Questões de Concurso
Comentadas sobre promoção, prevenção e reabilitação em saúde em psicologia
Foram encontradas 727 questões
(__) O trabalho preventivo contra o suicídio pode ser realizado isoladamente, não exigindo uma abordagem integrada com a família e outros profissionais de saúde.
(__) Estratégias psicoterapêuticas, como o uso de redes de apoio, prejudicam no manejo das crises suicidas ao envolver pessoas de confiança indicadas pelo paciente.
(__) O suicídio pode ser imprevisível mesmo quando há sinais de risco, exigindo do psicoterapeuta um olhar atento e ações rápidas para minimizar a possibilidade de ocorrência.
(__) A psicoterapia, conforme a Gestalt-terapia, foca no crescimento pessoal e na ampliação das capacidades de enfrentamento, ajudando o paciente a encontrar novos sentidos para a vida.
A sequência está correta em:
(__)Durante o ano de 2020, a pandemia da Covid-19 não teve impacto na prevalência dos transtornos mentais.
(__)A prevalência dos transtornos ansiosos é maior em indivíduos mais jovens, enquanto os transtornos depressivos são mais comuns na vida adulta.
(__)Muitos casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho não são registrados ou reconhecidos pelos órgãos competentes.
(__)Epidemiologicamente, justifica-se o registro adequado dos acidentes de trabalho associados aos transtornos mentais, assim como o desenvolvimento de ações de prevenção e de promoção da saúde mental.
A sequência está correta em:
Qual das seguintes ações seria mais eficaz para o psicólogo organizacional atuar na prevenção e enfrentamento do burnout nessa empresa?
(__)As Ações de Reparação são voltadas para identificar e desenvolver as qualidades e habilidades do usuário, enquanto as Ações de Emancipação abordam as demandas e carências do usuário.
(__)A Dimensão Instrumental refere-se à forma como o usuário utiliza instrumentos sociais, como a linguagem escrita, o dinheiro, o telefone ou o transporte público, para exercer autonomia no seu dia a dia.
(__)As Ações de Potenciação visam identificar e desenvolver as qualidades e habilidades do usuário do serviço, para que possam ser potencializadas.
Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:
I. A maior parte dos profissionais entrevistados relatou ter recebido treinamento sobre coordenação de grupos antes de iniciar o trabalho grupal com os pacientes.
II. Enquanto as consultas individuais apresentam maior foco na doença, os atendimentos em grupo auxiliam a desfocar o olhar sobre a patologia, trazendo à tona outras dimensões de vida associadas à promoção da saúde.
III. Consultas individuais podem ser substituídas por atividades em grupo, sem nenhum prejuízo para o paciente.
Quais estão corretas?
I. O dispositivo Consulta Individual se apresenta como marcado pelo foco na doença, que o dispositivo “práticas de grupo” ajuda a desfocar, trazendo à tona outras dimensões de vida associadas à promoção de saúde.
II. Há uma compreensão de que, no atendimento individual, opera um descentramento em relação ao foco na patologia, próprio do atendimento em grupo.
III. O clima menos formal e mais afetivo, promovido pelo dispositivo de “práticas de grupo”, foi apontado como fator facilitador de mudanças nos modos de viver dos usuários atendidos.
IV. Os dados revelaram impactos das práticas grupais no aumento de consultas individuais, dado que, na situação grupal, é mais fácil identificar os(as) usuários(as) que necessitavam acompanhamento individualizado.
Quais estão INCORRETAS?
A partir do estudo de instituições assistenciais que acolhem crianças e adolescentes consideradas em “situação pessoal e social de risco”, Benelli (2016), em seu artigo sobre o atendimento socioassistencial de crianças e adolescentes, apresenta algumas reflexões sobre a subjetividade desse sujeito no contexto das instituições.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. A subjetividade (modos de ser, sentir, pensar e agir constitutivos do sujeito em determinado momento histórico) é tecida em um contexto institucional pela rede de micropoderes que sustentam o fazer cotidiano.
II. As relações pedagógicas, terapêuticas e educativas entre educadores sociais e a clientela – jovens adolescentes – estão em permanente constituição e ordenação, portanto não são estáticas entre polos constituídos.
III. O uso de tecnologias de ponta, dentro do contexto das instituições, contribui para a sofisticação de técnicas de vigilância, punição e controle social e tendem a modelar o comportamento, impactando a subjetividade dos adolescentes.
IV. A psicologia deve trabalhar nos campos sociais e institucionais de forma ética, com foco no sujeito e sua subjetividade, em uma perspectiva teórica multidisciplinar e transdisciplinar no tocante à questão social.
Estão corretas as afirmativas