Questões de Psicologia - Família para Concurso

Foram encontradas 208 questões

Q3029894 Psicologia
O papel do psicólogo frente ao divórcio envolvendo filhos pequenos é multifacetado e pode variar dependendo das necessidades específicas da família.
Cabe ao profissional de psicologia:
Alternativas
Q2915631 Psicologia

Aprisionados a uma representação que propõe a família nuclear burguesa como modelo universal de socialização, muitos psicólogos ao analisarem as famílias dos menores infratores utilizam com freqüência a expressão “família desestruturada”. Este tipo de avaliação indica que tais profissionais:

1. preocupam-se em compreender as características específicas de cada classe social.

2. valorizam as diferenças resultantes da singularidade de cada cultura ou subcultura.

3. tendem a patologizar o cotidiano das classes populares, favorecendo a produção de estigmas.

4. qualificam apenas a família burguesa como espaço de formação ética.

Estão corretas apenas:

Alternativas
Q2884769 Psicologia

Segundo Lúcia Rosa, durante o século XIX nasceu um tipo de família “higienicamente conformada em relações afetivas, (...) centrada na criança e no casal (...), fundada numa divisão de trabalho hierárquica e complementar, conforme o sexo e a idade, e na separação aparente entre o espaço público e o privado (...)”. A esta família, a autora denomina:

Alternativas
Q2731072 Psicologia

"A família passou a ter um papel mais afetivo na formação da criança, enfatizando também a educação como fator importante nas relações estabelecidas. A partir do momento que a infância era reduzida, a criança se via atrelada ao universo adulto, no qual aprendiam as tarefas cotidianas por pessoas mais velhas na condição de aprendizes.


Nesse período não havia escolas, as crianças recebiam o conhecimento de forma direta e informal, por meio dos familiares. Dessa forma, a família se torna a primeira instituição responsável pela formação do indivíduo (ARIÈS, 1981).


A educação fornecida pelos familiares era uma educação informal, fundamentada na prática das tarefas cotidianas, e não em um sistema de ensino. Ariès (1981, p. 156) acrescenta que "a criança aprendia pela prática, [...] toda educação se fazia através da aprendizagem, e dava-se a essa noção um sentido muito mais amplo do que o que ela adquiriu mais tarde". Assim, o conhecimento adquirido no seio da sociedade se tornava uma aprendizagem fundamental para o individuo se situar dentro das relações estabelecidas no contexto em que vivia.


Nessa nova visão educacional, enfatiza-se o surgimento da escola como fonte de uma educação sistemática, diferente dos saberes aprendido em casa."


SANTOS, Luana Rocha dos; TONIOSSO, José Pedro. A importância da relação escolafamília. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 122-134, Bebedouro-SP, 2014.


Tendo em vista o papel da família e da escola na educação assinale a alternativa mais adequada:

Alternativas
Q2679927 Psicologia

A família é considerada a primeira agência educacional do ser humano e é responsável, principalmente, pela forma com que o sujeito se relaciona com o mundo, a partir de sua localização na estrutura social. Considerando esse assunto, analise as afirmações a seguir:


I. As famílias contemporâneas assumem novos formatos com mães responsáveis pelo sustento dos filhos, pais solteiros, madrastas e padrastos de segundos casamentos.

II. As famílias monoparentais surgem quando a mãe ou pai solteiros, divorciados ou viúvos casam-se novamente.

III. As famílias pluriparentais resultam de divórcio ou separação, maternidade ou paternidade sem casamento ou viuvez.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: E
5: C