Questões de Concurso Sobre metodologia de pesquisa e estatística aplicada à psicologia em psicologia

Foram encontradas 227 questões

Q3141452 Psicologia
A psicologia experimental, com raízes na psicofísica, tem um papel fundamental na compreensão de processos como sensação, percepção e memória. Considerando o desenvolvimento histórico e metodológico da psicologia experimental, qual das alternativas a seguir melhor descreve uma das condições que favoreceram a experimentação psicológica? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3141450 Psicologia
Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas sistematizadas usadas para conduzir uma pesquisa ou prática, garantindo rigor e validade nos resultados. Ela orienta o planejamento e execução das etapas, proporcionando coerência e objetividade ao estudo. A metodologia em psicologia é fundamental para a condução de pesquisas rigorosas e válidas. Assinale a alternativa que apresenta a abordagem metodológica mais adequada para garantir a validade interna de um estudo em psicologia:
Alternativas
Q3121300 Psicologia
Michel Foucault (1926-1984) foi um filósofo, historiador, sociólogo e teórico francês, amplamente reconhecido por suas análises profundas sobre o poder, o conhecimento, a subjetividade e as instituições sociais. Seu trabalho teve importante impacto nos estudos em Psicologia, sobretudo no que se refere à metodologia de pesquisa. Uma de suas contribuições metodológicas foi o estudo das genealogias.
Dadas as afirmativas acerca da visão de Michel Foucault sobre metodologia e subjetividade,

I. Uma das dimensões da genealogia é a ontologia histórica de nós mesmos em nossas relações com a verdade.
II. A genealogia é uma pesquisa que se concentra no desdobramento meta-histórico das significações ideais, buscando, a partir da narrativa histórica, a origem dos fenômenos.
III. A genealogia como método, por focar-se em construir a história do presente, pode ser vista como um empirismo histórico.
IV. Foucault, ao considerar a dimensão de nossas relações com o campo do poder, compreende que nos constituímos como sujeitos ativos, que agem uns sobre os outros.

verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AP Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Psicólogo-Área |
Q3095553 Psicologia
Em metodologia de pesquisa sobre o desenvolvimento humano, uma forma de observação naturalista em que os pesquisadores vivem nas sociedades ou grupos menores que observam ou deles participam denomina-se:
Alternativas
Q3092245 Psicologia

Julgue o item que se segue, relativo a pesquisa e intervenção nas organizações. 


Pesquisas sobre assédio moral requerem necessariamente o uso de entrevistas em profundidade. 

Alternativas
Q3071456 Psicologia
Qual método de pesquisa é mais adequado para investigar os fatores de risco, a progressão e os resultados de longo prazo do Transtorno Depressivo Maior (TDM) em diferentes populações?
Alternativas
Q3064702 Psicologia
Qual entidade surgiu de um esforço concentrado de pesquisadoras, até então localizadas nos cursos de graduação em Psicologia, que nos anos de 1980, particularmente em 1983, durante um encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pautam a importância de criação de uma entidade especificamente para pós-graduação em Psicologia? 
Alternativas
Q3064701 Psicologia
Qual o protocolo a ser adotado nas pesquisas em comunidades cuja cultura grupal reconheça a autoridade do líder ou do coletivo sobre o indivíduo, a obtenção da autorização para?
Alternativas
Q3029899 Psicologia
A pesquisa em Psicologia utiliza uma variedade de métodos para investigar os aspectos complexos do comportamento humano e fenômenos psicológicos. Esses métodos podem ser amplamente categorizados em métodos quantitativos, qualitativos e mistos.

Assinale a alternativa correta de acordo com Maria Lucia Seidl Moura e Maria Cristina Ferreira (2005).
Alternativas
Q3021045 Psicologia
As pesquisas envolvendo seres humanos devem atender aos fundamentos éticos e científicos pertinentes. A eticidade da pesquisa implica em:
Alternativas
Q3017841 Psicologia
Quanto ao método qualitativo de pesquisas no campo da educação, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q2915637 Psicologia

Sobre os questionários enquanto técnica de coleta de dados é incorreto afirmar

Alternativas
Q2915633 Psicologia

Com relação às pesquisas psicossociais, é incorreto afirmar

Alternativas
Q2897994 Psicologia

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e tem, como principal atribuição, o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. A Resolução 466 de 12/12/2012 preconiza que

Alternativas
Q2895661 Psicologia

Francelin (2004) revisa alguns aspectos da constituição do conhecimento científico e descreve características de eventos que se desenvolveram e ainda se desenvolvem a partir de novos conceitos em torno da própria ciência, como o senso comum. Considere as seguintes afirmações.


FRANCELIN, M. M. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. Ci. lnf., Brasília, v. 33, n. 3, dez. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/ scielo. ph p ?scri pt=sci _ a rttex t&pid=S0100- 19652004000300004&Ing=pt&nrm=iso>. acessos em 27 jan. 2012.



I. A ciência, aparentemente, busca por meio de seu rigor na pesquisa, no debate e crítica de opiniões, afastar-se do senso comum.

II. No meio científico, deve haver plena consciência de que uma pesquisa que leva a um novo conhecimento não é definitiva.

III. No senso comum, as opiniões obtidas podem ser emitidas como verdadeiras e definitivas.

IV. A caracterização do senso comum não passa, necessariamente, por critérios de verdade ou falsidade, mas sim pela "falta de fundamentação sistemática".


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2895659 Psicologia

D'Oliveira (1984) registra em seu livro as experiências e inquietações enquanto pesquisadora e professora de Psicologia. Assim, o material fornece subsídios para uma atuação em ciência e pesquisa com o intuito de reconhecê-las e compará-las com outras atividades do conhecimento humano. Considerando suas informações, é incorreto afirmar que:


D'OLIVEIRA, M.M.H. Ciência e pesquisa em psicologia: uma introdução. São Paulo: EPU, 1984.


Alternativas
Q2884124 Psicologia

A pesquisa em qualquer área do conhecimento, envolvendo seres humanos, deverá observar as seguintes exigências:


I. Ser adequada aos princípios científicos que a justifiquem e com possibilidades concretas de responder a incertezas.
II. Ser desenvolvida exclusivamente em indivíduos com autonomia plena.
III. Ter plenamente justificada, quando for o caso, a utilização de placebo, em termos de não maleficência e de necessidade metodológica.
IV. Considerar que as pesquisas em mulheres grávidas não necessitam ser precedidas de pesquisa em mulheres fora do período gestacional, independentemente do objeto fundamental da pesquisa.
NÃO é correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2802124 Psicologia

De acordo com Marques, Silva e Taveira (2017), a teoria funcionalista diz que os valores são princípios que orientam a vida dos indivíduos e uma expressão cognitiva das necessidades humanas. Eles podem ser agrupados em duas funções ou vetores principais, definidos como:

Alternativas
Q2776564 Psicologia

Os estudos de Milgran sobre influência social foram realizados em situação padrão em que o participante era colocado diante de um aparato que, segundo lhe era dito, produziria um choque numa outra pessoa quando um botão fosse apertado. Era informado ao participante que se tratava de processo de aprendizagem. Havia 30 botões e ao participante era dito de que o primeiro botão, quando acionado, descarregaria um choque de 15 volts na pessoa cujo corpo estava ligado ao aparelho por meio de eletrodos. Assim, o choque mais fraco era de 15 volts e o mais forte de 450 volts. O participante era instruído a aumentar de 15 em 15 volts a carga de choque em cada erro subsequente perpetrado pela pessoa em processo de aprendizagem. Um assistente de Milgram participava como seu aliado no papel da pessoa supostamente ligada ao aparelho com os eletrodos.

Esse aliado era orientado a indicar os primeiros sinais de desconforto quando o participante acionasse o quinto botão, ou seja, o que presumivelmente descarregaria um choque de 75 volts. Aos 150 volts ele deveria avisar ao participante insistentemente que queria desistir de participar do experimento. Aos 180 deveria gritar e dizer que não aguentava mais a dor. Ao atingir 300 volts ele deveria se recusar a responder. E, nesta ocasião, Milgram – que estava de pé, ao lado do participante – instruía-o de considerar a ausência de resposta como erro e, consequentemente, aumentar sucessivamente a intensidade dos choques até atingir o máximo de 450 volts.


De acordo com a estimativa de 40 psiquiatras a quem Milgran solicitou que indicassem qual seria o desempenho dos participantes em situação desta natureza, apenas 1% deles chegaria a obedecer às ordens do experimentador até o fim e administrar a carga de 450 volts. Surpreendentemente, porém, o percentual de participantes que chegaram a administrar 450 volts no sujeito em processo de aprendizagem foi:

Alternativas
Q2762150 Psicologia

D’Oliveira, (1984) registra em seu livro “Ciência e Pesquisa em Psicologia”, que faz parte da coleção “Temas Básicos de Psicologia”, as experiências e inquietações enquanto pesquisadora e professora de Psicologia. Assim, o material fornece subsídios para uma atuação em ciência e pesquisa com o intuito de reconhecê-las e compará-las com outras atividades do conhecimento humano. Com base nesse assunto, responda às questões 43 e 44.

Leia as seguintes afirmativas.


I. Fazer pesquisa é umas das etapas da ciência.

II. A ciência está em constante interação com a sociedade, podendo ser determinada pela história política e econômica do momento social em que se insere.

III. O problema de pesquisa deve ser formulado sob forma de pergunta.


Pode-se afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: D
5: E
6: B
7: A
8: A
9: C
10: D
11: D
12: C
13: B
14: C
15: E
16: C
17: B
18: E
19: D
20: D