Questões de Concurso
Sobre entrevista e anamnese em psicologia
Foram encontradas 103 questões
A anamnese é um instrumento essencial para o diagnóstico psicológico. Através dela, obtemos informações referentes à história de vida do paciente, bem como dados sobre afetos, normas, preconceitos, expectativas, padrões familiares, problemas psiquiátricos pregressos etc., sendo possível, assim, uma tomada de decisão em relação à determinação de quais instrumentos serão utilizados para o processo de investigação clínica e capaz de avaliar quais as intervenções psicoterapêuticas mais indicadas a serem oferecidas ao paciente (Matos; Lopes, 2017). É CORRETO asseverar que:
Sobre o psicodiagnóstico clínico, analise as afirmativas abaixo:
( ) Considerando que o profissional dispõe de um tempo limitado, o psicólogo deve ter clareza do que deverá ser investigado, devendo prezar sempre pela celeridade do processo.
( ) É um processo, realizado em um tempo determinado, que tem como objetivo coletar dados e dar respostas sobre uma (ou mais) queixa(s) clínica(s).
( ) O psicodiagnóstico é um dos tipos de avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos, portanto, não abrange todas as formas de avaliação psicológica.
( ) É um processo, realizado por meio de entrevistas diversas, sem um tempo determinado, que tem como objetivo coletar dados e dar respostas sobre demandas diversas.
( ) O psicodiagnóstico pode ser entendido como um processo com início, meio e fim, que utiliza entrevistas, técnicas e/ou testes psicológicos para compreender as potencialidades e as dificuldades apresentadas pelo avaliando, tendo por base uma teoria psicológica.
Escolha e marque a opção que contêm a sequência correta de respostas, na ordem de cima para baixo:
A avaliação de um paciente em psicopatologia, é feita principalmente por meio da entrevista (DALGALARRONDO, 2008) sobre esta etapa importante para o processo diagnóstico, segundo o autor, é INCORRETO afirmar:
A anamnese é classicamente composta pelos seguintes tópicos, exceto:
Relativamente ao psicodiagnóstico, é correto afirmar que:
Na operacionalização do processo de diagnóstico psicológico, o psicólogo utiliza uma série de métodos e técnicas que podem ser classificados, grosso modo, segundo Jurema Alcides Cunha, em três grandes grupos: quanto aos métodos quantitativo, clínico e:
Julgue o item a seguir.
No que se refere a pacientes com transtornos mentais e abuso de substâncias químicas, não é de suma importância que o psicólogo, tanto no âmbito terapêutico individual quanto no coletivo, se preocupe em investigar e analisar qual a história clínica do paciente e se preocupe se o transtorno mental está ligado ao uso ou não de substâncias químicas, além de identificar se for o caso, qual dos problemas surgiu primeiro.
Julgue o item a seguir.
A psicologia deve considerar que as diversas dimensões a serem investigadas através da anamnese ocupacional requerem uma ou mais entrevistas com o próprio trabalhador e com familiares, chefias e colegas de trabalho. Além disso, a investigação diagnóstica pode incluir, também, a avaliação psicológica com o uso ou não de testes psicológicos. A proposta atual de investigação diagnóstica no campo da saúde do trabalhador se constituiu como tentativas de compreender as relações entre condições de vida e de trabalho e o surgimento, a frequência ou a gravidade dos distúrbios mentais.
Julgue o item a seguir.
Na realização da Avaliação Psicológica, o psicólogo deve fundamentar suas decisões obrigatoriamente em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso profissional. Dependendo do contexto, também pode recorrer a procedimentos e recursos auxiliares como fontes complementares de informação.
Julgue o item a seguir.
A Anamnese é uma técnica de entrevista que pode ser
facilmente estruturada cronologicamente e tem por
objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um
encaminhamento.
Nessa perspectiva, analise os passos a seguir.
I. Fazer a entrevista de anamnese, conhecendo melhor o paciente, esclarecendo o motivo manifesto, bem como compreender o motivo latente – sua motivação mais inconsciente.
II. Compreender os sinais e sintomas, as ansiedades e defesas que a pessoa demonstra bem como a sua história de vida nas primeiras entrevistas.
III. Refletir sobre as hipóteses iniciais e planejar o uso ou não de instrumentos diagnósticos como testes verbais, lúdicos ou testes gráficos, considerando a hipótese diagnóstica.
IV. Estabelecer uma estratégia diagnóstica planejada, que poderá ser modificada ao longo do processo, e após o seu desenvolvimento e análise de todo o material, fazer a entrevista de devolução.
São passos para um processo psicodiagnóstico:
( ) Quando o indivíduo vem voluntariamente em busca de cuidados ou foi encaminhado por outro serviço de saúde, sem qualquer especificidade e com triagem aleatória, seria o primeiro nível de avaliação.
( ) Quando o indivíduo vem voluntariamente em busca do tratamento, mas foi encaminhado por outro serviço, já com problemas decorrentes do uso de ATOSP, seria o segundo nível de avaliação.
( ) Quando o paciente chega ao especialista, pois o problema relacionado a ATOSP já está diagnosticado e a avaliação é feita com maior profundidade, seria o terceiro nível de avaliação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.