Questões de Concurso
Sobre metodologia de pesquisa e estatística aplicada à psicologia em psicologia
Foram encontradas 235 questões
Com relação ao estudo de caso, analise as afirmativas a seguir.
I. O estudo de caso tem como pressuposto metodológico o princípio de que o conhecimento é algo em constante (re)construção.
II. Os “estudos de caso exploratórios” têm como meta a descoberta de novas áreas de pesquisa ou o delineamento de novas abordagens para objetos pouco conhecidos.
III. Os “estudos de caso observacionais” utilizam a observação como técnica de coleta de dados principal e permitem ao pesquisador um contato próximo com o ambiente no qual seu objeto encontra-se inserido.
Está correto o que se afirma em
Um pesquisador conduz um estudo sobre os impactos da ansiedade no desempenho acadêmico. Para isso, utiliza um questionário padronizado previamente validado em outra população. Durante a análise dos resultados, ele observa que os escores variam significativamente quando comparados a dados semelhantes de pesquisas internacionais. No entanto, percebe também que alguns itens do questionário não foram compreendidos pelos participantes, comprometendo a uniformidade das respostas.
Com base no contexto apresentado e nos fundamentos metodológicos da pesquisa psicológica, é correto afirmar que, a (o):
Com relação ao conjunto de teorias compreendidas como clínicas do trabalho, delimitadas no campo da psicologia organizacional e do trabalho, julgue o item subsequente.
O processo de produção do conhecimento das clínicas do trabalho se dá por meio de um reposicionamento do lugar do pesquisador-clínico, pautado no encontro intersubjetivo do par pesquisador-pesquisado, o que facilita a aplicação do saber do pesquisador na realidade do sujeito pesquisado.
• “visa a descrição e o entendimento integrativo dos fenômenos da socioculturais presentes em grupos, comunidades ou instituições particulares de acordo com os próprios termos e atitudes daqueles que os vivenciam cotidianamente” (Souza, 2015, p. 391).
• “pressupõe um contato não apenas próximo, mas também frequente e prolongado junto ao outro, aliado à utilização de instrumentos de variadas naturezas, como: mapas, diários de campo, recenseamentos, entrevistas, gravadores, equipamentos de fotografia e/ou filmagem e observações mais ou menos participantes” (Souza, 2015, p. 391).
I. Uma abordagem empírica, baseada na observação direta e na experimentação para responder perguntas, foi crítica para o desenvolvimento da ciência da psicologia.
II. O contexto social e cultural influencia as escolhas de temas dos pesquisadores.
III. Os valores sociais e culturais podem afetar a maneira como as pessoas reagem a resultados publicados de pesquisas psicológicas.
Estão corretas as afirmativas:
Dadas as afirmativas acerca da visão de Michel Foucault sobre metodologia e subjetividade,
I. Uma das dimensões da genealogia é a ontologia histórica de nós mesmos em nossas relações com a verdade.
II. A genealogia é uma pesquisa que se concentra no desdobramento meta-histórico das significações ideais, buscando, a partir da narrativa histórica, a origem dos fenômenos.
III. A genealogia como método, por focar-se em construir a história do presente, pode ser vista como um empirismo histórico.
IV. Foucault, ao considerar a dimensão de nossas relações com o campo do poder, compreende que nos constituímos como sujeitos ativos, que agem uns sobre os outros.
verifica-se que está/ão correta/s
Julgue o item que se segue, relativo a pesquisa e intervenção nas organizações.
Pesquisas sobre assédio moral requerem necessariamente o uso de entrevistas em profundidade.
Assinale a alternativa correta de acordo com Maria Lucia Seidl Moura e Maria Cristina Ferreira (2005).