Questões de Concurso Comentadas sobre família em psicologia

Foram encontradas 218 questões

Q3267336 Psicologia
João tem 2 anos e foi encontrado sozinho após denúncia junto ao Conselho Tutelar, porque sua mãe foi para um baile e o deixou em casa. Diante da situação descrita, ele foi colocado em uma família acolhedora.
Sobre a hipótese em análise, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3267334 Psicologia
O Conselho Tutelar de Canaã dos Carajás recebeu uma denúncia porque o menino Gustavo, de 8 anos, nunca foi à escola. Sobre a situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3213545 Psicologia
Marque a alternativa correta sobre a relação entre saúde mental e o contexto familiar do paciente.
Alternativas
Q3208159 Psicologia
De acordo com o Art. 4º da Lei 14344/2022, as estatísticas sobre a violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente serão incluídas nas bases de dados dos órgãos oficiais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Sistema Único de Saúde, do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema de Justiça e Segurança, de forma:
Alternativas
Q3195566 Psicologia
Em um processo de psicodiagnóstico com uma família, o psicólogo observa que uma criança apresenta dificuldades acadêmicas e comportamentais, mas estas só ocorrem em casa, não na escola. Qual fator o psicólogo deve considerar prioritariamente na avaliação?
Alternativas
Q3200616 Psicologia
Qual estilo parental está associado mais intimamente à sabotagem coparental, segundo estudos?
Alternativas
Q3200602 Psicologia
As mudanças no ciclo de vida familiar incluem a transformação dos papéis femininos e o aumento do índice de divórcio e recasamento. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A criação dos filhos atualmente ocupa menos da metade do período de vida adulta que antecede a terceira idade.
(__)O papel feminino nas famílias não sofreu mudanças significativas nas últimas gerações, pois a figura feminina costuma desempenhar papel protagonista nas relações parentais.
(__)A fase do ciclo de vida familiar com o índice mais elevado de divórcio é a fase de famílias com filhos pequenos.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Alternativas
Q3200592 Psicologia
Dentro das relações familiares existem vários ciclos, dentre eles, o estágio de "tornando-se pais: famílias com filhos pequenos" apresenta desafios específicos. Assim, avalie as proposições:

I.Nesta fase, é comum queixas de disfunção sexual e depressão.
II.Os pais devem impor uma autoridade completa sobre os filhos pequenos.
III.A divisão de responsabilidades entre os pais pode ser uma fonte de conflito.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3200589 Psicologia
Considere as afirmativas relacionadas à Psicologia da Família, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A família, a nível sistémico, é entendida como um todo que integra pessoas em uma teia relacional, sendo parte de outros sistemas e contextos mais amplos;
(__)O ciclo vital da família é caracterizado por etapas ou estádios previsíveis de transformação na organização familiar, sendo a formação do casal a primeira etapa desse ciclo;
(__)A primeira etapa do ciclo vital da família é a criação dos filhos, e não a formação do casal.

Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:
Alternativas
Q3090867 Psicologia
Márcio e Rosane possuem uma filha em comum com atuais doze anos de idade e se separaram de forma litigiosa durante a pandemia de COVID-19. Depois de muitos desacordos em relação à convivência familiar e outros assuntos de interesse da menina, Márcio decidiu ajuizar uma ação de guarda compartilhada com base na lei nº 13.058 de 22/12/2014.
Com base nessa lei, é correto afirmar que
Alternativas
Q3090861 Psicologia
Em 2022, o Conselho Federal de Psicologia emitiu a nota técnica nº 4/2022/GTEC/CG, que versa sobre os impactos da lei nº 12.318/2010, conhecida como Lei da Alienação Parental, na atuação das psicólogas e dos psicólogos.

Com relação às recomendações feitas na nota supracitada, analise as afirmativas a seguir.

I. Em situações nas quais são instados a se manifestar sobre a ocorrência ou não de alienação parental, nos termos da Lei nº 12.318/10, a(o)s psicóloga(o)s fundamentem suas análises e conclusões acerca dos membros do grupo familiar e de suas dinâmicas relacionais com base no ilícito civil, definido nos termos da lei.

II. Na elaboração de documentos psicológicos, a(o)s psicóloga(o)s restrinjam suas análises e conclusões à comparação entre os comportamentos observados em membros do grupo familiar com as formas exemplificativas do ilícito civil, definido pela Lei nº 12.318/10 como alienação parental.

III. No atendimento à criança e adolescente envolvidos em disputa de guarda e convivência familiar, a(o)s psicóloga(o)s incluam a mãe, o pai ou outro responsável no processo terapêutico ou de avaliação psicológica.


Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3090857 Psicologia
Wenceslau e Nádia foram casados por três anos. Marcelo nasceu no período, fruto dessa união conjugal. Após a separação, o menino permaneceu com a mãe e o pai sempre assumiu a responsabilidade pelo pagamento da pensão alimentícia, mas parou de visitar o filho e de ter contato com ele.
A dinâmica em análise parece ser sugestiva de
Alternativas
Q3090849 Psicologia
João foi reconhecido legalmente apenas por sua mãe, Letícia, tendo sempre permanecido junto a ela em seu desenvolvimento. Letícia nunca quis revelar o nome do pai ao filho, pois se sentiu magoada pelo fato de o então namorado não tê-la apoiado na gravidez e após o parto da criança. Ocorre que João descobriu, com 24 anos, que seu pai é Adolfo, antigo namorado de Letícia.
Diante da hipótese apresentada, é correto afirmar que
Alternativas
Q3067250 Psicologia
Em relação à violência intrafamiliar, é possível identificar antecipadamente a presença de condições específicas, tanto individuais quanto familiares e coletivas, que aumentam a probabilidade de que esse problema surja. Entre os fatores de risco que afetam essas dinâmicas, podemos ressaltar as famílias que:
Alternativas
Q3055823 Psicologia
Novas formas de constituição familiar vêm se configurando nas últimas décadas, principalmente diante da emergência dos discursos pós-modernos que assimilam a cultura como mercadoria de consumo.
Sobre as características da família na atual conjuntura, analise as afirmativas a seguir.

I. A identificação da criança de forma periférica nas famílias contemporâneas.
II. O aumento da importância dos avós e forte presença da solidariedade entre as gerações para tentar fazer frente à ausência de estabilidade socioeconômica.
III. A família passa a ser regida por laços afetivos e é pautada na liberdade de escolha.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3029894 Psicologia
O papel do psicólogo frente ao divórcio envolvendo filhos pequenos é multifacetado e pode variar dependendo das necessidades específicas da família.
Cabe ao profissional de psicologia:
Alternativas
Q2499116 Psicologia
Pedro, que tem 70 anos, percebe um salário mínimo como aposentadoria. Ocorre que ele ficou doente e vem usando a maior parte de seus recursos na aquisição de remédios. Diante desse quadro, suas filhas Lucinda e Marilei buscaram a Defensoria Pública, comprometendo-se a prestar solidariamente a responsabilidade alimentar com o pai, assumindo, cada uma, o valor de meio salário mínimo como pensão alimentícia.

Com relação ao caso apresentado, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2499110 Psicologia
A escuta psicológica da criança nas ações de litígio familiar é essencial durante o procedimento de avaliação pericial, uma vez que, de acordo com as referências técnicas para a atuação em varas de família, tal escuta deve ter como finalidade:
Alternativas
Q2499107 Psicologia
O Conselho Federal de Psicologia publicou a Nota Técnica nº 4/2022/GTEC/CG que versa sobre os impactos da lei da alienação parental na atuação das psicólogas e dos psicólogos.

De acordo com a nota, que tem posicionamento crítico, é correto afirmar que a lei:
Alternativas
Q2499106 Psicologia
A abordagem da alienação parental requer o conhecimento da lei brasileira que dispõe sobre o tema (Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010 / Lei nº 14.340, de 18 de maio de 2022). Os atos de alienação parental são considerados como interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente para que repudie o(a) genitor(a) ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com ele (a).

É correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: A
5: C
6: D
7: B
8: A
9: D
10: E
11: B
12: B
13: A
14: D
15: D
16: C
17: A
18: A
19: E
20: D