Questões de Concurso
Sobre metodologia de pesquisa e estatística aplicada à psicologia em psicologia
Foram encontradas 224 questões
Julgue o item que se segue, relativo a pesquisa e intervenção nas organizações.
Pesquisas sobre assédio moral requerem necessariamente o uso de entrevistas em profundidade.
Assinale a alternativa correta de acordo com Maria Lucia Seidl Moura e Maria Cristina Ferreira (2005).
Sobre os questionários enquanto técnica de coleta de dados é incorreto afirmar
Com relação às pesquisas psicossociais, é incorreto afirmar
A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e tem, como principal atribuição, o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. A Resolução 466 de 12/12/2012 preconiza que
Francelin (2004) revisa alguns aspectos da constituição do conhecimento científico e descreve características de eventos que se desenvolveram e ainda se desenvolvem a partir de novos conceitos em torno da própria ciência, como o senso comum. Considere as seguintes afirmações.
FRANCELIN, M. M. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. Ci. lnf., Brasília, v. 33, n. 3, dez. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/ scielo. ph p ?scri pt=sci _ a rttex t&pid=S0100- 19652004000300004&Ing=pt&nrm=iso>. acessos em 27 jan. 2012. |
I. A ciência, aparentemente, busca por meio de seu rigor na pesquisa, no debate e crítica de opiniões, afastar-se do senso comum.
II. No meio científico, deve haver plena consciência de que uma pesquisa que leva a um novo conhecimento não é definitiva.
III. No senso comum, as opiniões obtidas podem ser emitidas como verdadeiras e definitivas.
IV. A caracterização do senso comum não passa, necessariamente, por critérios de verdade ou falsidade, mas sim pela "falta de fundamentação sistemática".
Está correto o que se afirma em:
D'Oliveira (1984) registra em seu livro as experiências e inquietações enquanto pesquisadora e professora de Psicologia. Assim, o material fornece subsídios para uma atuação em ciência e pesquisa com o intuito de reconhecê-las e compará-las com outras atividades do conhecimento humano. Considerando suas informações, é incorreto afirmar que:
D'OLIVEIRA, M.M.H. Ciência e pesquisa em psicologia: uma introdução. São Paulo: EPU, 1984. |
A pesquisa em qualquer área do conhecimento, envolvendo seres humanos, deverá observar as seguintes exigências:
I. Ser adequada aos princípios científicos que a justifiquem e com possibilidades concretas de responder a incertezas.
II. Ser desenvolvida exclusivamente em indivíduos com autonomia plena.
III. Ter plenamente justificada, quando for o caso, a utilização de placebo, em termos de não maleficência e de necessidade metodológica.
IV. Considerar que as pesquisas em mulheres grávidas não necessitam ser precedidas de pesquisa em mulheres fora do período gestacional, independentemente do objeto fundamental da pesquisa.
NÃO é correto o que se afirma em:
De acordo com Marques, Silva e Taveira (2017), a teoria funcionalista diz que os valores são princípios que orientam a vida dos indivíduos e uma expressão cognitiva das necessidades humanas. Eles podem ser agrupados em duas funções ou vetores principais, definidos como:
Os estudos de Milgran sobre influência social foram realizados em situação padrão em que o participante era colocado diante de um aparato que, segundo lhe era dito, produziria um choque numa outra pessoa quando um botão fosse apertado. Era informado ao participante que se tratava de processo de aprendizagem. Havia 30 botões e ao participante era dito de que o primeiro botão, quando acionado, descarregaria um choque de 15 volts na pessoa cujo corpo estava ligado ao aparelho por meio de eletrodos. Assim, o choque mais fraco era de 15 volts e o mais forte de 450 volts. O participante era instruído a aumentar de 15 em 15 volts a carga de choque em cada erro subsequente perpetrado pela pessoa em processo de aprendizagem. Um assistente de Milgram participava como seu aliado no papel da pessoa supostamente ligada ao aparelho com os eletrodos.
Esse aliado era orientado a indicar os primeiros sinais de desconforto quando o participante acionasse o quinto botão, ou seja, o que presumivelmente descarregaria um choque de 75 volts. Aos 150 volts ele deveria avisar ao participante insistentemente que queria desistir de participar do experimento. Aos 180 deveria gritar e dizer que não aguentava mais a dor. Ao atingir 300 volts ele deveria se recusar a responder. E, nesta ocasião, Milgram – que estava de pé, ao lado do participante – instruía-o de considerar a ausência de resposta como erro e, consequentemente, aumentar sucessivamente a intensidade dos choques até atingir o máximo de 450 volts.
De acordo com a estimativa de 40 psiquiatras a quem Milgran solicitou que indicassem qual seria o desempenho dos participantes em situação desta natureza, apenas 1% deles chegaria a obedecer às ordens do experimentador até o fim e administrar a carga de 450 volts. Surpreendentemente, porém, o percentual de participantes que chegaram a administrar 450 volts no sujeito em processo de aprendizagem foi:
D’Oliveira, (1984) registra em seu livro “Ciência e Pesquisa em Psicologia”, que faz parte da coleção “Temas Básicos de Psicologia”, as experiências e inquietações enquanto pesquisadora e professora de Psicologia. Assim, o material fornece subsídios para uma atuação em ciência e pesquisa com o intuito de reconhecê-las e compará-las com outras atividades do conhecimento humano. Com base nesse assunto, responda às questões 43 e 44.
Leia as seguintes afirmativas.
I. Fazer pesquisa é umas das etapas da ciência.
II. A ciência está em constante interação com a sociedade, podendo ser determinada pela história política e econômica do momento social em que se insere.
III. O problema de pesquisa deve ser formulado sob forma de pergunta.
Pode-se afirmar que:
Analise a frase abaixo:
“A maioria das escalas de medida em ciências do comportamento são escalas __________, isto é, são obtidas a partir da soma de vários itens selecionados como indicadores do constructo teórico que estamos interessados em medir.”
Fachel e Camey (2000)
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Um pesquisador elabora um projeto de pesquisa de metodologia mista, de natureza explanatória sequencial.
Uma característica dessa estratégia é:
Um pesquisador deseja investigar se duas variáveis categóricas estão associadas, mas seus dados não seguem uma distribuição normal.
Nesse caso, o pesquisador deve utilizar a técnica de