Questões de Concurso
Sobre políticas públicas de saúde mental em psicologia
Foram encontradas 818 questões
1.(_) As intervenções psicossociais visam estabilizar emocionalmente as vítimas e facilitar o retorno ao nível prévio de funcionamento.
2.(_) O Modelo de Intervenção Psicossocial de Continuidade inclui uma fase de preparação para possíveis incidentes críticos.
3.(_) As intervenções psicossociais são eficazes apenas após a implementação de intervenções especializadas no Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
No contexto do acompanhamento e intervenção psicossocial, o psicólogo deve utilizar técnicas específicas para promover um entendimento mais profundo das realidades sociais. Assim, avalie as proposições:
I. Acolhimento, observação e entrevista são técnicas recomendadas durante a visita domiciliar.
II. A avaliação do andamento da visita enquanto ela ocorre é uma prática recomendada.
III. A visita domiciliar deve ser realizada sem agendamento prévio para captar a realidade imediata.
Assinale a alternativa correta:
I. O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um dos recursos que podem ser utilizados no processo de desinstitucionalização, tendo como um de seus objetivos propiciar a progressiva construção de autonomia nos usuários atendidos nesses espaços.
II. São potenciais beneficiários das residências terapêuticas pessoas em situação de rua com transtornos mentais severos, quando inseridos em projetos terapêuticos especiais acompanhados nos Centros de Atenção Psicossocial.
III. É contraindicado aos usuários que residem nesses espaços a convivência com seus familiares, uma vez que esse vínculo pode lhes causar mais sofrimento e comprometer o tratamento.
Quais estão corretas?
I. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) organiza os serviços para atender de forma integral pacientes com transtornos mentais.
II. O Programa de Volta para Casa incentiva a reinserção de pacientes desinstitucionalizados, oferecendo auxílio financeiro.
III. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) atendem exclusivamente pessoas com transtornos graves e persistentes.
IV. A internação é considerada o eixo central da política de saúde mental no Brasil.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. A Lei dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais, priorizando o tratamento em ambientes comunitários.
II. Estabelece que internações involuntárias necessitam de comunicação ao Ministério Público em até 72 horas.
III. A internação psiquiátrica deve ser indicada como último recurso terapêutico.
IV. A Lei reforça a centralização do modelo assistencial hospitalocêntrico como estratégia prioritária no cuidado em saúde mental.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. Atendimento às necessidades e às expectativas das pessoas. II. Aumento da utilização de serviços e exames III. Melhoria do custo da efetividade dos serviços de saúde. IV. Produção de uma oferta desbalanceada de atenção geral e especializada. V. Aumento da satisfação dos usuários e do autocuidado.
Sobre tais afirmações, podemos dizer que
I. Institui os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como dispositivos que buscam operar o cuidado em saúde mental orientado a partir de uma ética antimanicomial transversalizada pelos Direitos Humanos.
II. Insere práticas de cuidado que buscam um deslocamento de um processo de medicalização social para a incorporação de outras formas de promoção da saúde mental, por exemplo, com a valorização das artes, da música, da cultura.
III. Contrapõe-se à prática da violência e do saber-poder científico circunscrito no controle do corpo e da experiência desviante, mostrando a instituição asilar, isto é, os manicômios como espaços primordiais de operação desse poder.
IV. Promove uma política nacional na qual um novo modelo é capilarizado em termos de política pública, a partir de uma ação estatal que reorienta uma prática de atenção psicossocial e territorial, em oposição ao modelo asilar.
Sobre estas, estão CORRETAS
A Portaria no 3.088, de 23 de dezembro de 2011, institui a Rede de Atenção Psicossocial, cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto temos a Julia Barreto, jovem de 18 anos que está em seu quarto encontro com sua referência de acordo com o PTS estabelecido entre eles no CAPS. Julia relatou no acolhimento inicial que está fazendo uso prejudicial de maconha, apresentando comportamento desorganizado, fala desconexa e por vezes apresenta lapsos de esquecimento. Fazendo uso da auriculoterapia para atendê-la, é possível indicar para aplicação, a partir dos estudos de Yamatura , os seguintes pontos:
A partir da escrita de Yamatura (1991), encontrou-se na anamnese do pavilhão auricular pontos brancos isolados ou com escamas, depressões, inchaço e pápulas brancas sem secreção sebácea com cor brilhante que traduzem uma enfermidade
A energia dos 5 movimentos se descreve, segundo Yamatura (1991), da seguinte maneira:
Yamamura (1991) nos afirma que quando um órgão/víscera, ou ainda uma parte do corpo humano apresenta uma afecção, é possível visualizar uma reação no pavilhão auricular no nível da região correspondente específica a essa afecção. Podemos concluir que
O ponto biliar, segundo Nogier (1998), tem como ação secundária a atuação