Questões de Psicologia - Políticas Públicas no SUAS para Concurso

Foram encontradas 391 questões

Q2628904 Psicologia
Os profissionais de Psicologia desenvolvem suas atividades no serviço público em RAPS, SUAS, CREAS, CAPS, dentre outros espaços. Estas siglas denominam as estruturas ou locais de atendimento e suas nomenclaturas significam, na sequência:
Alternativas
Q2551479 Psicologia
A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei 8.742/93, estabelece diretrizes para a organização da assistência social no País.

Essa lei abrange e coordena as ações e os serviços socioassistenciais e estabelece critérios para a concessão de benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Esse benefício destina-se a:
Alternativas
Q2551476 Psicologia
A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, é a legislação brasileira que estabelece as diretrizes e os princípios da Assistência Social no Brasil. A LOAS regulamenta a Assistência Social como um direito do cidadão e dever do Estado, assegurando proteção social para aqueles que dela necessitam.

São princípios da LOAS:

1. Igualdade de Direitos. 2. Respeito à dignidade do cidadão. 3. Universalização dos direitos sociais. 4. Redução da participação popular.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Q2551470 Psicologia
A atuação do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é essencial para a promoção da proteção social e a garantia de direitos para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Alternativas
Q2551260 Psicologia
As ações de proteção social visam a garantia dos direitos e ao desenvolvimento humano, mediante a segurança socioassistencial aos usuários, expressas pela segurança da acolhida, segurança de convívio ou vivência familiar, e pela segurança de sobrevivência e/ou rendimento.
Para melhor compreender as Ações de Proteção Social, assinale:

(1)Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
(2)Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

( ) Busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

( ) O público alvo são as famílias e indivíduos em situação grave, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, e usuário de programas de transferência de renda: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Capacitação para o Trabalho, entre outros.

( ) O público alvo são pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminação social.

( ) Um dos serviço de proteção ofertados Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos(PAEFI).

( ) Um dos serviço de proteção ofertados Proteção e Integral a Família (PAIF).

( ) O eixo norteador é atenção especializada e qualificação do atendimento, territórios e localização, acesso a direitos, socioassistenciais, centralidade na família, mobilização e participação social e trabalho em rede.

( ) O eixo norteador se adequa ao conhecimento do território, organização e articulação das unidades da rede socioassistencial a ele referenciadas e à coordenação da acolhida e inserção, encaminhamento e acompanhamento dos usuários.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: E
5: C