Questões de Concurso Sobre freud em psicologia

Foram encontradas 831 questões

Q3156575 Psicologia
Alguns pontos sobre a Teoria Psicanalítica de Freud foram elencados abaixo. Analise cada afirmativa, marque, posteriormente, a alternativa correta.

I – Dentro da psicanálise, o inconsciente é considerado a parte mais significativa dos processos mentais.
II – Ao reprimir os desejos e pulsões que constituem o inconsciente, o indivíduo consegue controlar suas emoções.
III - A neurose é uma forma que se manifesta consciente ou inconscientemente de lidar com traumas e conflitos.
IV- Neurose e psicose são caracterizadas pela incapacidade do indivíduo de perceber o que é e o que não é real.
Alternativas
Q3152196 Psicologia
Mecanismos de defesa são formas com que o ego busca se esquivar de seu encontro com elementos inconscientes que levem a uma autocrítica, colocando em risco uma "capa protetora" que assegura o próprio ego. Sobre os mecanismos de defesa descritos por Freud, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(__)A sublimação transforma impulsos inaceitáveis em atividades culturalmente valorizadas, como arte ou ciência.
(__)A formação reativa permite a expressão direta dos desejos reprimidos de forma idêntica aos impulsos originais.
(__)A racionalização envolve a substituição de impulsos por comportamentos que anulam os desejos originais.
(__)O deslocamento redireciona emoções ou impulsos de um alvo original para um substituto mais aceitável.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3152195 Psicologia
O recalque é um conceito-chave em Freud para explicar como o ego lida com conteúdos que considera inaceitáveis. Sobre o papel do recalque no desenvolvimento das neuroses e psicoses, analise as afirmativas a seguir.
I.O recalque é um mecanismo de defesa central nas neuroses, resultando na formação de sintomas substitutivos.
II.Na psicose, o recalque é substituído pelo mecanismo de desmentido, que distorce a realidade.
III.O recalque desempenha papel idêntico tanto nas neuroses quanto nas psicoses, sendo a estrutura psíquica semelhante.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3152190 Psicologia
A sublimação é um mecanismo de defesa que permite a canalização de impulsos inaceitáveis para atividades socialmente valorizadas. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3144217 Psicologia
No final do século XIX, as descobertas de Freud acerca da sexualidade infantil causaram grande repercussão. Nessa perspectiva, a personalidade seria desenvolvida por meio de diferentes estágios/fases, de acordo com etapas de desenvolvimento psicossexual da criança. No que se refere às fases do desenvolvimento psicossexual para Freud, a fase em que há uma acomodação dos impulsos sexuais, permitindo uma maior integração das funções do ego, desenvolvendo a personalidade no sentido da aquisição de habilidades, da formação de atitudes sociais e, consequentemente, de uma maior experiência com a realidade, é conhecida como:
Alternativas
Q3134247 Psicologia
A teoria freudiana da estrutura da personalidade oferece uma compreensão complexa de como os diferentes componentes psíquicos interagem para moldar o comportamento humano. Segundo Freud, a psique é composta por três instâncias principais: o id, o ego e o superego. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) O id é a parte da personalidade que contém os instintos e desejos primitivos, sendo uma estrutura amorfa e desorganizada que opera principalmente no nível inconsciente.

(__) O ego desenvolve-se a partir do id e tem a função de mediar entre as demandas instintivas do id e as exigências da realidade externa, buscando a autopreservação e a adaptação.

(__) O ego é totalmente incapaz de controlar os impulsos do id e não possui influência sobre as decisões do indivíduo, agindo apenas como um simples receptor das necessidades instintivas.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3127452 Psicologia
Nas alternativas expostas a seguir, foram listados cinco importantes teóricos da personalidade. Em sua abordagem, um destes transformou os estágios do desenvolvimento psicossexual de Freud em estágios psicossociais e estendeu a análise desenvolvimental a todo o ciclo vital. Tal teoria foi desenvolvida por:
Alternativas
Q3126127 Psicologia

Para Freud, a função da educação é a de colaborar para que as crianças aprendam a controlar seus instintos, seus impulsos, de maneira a coibir, proibir, reprimir, a fim de evitar sofrimentos maiores.

Fonte: PILETTI, 2017. Adaptado.


Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3122767 Psicologia
O desenvolvimento humano, segundo a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, é marcado pela força da libido, que se manifesta em diferentes regiões do corpo ao longo das fases da infância. Qual das seguintes afirmações descreve corretamente a fase fálica do desenvolvimento psicossexual infantil?
Alternativas
Q3121287 Psicologia
A criação da Psicanálise por Sigmund Freud (1856-1939) não foi um processo linear, pelo contrário, ela foi desenvolvida e refinada ao longo de muitos anos de prática clínica. Por isso, é possível identificar, em sua obra, importantes conceitos que foram concebidos no cotidiano de seu árduo trabalho clínico e de sua constante investigação teórica. Assim, dadas as afirmativas sobre o processo de desenvolvimento da Psicanálise,

I. A psicanálise interessa-se, sobretudo, pela realidade objetiva vivenciada pelo sujeito.
II. O sintoma é produzido a partir do conflito entre o desejo e os mecanismos de defesa.
III. Tânatos é a pulsão de vida ligada à autopreservação e Eros é a pulsão de morte ligada à agressividade e à autodestruição.
IV. O funcionamento psíquico é concebido a partir dos pontos de vista econômico, tópico e dinâmico, simultaneamente.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q3119695 Psicologia
O desenvolvimento humano é marcado por várias etapas do crescimento psicossexual, conforme teorizado por Sigmund Freud. Qual das seguintes características é associada à fase oral do desenvolvimento psicossexual?
Alternativas
Q3119688 Psicologia
A estrutura da personalidade, conforme proposta por Sigmund Freud, é composta por três componentes básicos: o id, o ego e o superego. Qual das seguintes afirmações descreve corretamente a função do ego, segundo a teoria psicanalítica de Freud?
Alternativas
Q3118572 Psicologia
Freud é considerado o fundador da abordagem psicodinâmica, ele acreditava que a mente é responsável pelas decisões conscientes e inconscientes. A teoria psicanalítica de Freud trouxe uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento da personalidade, destacando o inconsciente como parte fundamental do psiquismo humano. Assinale a alternativa correta sobre a teoria freudiana:
Alternativas
Q3108789 Psicologia
Segmund Freud (1856-1936), desenvolveu uma prática profissional de investigação sistemática de problemas psíquicos focando na interiodade do indivíduo. Sobre esse método investigativo da psicanálise consideramos: 
Alternativas
Q3104815 Psicologia

        Lívia, 14 anos de idade, teve uma perda ponderal considerável nos últimos meses. Estranhando o comportamento da filha, a genitora decidiu levá-la para receber atenção profissional na rede pública de saúde, em seu território. Chegando lá, a equipe multidisciplinar, composta por médico e psicólogo, iniciou a entrevista com mãe e filha presentes. A mãe relatou o seguinte:


         “Nos últimos 4 meses, Lívia tem comido bem menos. Como trabalho muito e a crio sozinha, não sei muito bem como começou. Passei a estranhar quando ela começou a não comer a marmita que sempre deixo pronta para ela e passou a não pedir para eu fazer as comidinhas e sobremesas que pedia aos finais de semana. Ficou mais quieta e mais fraca. Até achei que tinha relação com o período menstrual, pois ela tem um fluxo intenso e fica mais na dela quando está naqueles dias. Quando perguntei, ela me contou não tinha nada a ver com isso e que a menstruação não vinha havia mais de dois meses. Passamos logo no postinho e ela fez um teste de gravidez. Fez três vezes pra termos certeza. Mas não era menino não.” [sic].


     E continuou:

    

    “Passou a ficar irritadiça quando eu perguntava sobre sua alimentação ou oferecia as coisas que antes ela gostava de comer. Ficou mais calada, quieta e passou a ficar mais tempo no quarto. Com muito jeito, depois de alguns dias, ela conseguiu se abrir comigo. Comentou que nunca gostou de seu corpo, que sempre se achou gorda demais, que o nariz é ‘grande e de batata’, que tem vontade de morrer só de pensar em engordar. Revelou para mim que tem contado as calorias de tudo o que come e que a cabeça falta explodir, porque os pensamentos não param. Meu coração quase não aguentou, doutor. Mas o que quase acabou comigo foi encontrar umas marcas no braço dela. Depois de muito esforço meu, ela confessou que tem tido pensamentos muito ruins e tem perdido a vontade de tudo, inclusive de viver. Minhas pernas falharam na hora. Pensei que fosse ter um ataque. Nunca tinha visto minha filha assim. Estou disposta a largar tudo para cuidar dela e ela sabe disso. Falava que não precisava de tratamento nenhum e que a única coisa da qual gostaria de se livrar é do medo de engordar. Mas, depois que fizemos os exames na unidade básica de saúde, o médico disse que precisaríamos buscar ajuda psicológica também, pois o quadro dela não melhoraria se não cuidássemos da sua saúde mental. Aí ela amoleceu e aceitou vir hoje.” [sic]. 


Considerando o caso clínico apresentado no texto 17A1, julgue os itens a seguir. 

De acordo com as contribuições da psicanálise, Lívia apresenta alterações quanto à percepção do próprio corpo, cuja origem está relacionada a perturbações e conflitos na esfera do desejo e em suas formas de expressão. 
Alternativas
Q3104814 Psicologia

        Lívia, 14 anos de idade, teve uma perda ponderal considerável nos últimos meses. Estranhando o comportamento da filha, a genitora decidiu levá-la para receber atenção profissional na rede pública de saúde, em seu território. Chegando lá, a equipe multidisciplinar, composta por médico e psicólogo, iniciou a entrevista com mãe e filha presentes. A mãe relatou o seguinte:


         “Nos últimos 4 meses, Lívia tem comido bem menos. Como trabalho muito e a crio sozinha, não sei muito bem como começou. Passei a estranhar quando ela começou a não comer a marmita que sempre deixo pronta para ela e passou a não pedir para eu fazer as comidinhas e sobremesas que pedia aos finais de semana. Ficou mais quieta e mais fraca. Até achei que tinha relação com o período menstrual, pois ela tem um fluxo intenso e fica mais na dela quando está naqueles dias. Quando perguntei, ela me contou não tinha nada a ver com isso e que a menstruação não vinha havia mais de dois meses. Passamos logo no postinho e ela fez um teste de gravidez. Fez três vezes pra termos certeza. Mas não era menino não.” [sic].


     E continuou:

    

    “Passou a ficar irritadiça quando eu perguntava sobre sua alimentação ou oferecia as coisas que antes ela gostava de comer. Ficou mais calada, quieta e passou a ficar mais tempo no quarto. Com muito jeito, depois de alguns dias, ela conseguiu se abrir comigo. Comentou que nunca gostou de seu corpo, que sempre se achou gorda demais, que o nariz é ‘grande e de batata’, que tem vontade de morrer só de pensar em engordar. Revelou para mim que tem contado as calorias de tudo o que come e que a cabeça falta explodir, porque os pensamentos não param. Meu coração quase não aguentou, doutor. Mas o que quase acabou comigo foi encontrar umas marcas no braço dela. Depois de muito esforço meu, ela confessou que tem tido pensamentos muito ruins e tem perdido a vontade de tudo, inclusive de viver. Minhas pernas falharam na hora. Pensei que fosse ter um ataque. Nunca tinha visto minha filha assim. Estou disposta a largar tudo para cuidar dela e ela sabe disso. Falava que não precisava de tratamento nenhum e que a única coisa da qual gostaria de se livrar é do medo de engordar. Mas, depois que fizemos os exames na unidade básica de saúde, o médico disse que precisaríamos buscar ajuda psicológica também, pois o quadro dela não melhoraria se não cuidássemos da sua saúde mental. Aí ela amoleceu e aceitou vir hoje.” [sic]. 


Considerando o caso clínico apresentado no texto 17A1, julgue os itens a seguir. 

De acordo com a teoria freudiana, Lívia estaria utilizando a forclusão como defesa da castração.
Alternativas
Q3102182 Psicologia
Para Freud, a função da educação é a de colaborar para que as crianças aprendam a controlar seus instintos, seus impulsos, de maneira a coibir, proibir, reprimir, a fim de evitar sofrimentos maiores.
Fonte: PILETTI, 2017. Adaptado.

Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3101414 Psicologia
Para Freud, a função da educação é a de colaborar para que as crianças aprendam a controlar seus instintos, seus impulsos, de maneira a coibir, proibir, reprimir, a fim de evitar sofrimentos maiores.
Fonte: PILETTI, 2017. Adaptado.

Analise as afirmativas a seguir sobre esse assunto e assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3092782 Psicologia
A neurose ordinária é resultado de um ÉDIPO mal recalcado; a neurose mórbida, de um Édipo traumático. Na raíz de todo sintoma, encontramos impressões traumáticas que têm origem na vida sexual infantil. (Sigmund Freud). Qual são as caraterísticas de uma neurose mórbida?
Alternativas
Q3092351 Psicologia
Sigmund Freud (1856-1939) é considerado o pai da Psicanálise, cujos fundamentos teóricos e aplicação prática tornaram-se fonte para a compreensão do psiquismo humano e influenciaram a arte, a literatura e outros campos do conhecimento, dentre estes a Psicogia Educacional. Uma das discussões freudianas partiu do pressuposto de que a função sexual apareceria, no homem, logo após o nascimento e não somente na puberdade. Seria a teoria psicossexual do desenvolvimento humano.

Nesse panorama, é CORRETO afirmar que as fases da teoria psicossexual são:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: A
5: D
6: A
7: D
8: E
9: A
10: D
11: D
12: D
13: B
14: B
15: C
16: E
17: E
18: E
19: C
20: B