Questões de Concurso
Sobre grupos terapêuticos em psicologia
Foram encontradas 375 questões
(__)A escolha do tipo de grupo e do número de componentes é determinada exclusivamente por padrões estabelecidos e não leva em consideração a preferência pessoal do terapeuta ou sua capacidade de lidar com o grupo;
(__)A psicoterapia de grupo pode ser direcionada tanto para técnicas de profundidade, focando na interação mais íntima e profunda dos membros do grupo, quanto para técnicas de superfície, que atuam na camada exterior, tratando dos aspectos funcionais e dinâmicos dos componentes;
(__)Grupos terapêuticos podem ser classificados de acordo com a homogeneidade dos seus membros, sendo possível criar grupos homogêneos, mistos, de adultos, de adolescentes e de crianças, ou ainda, baseados nos sintomas apresentados, como grupos de psicóticos ou de neuróticos.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
(__)Segundo Pichon-Rivière, ao pensarmos sobre o que ocorre em um grupo, devemos considerar apenas o eixo vertical, que diz respeito à história de constituição e aos processos psíquicos internos de cada indivíduo.
(__)O eixo horizontal, conforme proposto por Pichon-Rivière, refere-se ao grupo considerado em sua totalidade, levando em conta as interações entre os membros do grupo.
(__)A psicologia grupal estuda os microgrupos humanos, onde os indivíduos podem reconhecer-se em sua singularidade e manter ações interativas na busca de objetivos compartilhados.
(__)A teoria psicanalítica compreende que o sujeito particular é o objeto primordial de intervenção, focando no sofrimento localizado na pessoa.
A sequência está correta em:
1.(_)O uso dos "Seis Chapéus do Pensamento" permite ao casal abordar o conflito considerando múltiplas perspectivas, o que amplia as possibilidades de resolução.
2.(_)Esta técnica é utilizada exclusivamente em contextos de terapia de casal, pois assegura que não haja introspecção de cada parceiro separadamente.
3.(_)A técnica favorece a colaboração e ajuda os parceiros a explorar tanto prós quanto contras das questões, ampliando as opções de resolução.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
1. Buscam trabalhar o enfrentamento de variadas problemáticas simultaneamente.
2. Questionar mitos e preconceitos de uma dada problemática é uma das estratégias.
3. Mudança de representações sobre dada problemática não é um resultado esperado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Têm como objetivo conhecer crenças, ideias e sentimentos de seus participantes.
2. Visam à reflexão de experiências e mudanças de realidade.
3. Utilizam como estratégia aspectos educativos e da comunicação no grupo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A terapia de grupo é uma modalidade da psicoterapia que faz uso da interação entre os indivíduos para que determinadas questões em comum possam ser trabalhadas. O objetivo é proporcionar ferramentas para que a pessoa seja agente de sua própria mudança apenas.
O encontro grupal supera o desamparo, oferecendo identificação e apoio emocional. Os grupos de ajuda-mútua, alinhados à psicanálise, adotam padrões técnicos individuais, utilizando a fala como ferramenta. O psicanalista interpreta conteúdos individuais e dinâmicas grupais, ampliando a abordagem para o contexto coletivo.
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
A terapia de grupo para dependência química é uma
estratégia adequada, pois o cuidado com a saúde mental
inclui ações para ajudar na recuperação e reintegração
de pessoas com problemas relacionados ao uso de
álcool e outras drogas.
1. A coesão do grupo é um fator essencial para o sucesso da psicoterapia de grupo, pois promove o apoio mútuo e a confiança entre os membros.
2. A dinâmica de grupo em psicoterapia pode revelar padrões de comportamento interpessoal que não seriam observados em uma terapia individual.
3. A liderança do terapeuta no grupo é menos importante do que na terapia individual, pois o foco é principalmente na interação entre os membros.
4. A psicoterapia de grupo é especialmente eficaz para transtornos de ansiedade e depressão, pois permite aos pacientes compartilhar suas experiências e estratégias de enfrentamento.
5. A psicoterapia de grupo não é recomendada para indivíduos com transtornos de personalidade graves, como o transtorno de personalidade borderline, devido ao risco de desestabilização do grupo.
Alternativas: