinização com solução hipotônica de azul de metileno e a coloração em solução de Giemsa.
( ) A contagem de parasitos é feita analisando 100 campos de visão em uma lâmina preparada com a amostra. Cada campo é observado ao microscópio com aumento de 1000 vezes. O número total de parasitos encontrados nesses 100 campos é multiplicado por 1000, resultando na estimativa do número de parasitos presentes em um microlitro da amostra original.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q3301335 Técnicas em Laboratório
Assinale a opção que indica a coloração capaz de identificar a presença de bacilos álcool-ácido resistentes. 
Alternativas
Q3301322 Técnicas em Laboratório
Em relação ao controle microbiológico e à manutenção da segurança em laboratórios clínicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) São exemplos de desinfetantes químicos, o etanol 70%, o hipoclorito de sódio 2% e o quaternário de amônio.
( ) O processo de esterilização atua sobre formas vegetativas dos microrganismos, eliminando grande parte dos contaminantes existentes em um local ou material.
( ) O álcool 70% é mais eficaz que o álcool absoluto na desinfecção de superfícies, pois a água presente na solução facilita a entrada do álcool em bactérias e retarda sua volatilização aumentando o tempo de exposição.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3300408 Técnicas em Laboratório
Você foi designado para realizar o isolamento de um vírus em amostras biológicas coletadas de um paciente com sintomas respiratórios. As amostras foram enviadas ao laboratório para análise, e você deve adotar a metodologia mais adequada para garantir que o isolamento viral seja realizado corretamente, com base na situação apresentada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3300407 Técnicas em Laboratório
Em um laboratório de pesquisa, os cientistas estão investigando a expressão de uma proteína específica em amostras de tecido de um paciente com câncer. Para isso, eles utilizam a técnica de imunohistoquímica a fim de localizar e visualizar a distribuição da proteína nas células do tecido. Após realizar a análise, os pesquisadores observam que a proteína está localizada principalmente no núcleo celular das células tumorais, sugerindo um possível papel na regulação celular do câncer. Agora, os pesquisadores precisam validar os resultados e entender como a técnica foi aplicada. Com base neste cenário, assinale a alternativa correta sobre o uso da técnica de imunohistoquímica.
Alternativas
Q3300406 Técnicas em Laboratório
Uma pesquisadora está conduzindo experimentos com fibroblastos primários extraídos de camundongos para estudar a resposta celular ao estresse oxidativo. Durante o cultivo, ela observa que as células apresentam crescimento reduzido e sinais de alteração morfológica. Ao revisar o protocolo, a pesquisa identifica algumas etapas que podem ter afetado negativamente a viabilidade e a proliferação celular. Com base na situação apresentada, assinale a alternativa que apresenta o possível fator causador do problema observado.
Alternativas
Q3300405 Técnicas em Laboratório
Uma equipe de pesquisadores está investigando os mecanismos de sinalização celular em resposta a uma infecção viral. Para determinar a localização intracelular de uma proteína viral recém-descoberta, utilizaram a técnica de imunofluorescência. Os seguintes procedimentos foram adotados:

1. Amostras de células infectadas foram fixadas com paraformaldeído.
2. As células foram permeabilizadas com Triton X-100 para permitir a entrada do anticorpo.
3. Um anticorpo primário específico para a proteína viral foi utilizado, seguido por um anticorpo secundário conjugado com fluoróforo.
4. As células foram analisadas em um microscópio de fluorescência.

Após a análise, foi observado um padrão pontilhado de fluorescência no citoplasma das células infectadas, sem fluorescência significativa no núcleo. Com base nos procedimentos descritos e nos resultados observados, qual conclusão é mais adequada sobre a localização da proteína viral? 
Alternativas
Q3299852 Técnicas em Laboratório
Em experimentos laboratoriais, a utilização de controles positivos e negativos é fundamental para validar os resultados e garantir a confiabilidade dos dados obtidos. Sobre esses controles, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2025 - USP - Auxiliar de Laboratório |
Q3298982 Técnicas em Laboratório
De acordo com as boas práticas de vacinação, o armazenamento correto das vacinas é feito
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2025 - USP - Auxiliar de Laboratório |
Q3298976 Técnicas em Laboratório
Qual é a prática recomendada ao final do dia de trabalho com manejo de animais?
Alternativas
Q3297315 Técnicas em Laboratório
A esterilização é o processo que visa destruir ou eliminar todas as formas de vida microbiana presentes, por meio de processos físicos ou químicos. Assinale a alternativa que traz um método físico de esterilização:
Alternativas
Q3295967 Técnicas em Laboratório
Quanto a identificação e aplicação de vidrarias, é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q3289533 Técnicas em Laboratório

        Um técnico de laboratório de microbiologia foi encarregado de preparar 1 L de uma solução nutritiva de meio de cultura para o crescimento de bactérias. Para esse volume final, o protocolo recomenda o uso de 20 g de meio em pó dissolvido em água destilada. Após a dissolução, a solução deve ser ajustada ao pH 7,2 com NaOH ou HCl, seguida de esterilização em autoclave a 121 °C por 15 minutos. Além disso, é necessário descontaminar e acondicionar adequadamente as vidrarias utilizadas. Durante o preparo, o técnico adicionou o pó a 900 mL de água, agitou suavemente até a solubilização completa, completou o volume com água até atingir 1 L e utilizou um medidor de pH calibrado para verificar a acidez da solução. Em seguida, ajustou o pH com uma das soluções indicadas até atingir o valor de 7,2. Após o ajuste do pH, ele acondicionou as placas de Petri e os tubos de ensaio em recipientes hermeticamente fechados antes de iniciar o processo de esterilização.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente. 


Se o ajuste de pH necessário tiver sido menor que 0,2, o correto é que ele tenha sido realizado com NaCl, evitando-se variações bruscas. 

Alternativas
Q3289532 Técnicas em Laboratório

        Um técnico de laboratório de microbiologia foi encarregado de preparar 1 L de uma solução nutritiva de meio de cultura para o crescimento de bactérias. Para esse volume final, o protocolo recomenda o uso de 20 g de meio em pó dissolvido em água destilada. Após a dissolução, a solução deve ser ajustada ao pH 7,2 com NaOH ou HCl, seguida de esterilização em autoclave a 121 °C por 15 minutos. Além disso, é necessário descontaminar e acondicionar adequadamente as vidrarias utilizadas. Durante o preparo, o técnico adicionou o pó a 900 mL de água, agitou suavemente até a solubilização completa, completou o volume com água até atingir 1 L e utilizou um medidor de pH calibrado para verificar a acidez da solução. Em seguida, ajustou o pH com uma das soluções indicadas até atingir o valor de 7,2. Após o ajuste do pH, ele acondicionou as placas de Petri e os tubos de ensaio em recipientes hermeticamente fechados antes de iniciar o processo de esterilização.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente. 


O material foi corretamente preparado pelo técnico para a esterilização em autoclave. 

Alternativas
Q3289531 Técnicas em Laboratório

        Um técnico de laboratório de microbiologia foi encarregado de preparar 1 L de uma solução nutritiva de meio de cultura para o crescimento de bactérias. Para esse volume final, o protocolo recomenda o uso de 20 g de meio em pó dissolvido em água destilada. Após a dissolução, a solução deve ser ajustada ao pH 7,2 com NaOH ou HCl, seguida de esterilização em autoclave a 121 °C por 15 minutos. Além disso, é necessário descontaminar e acondicionar adequadamente as vidrarias utilizadas. Durante o preparo, o técnico adicionou o pó a 900 mL de água, agitou suavemente até a solubilização completa, completou o volume com água até atingir 1 L e utilizou um medidor de pH calibrado para verificar a acidez da solução. Em seguida, ajustou o pH com uma das soluções indicadas até atingir o valor de 7,2. Após o ajuste do pH, ele acondicionou as placas de Petri e os tubos de ensaio em recipientes hermeticamente fechados antes de iniciar o processo de esterilização.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente. 


Considere que o pH medido antes do ajuste tenha sido igual a 6,8. Nessa situação, o componente correto a ser adicionado para a devida correção é o NaOH. 

Alternativas
Q3289530 Técnicas em Laboratório

        Um técnico de laboratório de microbiologia foi encarregado de preparar 1 L de uma solução nutritiva de meio de cultura para o crescimento de bactérias. Para esse volume final, o protocolo recomenda o uso de 20 g de meio em pó dissolvido em água destilada. Após a dissolução, a solução deve ser ajustada ao pH 7,2 com NaOH ou HCl, seguida de esterilização em autoclave a 121 °C por 15 minutos. Além disso, é necessário descontaminar e acondicionar adequadamente as vidrarias utilizadas. Durante o preparo, o técnico adicionou o pó a 900 mL de água, agitou suavemente até a solubilização completa, completou o volume com água até atingir 1 L e utilizou um medidor de pH calibrado para verificar a acidez da solução. Em seguida, ajustou o pH com uma das soluções indicadas até atingir o valor de 7,2. Após o ajuste do pH, ele acondicionou as placas de Petri e os tubos de ensaio em recipientes hermeticamente fechados antes de iniciar o processo de esterilização.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente. 


Foi acertada a conduta do técnico de realizar o ajuste de volume para 1 L imediatamente após a solubilização do pó. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: E
5: D
6: B
7: C
8: C
9: E
10: B
11: D
12: C
13: D
14: C
15: A
16: C
17: E
18: E
19: C
20: E