Questões de Concurso
Sobre psicodiagnóstico e avaliação psicológica em psicologia
Foram encontradas 2.775 questões
(__)Os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos, com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos.
(__)Todos os testes psicológicos possuem respostas corretas, independentemente do tipo de avaliação realizada.
(__)Os testes psicológicos devem ser entendidos como instrumentos auxiliares na coleta de dados da Avaliação Psicológica, ajudando a compreensão do problema estudado e facilitando a tomada de decisões.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
A construção de escalas psicológicas envolve procedimentos teóricos, empíricos e analíticos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
1.(_) A teoria do traço latente é irrelevante para a construção de instrumentos de medida psicológica, devendo a discussão restrita à Conferência de Psicologia.
2.(_) A operacionalização do construto segue 12 regras de construção de itens, que são claras e relevantes..
3.(_) A análise fatorial é desnecessária para determinar a dimensionalidade de um construto, pois as principais influencias para a determinação são os aspectos fixos e imensuráveis.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
( ) As escalas aditivas são obtidas a partir da soma de vários itens selecionados como indicadores do constructo teórico que estamos interessados em medir.
( ) Os conceitos de fidedignidade de um teste dizem respeito ao problema de estabilidade do tempo e do quanto é capaz de se aproximar da essência real do indivíduo.
( ) O critério da validade concorrente de um teste pode ser verificado se a medida em questão está substancialmente relacionada a outras formas de medida já existentes no mesmo constructo.
I.Testes individuais são geralmente mais eficientes para economizar tempo e não sofrem influência do estado de espírito do examinador, ao contrário dos testes coletivos;
II.Testes individuais permitem melhor observação da conduta do examinando e são menos dispendiosos quanto ao material usado;
III.Testes coletivos proporcionam economia de tempo, pois podem ser aplicados em grandes grupos e oferecem maior facilidade de apuração.
Assinale a alternativa correta:
(__)A avaliação psicológica deve se restringir apenas ao uso de testes padronizados, sem considerar outras formas de coleta de informações e medidas.
(__)O processo de avaliação psicológica envolve a coleta de dados, a aplicação de instrumentos e a análise de informações, permitindo um diagnóstico mais completo e fundamentado.
(__)A avaliação psicológica em ambientes médicos é fundamental para a detecção precoce de problemas comportamentais e distúrbios psicológicos, o que pode melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
( ) O processo tem como objetivo exclusivo o prognóstico, buscando determinar o curso provável do caso.
( ) O diagnóstico psicológico pode ser realizado por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), desde que cada profissional utilize o seu modelo próprio, em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social etc.).
( ) O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Com hipóteses definidas, o psicólogo pode prever o tempo e as ferramentas necessárias para realizá-lo.
I. A avaliação psicológica e o psicodiagnóstico clínico são considerados procedimentos úteis e recomendáveis em muitas situações na clínica e no trabalho institucional.
II. O psicodiagnóstico deve ser visto como um procedimento imprescindível e sempre necessário, independentemente da demanda do sujeito.
III. Os resultados de uma avaliação psicológica devem ser interpretados com cautela, pois a dinâmica interna do sujeito pode mudar ao longo do tempo, influenciando as respostas e comportamentos.
Assinale a alternativa correta:
I. A avaliação psicológica voltada para demandas sociais busca compreender a organização subjetiva do indivíduo, levando em conta suas capacidades de adaptação e interação social, com o objetivo de orientar intervenções eficazes.
II. A avaliação psicológica deve se limitar exclusivamente a um diagnóstico clínico, sem considerar a organização subjetiva e as demandas sociais do indivíduo.
III. A percepção externa de um profissional é sempre suficiente para compreender a complexidade da subjetividade do indivíduo, independentemente do contexto em que ele se insere.
Assinale a alternativa correta:
Para que seja realizada uma avaliação psicológica, o avaliador deve cumprir algumas regras de forma que a avaliação seja cumprida de maneira ordeira e chegue ao ponto ápice do desejo do paciente. Considerando isso, avalie as afirmativas a seguir relativas às competências do avaliador.
I- Ser capaz de estar presente, no sentido de que a formatação remota não é correlacionada à visão entrevista/entrevistado numa avaliação psicodiagnóstica.
II- Reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente, especialmente quando atuam diretamente entre o entrevistador e o entrevistado.
III- Buscar entender a dinâmica do entrevistado a fim de avaliar seu contexto social demográfico e suas inteirações políticas, sendo assim avaliado como um ser biopsicossocial.
IV- Ajudar o paciente a sentir-se à vontade facilitando de forma que a pessoa compreenda os motivos que a fez procurar ajuda, mas nunca perder a oportunidade de confrontação e sinalização de esquiva, gentilmente.
Fonte: CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
Analise os fatores a seguir.
I. O trabalho de avaliação psicológica requer, a priori, uma discussão do caso com a equipe multidisciplinar e o uso de testes psicológicos para validar a hipótese diagnóstica.
II. Deve-se avaliar o momento presente do paciente e como este se encontra frente ao seu processo de doença, internação hospitalar e tratamento, implicando a análise de vários aspectos, incluindo o estado emocional geral e o exame das funções psíquicas.
III. A entrevista de anamnese no contexto hospitalar deve ser feita sempre com os pais ou responsáveis, sem a presença do paciente, buscando identificar o histórico de vida, a ocorrência da doença e / ou laudos psicológicos anteriores.
IV. Em casos de pessoas portadoras de doenças crônicas, deve-se compreender as características e o universo psicossocial-afetivo, e fazer uma avaliação global dessa pessoa, que inclua, também, outros critérios que se relacionam diretamente com a afecção que ela sofre.
São fatores que devem ser observados no momento da avaliação psicológica do paciente: