Questões de Concurso
Sobre políticas públicas de saúde mental em psicologia
Foram encontradas 862 questões
Completa corretamente a lacuna no excerto acima, extraído da Lei Federal nº. 10.216/2001:
“A garantia do direito constitucional à saúde inclui o cuidado à saúde mental. É um dever do Estado brasileiro que tem a responsabilidade em oferecer condições dignas de cuidado em saúde para toda população. No Brasil, a política de saúde mental se pauta em princípios como a____________ , o cuidado em liberdade e os direitos humanos”.
Dentro desse contexto, observa-se que o Desmad surgiu com o compromisso de impulsionar a política de saúde mental, álcool e outras drogas, fundamentada em qual dos conceitos abaixo?
Caso clínico: Paciente: João da Silva, 34 anos, sexo masculino. Estado civil: solteiro Profissão: auxiliar de serviços gerais Data de nascimento: 12/6/1990 Atendimento: RAPS – SUS Queixa principal: João procurou o CAPS devido a episódios frequentes de angústia, sensação de perseguição e alterações no comportamento. Relata também dificuldades no relacionamento interpessoal e queda no rendimento no trabalho. Histórico clínico: João é usuário de substâncias psicoativas, principalmente álcool e maconha, há cerca de 10 anos. Relata que começou a beber desde a adolescência devido ao ambiente familiar conturbado. Há 2 anos começou a experimentar crises de ansiedade e inquietação, acompanhadas por delírios persecutórios. Já foi atendido em unidades de emergência e hospitalares, mas não teve seguimento após as altas. Não há histórico familiar de doenças psiquiátricas relevantes. Avaliação inicial no CAPS: Durante a avaliação clínica realizada no CAPS, João foi entrevistado pela equipe multiprofissional composta por psicólogo, psiquiatra e assistente social. Apresenta quadro sugestivo de Transtorno Psicótico, com uso de substâncias psicoativas. Durante a conversa, ele descreve ideias paranoides, achando que está sendo vigiado por câmeras em seu ambiente de trabalho. Relata dificuldade para manter vínculos afetivos, o que agrava sua sensação de isolamento.
A partir da Política Pública de Saúde Mental do Brasil, está CORRETO o que se afirma em:
Caso clínico – RAPS hipotético. Paciente: F. A. S., 34 anos, sexo masculino. Queixa principal: “Estou tendo crises de ansiedade e não consigo dormir direito.” Histórico clínico: F. A. S. procurou atendimento no CAPS, após encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS). O paciente relatou episódios frequentes de ansiedade intensa, insônia e pensamentos negativos recorrentes. Segundo sua família, nos últimos meses, ele apresentou irritabilidade, isolamento social e comportamento agressivo. O histórico de F. A. S. inclui o uso abusivo de álcool desde a adolescência, além de episódios depressivos anteriores. Ele também tem dificuldades em manter empregos e relata conflitos familiares constantes. Durante a avaliação no CAPS, foi identificado que o paciente apresentava critérios para Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), associado ao uso prejudicial de substâncias psicoativas. A equipe multidisciplinar elaborou um plano terapêutico singular (PTS), incluindo atendimento psiquiátrico, acompanhamento psicológico em grupo e individual, além de articulação com os serviços de assistência social para suporte familiar e reinserção social. Após três meses de acompanhamento, F. A. S. mostrou melhora na regulação emocional e redução do consumo de álcool, com adesão parcial ao tratamento medicamentoso e psicoterápico. A equipe do CAPS decidiu pela alta e por encaminhar o paciente aos cuidados da atenção primária, para o acompanhamento contínuo, reforçando a importância da rede de suporte e dos atendimentos regulares.
Avalie as afirmativas a seguir a respeito do caso clínico relatado.
I- O CAPS tem a função exclusiva de fornecer medicação para transtornos mentais, sem oferecer suporte terapêutico ou social, pois o atendimento psicológico e social deve ser feito pela UBS e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), respectivamente.
II- A equipe do CAPS apresenta conduta incorreta quando encaminha o paciente para a atenção primária, pois toda pessoa com diagnóstico de sofrimento mental deve ter acompanhamento contínuo no CAPS.
III- O PTS é uma ferramenta exclusiva para pacientes internados em hospitais psiquiátricos e o CAPS, por sua vez, deve apenas elaborar o plano de permanência com foco na remissão total de sintomas pelo uso da medicação.
IV- O atendimento na RAPS é baseado na lógica da atenção integral, priorizando ações comunitárias e a desinstitucionalização do cuidado em saúde mental.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
I- A atenção residencial de caráter transitório é composta pela Unidade de Acolhimento e pelos Serviços de Atenção em Regime Residencial.
II- A Equipe de Consultório na Rua compõe o serviço de atenção secundária, oferecendo atenção psicossocial especializada às pessoas em situação de rua que precisam do CAPS.
III- A atenção hospitalar compõe a RAPS com os seguintes pontos de atenção: enfermaria especializada em Hospital Geral e serviço hospitalar de referência para atenção às pessoas com sofrimento mental decorrentes ou não do uso de álcool e outras drogas.
Considerando a portaria supracitada, está CORRETO o que se afirma em
(__)O modelo de atenção psicossocial enfatiza a reinserção social e a desinstitucionalização, priorizando o cuidado em liberdade em substituição ao hospital psiquiátrico tradicional.
(__)Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico e têm a função de oferecer atendimento interdisciplinar a pessoas com transtornos mentais graves.
(__)O transtorno de ansiedade generalizada caracteriza-se apenas por episódios esporádicos de ansiedade e preocupação, sem impacto significativo na funcionalidade do indivíduo.
(__)A abordagem da clínica ampliada em saúde mental busca integrar diferentes saberes e práticas para garantir um cuidado mais humanizado e integral aos usuários.
A sequência está correta em:
Com relação aos CAPS é correto afirmar que:
Assinale a opção que apresenta pontos de atenção que integram a RAPS.
Considerando a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), assinale a opção que indica a porta de entrada para um atendimento em saúde mental para Rodrigo.
(__) Nas décadas de 1980 e 1990, uma série de experiências de desinstitucionalização mostraram-se prejudiciais para a consolidação de estratégias de assistência a problemas de saúde mental. Uma delas foi a criação de serviços para substituir hospitais psiquiátricos.
(__) Em 1987, trabalhadores de saúde mental, assim como outros integrantes de movimentos sociais, articularam o Movimento Antimanicomial. Propuseram um programa que incluiu a extinção de todos os hospitais psiquiátricos, criando serviços substitutivos de atendimento ao paciente psiquiátrico (HIRDES, 2009).
(__) A partir de 1992, o Ministério da Saúde autorizou e financiou a construção de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) dentro do SUS, que seguem o modelo de atenção psiquiátrica proposto na Itália, sendo adaptado no Brasil, instituídos juntamente com os Núcleos de Assistência Psicossocial (NAPS).
(__) A primeira vez que se ouviu falar dos Centros de Atenção Psicossocial − CAPS foi no ano de 1987, após a reforma psiquiátrica ocorrida na década de 70. O 1º CAPS foi inaugurado em São Paulo, para organizar a rede municipal de atenção a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.
A sequência está correta em:
I. O tratamento para dependência de substâncias deve ser baseado exclusivamente em terapias de choque para garantir resultados imediatos.
II. O uso de medicamentos psicotrópicos é a única forma eficaz de tratamento para dependência de álcool e drogas.
III. A abordagem do cuidado deve ser centrada no paciente, respeitando suas necessidades, escolhas e fortalecendo a rede de apoio social.