Questões de Concurso
Sobre técnicas bioquímicas indicadas no diagnóstico de diversas patologias humanas em técnicas em laboratório
Foram encontradas 345 questões
Com relação à dosagem de lipídeos plasmáticos, assinale a alternativa correta.
Uma transfusão de sangue é a transferência de sangue ou de um dos seus componentes de uma pessoa saudável (um doador) para uma pessoa doente (um receptor).
Sobre a Transfusão de sangue, é correto afirmar que:
I. As transfusões são administradas para aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio, restaurar a quantidade de sangue no corpo (volume sanguíneo) e corrigir problemas de coagulação.
II. O que determina o tipo sanguíneo é a presença de certos antígenos (moléculas complexas de açúcar ou proteína que podem desencadear uma resposta imune) na superfície dos glóbulos vermelhos.
III. Os antígenos de células sanguíneas incluem antígenos dos grupos sanguíneos A e B e fator Rh.
IV. O sangue pode ser Rh positivo (o fator Rh está presente na superfície dos glóbulos vermelhos) ou Rh negativo (o fator Rh está ausente).
Estão CORRETAS:
Levando-se em consideração seu conhecimento obtido no estudo de patologias humanas, que termo melhor define uma doença exclusivamente humana?
As enzimas modificadoras de DNA são as principais ferramentas da engenharia genética e possibilitam a manipulação in vitro de moléculas de DNA ou RNA. A tecnologia do DNA recombinante é possível devido a descoberta das _____________________que catalisam reações específicas nas moléculas de DNA. Complete:
A coloração de Gram é o método tintorial mais empregado na rotina de laboratórios de bacteriologia. A partir deste método podemos classificar as bactérias em dois grandes grupos: Gram positivas e Gram negativas.
Em relação aos princípios do método de Gram, analise as afirmativas a seguir.
I- Após a coloração com violeta de metila, todas as bactérias coram-se em roxo. Com a adição do lugol, ocorre a formação do complexo Iodopararosanilina fixando o corante primário nas estruturas celulares.
II- O tratamento com álcool retira/descora o complexo Iodopararosanilina das células Gram negativas, ao passo que nas Gram positivas este complexo se mantém.
III-Na observação ao microscópio as bactérias Gram positivas são identificadas pela cor roxa e as bactérias Gram negativas pela cor vermelha.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a organela observada pelos biólogos.
O principal marcador sorológico da hepatite C é o anti-HCB, detectado, aproximadamente, 70 dias após a infecção. A medida de ALT é variável ao longo do tempo. Dessa forma, apenas utilizando-se métodos de biologia molecular que permitam a identificação do DNA viral é possível detectar mais precocemente a infecção.
A benzilpenicilina benzatina é a única opção segura e eficaz para o tratamento adequado da sífilis em gestantes. Qualquer outro tratamento realizado durante a gestação, para fins de definição de caso e abordagem terapêutica de sífilis congênita, é considerado inadequado para a mãe. Consequentemente, o recém-nascido será notificado como caso de sífilis congênita e submetido à avaliação clínica e laboratorial.
O crioprecipitado é indicado para uso terapêutico ou profilático, sendo sua principal indicação a reposição de fibrinogênio em pacientes com hipo ou afibrinogenemia, congênita ou adquirida, ou defeitos qualitativos do fibrinogênio quando não tiver ele na forma industrial.
Atualmente, o diagnóstico laboratorial de diabetes e das dislipidemias, por exemplo, possuem valores muito específicos para estabelecer a conduta fármacoterapêutica. A Associação Americana de Diabetes (ADA) preconiza que uma glicemia de jejum superior ou igual a 86 mg/dL, confirmada por nova coleta, caracterize o diagnóstico de Diabetes mellitus ou, ainda, uma glicemia superior a 105 mg/dL, a qualquer hora do dia e em quaisquer condições, desde que acompanhada e sinais característicos.
A gestante com tuberculose deve ser tratada com o Esquema Básico para Tratamento da TB em adultos e adolescentes (disponível no Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, 2019, constituído por uma primeira fase intensiva com duração de dois meses e esquema composto por rifampicina, isonizaida, pirazinamida e etambutol, e por uma segunda fase de manutenção de quatro meses e esquema que inclui rifampicina e isoniazida.
A oxidação dos hemocomponentes é realizada para a prevenção da doença do enxerto versus hospedeiro associada à transfusão (DECH‑AT), complicação imunológica usualmente fatal, causada pela enxertia e expansão clonal dos linfócitos do doador em receptores suscetíveis.
Em um exame, entende-se por especificidade a capacidade de um teste detectar os indivíduos realmente portadores da doença, condição ou agravo. Representa a probabilidade de os indivíduos com a doença terem um teste positivo para essa doença, condição ou agravo. Um teste é tanto mais específico quanto menor for o número de exames falso-negativos que ele produz. Sendo assim, um teste específico raramente deixa de reagir quando amostras de indivíduos com a infecção/doença são testadas.