Questões de Concurso
Sobre outros transtornos em psicologia
Foram encontradas 997 questões
Com base nos critérios diagnósticos contidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5.ª edição revisada (DSM-V-TR), julgue o item seguinte.
Uma das diferenças entre o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é que o TAG envolve uma ansiedade ampla e persistente sobre diferentes aspectos da vida, enquanto o TOC é caracterizado por obsessões (pensamentos intrusivos) e compulsões (comportamentos repetitivos para aliviar essas obsessões).
Sobre os comportamentos de Clara, assinale a opção que indica, corretamente, o diagnóstico psiquiátrico.
No que se refere aos aspectos etiológicos do TEA do fragmento de texto acima, julgue o item apresentado a seguir:
O TEA é um distúrbio geneticamente homogêneo,
com manifestações clínicas consistentes entre os
indivíduos.
No que se refere aos aspectos etiológicos do TEA do fragmento de texto acima, julgue o item apresentado a seguir:
Alterações genéticas com forte herdabilidade estão
entre os fatores relacionados ao TEA.
No que se refere aos aspectos etiológicos do TEA do fragmento de texto acima, julgue o item apresentado a seguir:
A etiologia do TEA é bem estabelecida e
compreendida na comunidade científica.
No que se refere aos aspectos etiológicos do TEA do fragmento de texto acima, julgue o item apresentado a seguir:
A idade parental avançada não é considerada um
fator de risco para o TEA.
Assinale a alternativa correta a respeito deste transtorno.
O distúrbio de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, escrita e raciocínio matemático. Relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas características.
1. Dislexia.
2. Discalculia.
3. Disgrafia.
4. Deficit de atenção.
( ) Dificuldade para nomear e compreender quantidades matemáticas, números, símbolos, que são apresentados à criança, verbalmente ou por escrito.
( ) Transtorno de aprendizagem que apresenta como característica mais evidente a caligrafia ilegível, isto é, uma escrita de difícil compreensão.
( ) Distúrbio que atinge crianças e adultos; caracteriza-se, primariamente, pela falta de concentração em atividades rotineiras.
( ) Distúrbio que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita.
A sequência está correta em
Os estudos apontam que a expressão “autismo” foi utilizada pela primeira vez em 1911, pelo psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler, para descrever a “fuga da realidade” observada em alguns indivíduos. O termo foi usado para designar a perda do contato com a realidade, o que acarretava uma grande dificuldade ou impossibilidade de comunicação (BRASIL, 2010). Em termos gerais, apontam-se, em muitos dos indivíduos dentro do espectro, deficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, manifestados de todas as maneiras; deficits expressivos na comunicação não-verbal e verbal usadas para interação social; falta de reciprocidade socioemocional; incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento; padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses; comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns; excessiva adesão/aderência a rotinas e a padrões ritualizados de comportamento; interesses restritos, fixos e intensos.
É verdadeiro o que se afirma sobre o texto em: