Questões de Psicologia - Psicologia e Organizações para Concurso
Foram encontradas 7.474 questões
Para a atuação do(a) psicólogo(a) nas políticas públicas em assistência social, são bem-vindas as abordagens humanistas pelo seu caráter de reconhecer as potencialidades e capacidades de crescimento e autodeterminação dos sujeitos. Neste conjunto, três abordagens se destacam como as mais importantes perspectivas humanistas. A partir delas, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.
I- Gestalt-terapia.
II- Logoterapia.
III- Abordagem Centrada na Pessoa – ACP.
( ) Propõe uma compreensão da existência mediante fenômenos especificamente humanos com a identificação de sua dimensão corpórea – psíquico – espiritual.
( ) Diferencia-se das demais abordagens por não haver uma técnica, pois há uma confiança no potencial da pessoa e na sua condição natural de crescimento.
( ) Suas leis básicas são: semelhança, proximidade, continuidade, pregnância, fechamento e unidade.
A sequência CORRETA é:
A implementação efetiva da Psicologia do trabalho destaca-se na priorização do bem-estar dos colaboradores, relegando lucro, produtividade e resultados a metas secundárias. Ao assegurar a saúde no ambiente laboral, os psicólogos direcionam esforços na seleção do candidato ideal, promovendo a satisfação do colaborador com o ambiente e condições de trabalho. Com habilidade, desenvolvem treinamentos e estratégias para resolver conflitos internos, gerenciando complexidades com ajustes frequentes. Assim, os psicólogos do trabalho emergem como peças-chave para o sucesso organizacional.
Um problema recorrente entre os transtornos mentais está relacionado ao estresse ocupacional. O estresse no trabalho, muitas vezes silencioso, pode causar apenas desgastes psicológicos, resultando de reações intensas a agentes estressores. Isso diminui a energia e a motivação do indivíduo. Se não for diagnosticado e acompanhado por um profissional, esse tipo de estresse pode evoluir para doenças mais graves e de difícil tratamento. Sintomas associados incluem irritabilidade, isolamento em relação aos colegas, respostas explosivas a situações incômodas, lapsos de memória, favorecendo o desenvolvimento de outras doenças.