Questões de Concurso Comentadas sobre psicologia e políticas públicas de proteção e promoção à saúde em psicologia

Foram encontradas 2.589 questões

Q3285576 Psicologia
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do Estado, da família e da sociedade assegurar à criança e ao adolescente o direito à educação, respeitando sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. No contexto escolar, qual das alternativas a seguir melhor representa o papel do psicólogo na garantia desse direito?
Alternativas
Q3267346 Psicologia
Os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) foram propostos sob os mesmos princípios que regem as demais tipologias de CAPS no Brasil (BRASIL, 2002). No que se refere aos CAPSi, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3267345 Psicologia
A reforma psiquiátrica brasileira possibilitou a normatização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), dando origem aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) enquanto dispositivos estratégicos.
Com relação aos CAPS é correto afirmar que:
Alternativas
Q3267334 Psicologia
O Conselho Tutelar de Canaã dos Carajás recebeu uma denúncia porque o menino Gustavo, de 8 anos, nunca foi à escola. Sobre a situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3267331 Psicologia
O psicólogo Eduardo trabalha no CREAS do município de Canaã dos Carajás.
Uma das atribuições do Psicólogo nesse equipamento de assistência social é fornecer acolhimento e escuta qualificada para as situações apresentadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3267325 Psicologia
A implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi fundamental para a progressiva superação do modelo asilar na Atenção à Saúde Mental e no Sistema Único de Saúde, como um todo.
Assinale a opção que apresenta pontos de atenção que integram a RAPS.
Alternativas
Q3265295 Psicologia
Sobre a atuação do psicólogo como agente de transformação social e garantia de direitos humanos, dentro do cenário das políticas públicas brasileiras, analise as afirmativas a seguir.

I. Convém destacar a importância de algumas linhas da prática psi no Brasil, seja no enfrentamento à ditadura civil-militar instalada em 1964, seja no enfrentamento à pobreza, à desigualdade e ao sofrimento de um país que produz miséria como efeito de suas políticas públicas.
II. Deve-se entender que os conflitos sociais não são de ordem íntima e privada e que, inclusive os conflitos íntimos, estão circunscritos a contextos sociais e políticos que os produzem.
III. O contexto atual do Brasil não consegue reduzir a pobreza, mas ao menos dá oportunidade aos que não têm recursos para viver sob modelos normalizados, sem que recaia sobre eles o olhar criminalizador e depreciativo da sociedade.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3265268 Psicologia
Regina está preocupada com seu filho Rodrigo, 18 anos, que, desde o final de um namoro há 3 meses, largou os estudos e passa o dia em casa, trancado no quarto, sem querer comer e tomar banho.

Considerando a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), assinale a opção que indica a porta de entrada para um atendimento em saúde mental para Rodrigo. 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psicologia |
Q3254314 Psicologia
O modelo de atenção proposto pelo SUS exige a criação de estratégias que vão além dos cuidados individuais para o atendimento das necessidades de saúde da população.
Nesse sentido, a formação de grupos na Atenção Básica constitui
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psicologia |
Q3254313 Psicologia
Com relação à educação em saúde, avalie as afirmativas a seguir.

I. É circunscrita à formação de profissionais na área da saúde.
II. Objetiva produzir melhorias na qualidade de vida do indivíduo e no fortalecimento da população como um todo.
III. É um conjunto abrangente de ações que promove conhecimentos, comportamentos e práticas saudáveis.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q3252919 Psicologia
Uma inovação importante no sistema de saúde brasileiro foi e tem sido o desenvolvimento, a adaptação e a rápida ampliação de uma abordagem comunitária para a prestação de cuidados de saúde primários (PINTO; GIOVANELLA, 2018). Em relação à Saúde da Família, esta se encontra ligada à Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), uma vertente do Sistema Único de Saúde (SUS), atrelada à Rede de Atenção à Saúde, que estabeleceu, entre outras ações, a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Nas décadas de 1980 e 1990, uma série de experiências de desinstitucionalização mostraram-se prejudiciais para a consolidação de estratégias de assistência a problemas de saúde mental. Uma delas foi a criação de serviços para substituir hospitais psiquiátricos.
(__) Em 1987, trabalhadores de saúde mental, assim como outros integrantes de movimentos sociais, articularam o Movimento Antimanicomial. Propuseram um programa que incluiu a extinção de todos os hospitais psiquiátricos, criando serviços substitutivos de atendimento ao paciente psiquiátrico (HIRDES, 2009).
(__) A partir de 1992, o Ministério da Saúde autorizou e financiou a construção de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) dentro do SUS, que seguem o modelo de atenção psiquiátrica proposto na Itália, sendo adaptado no Brasil, instituídos juntamente com os Núcleos de Assistência Psicossocial (NAPS).
(__) A primeira vez que se ouviu falar dos Centros de Atenção Psicossocial − CAPS foi no ano de 1987, após a reforma psiquiátrica ocorrida na década de 70. O 1º CAPS foi inaugurado em São Paulo, para organizar a rede municipal de atenção a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3247979 Psicologia
A reforma psiquiátrica no Brasil propõe a substituição do modelo asilar por práticas territorializadas. Qual papel o psicólogo desempenha nesse contexto, segundo as políticas públicas de saúde mental?
Alternativas
Q3244548 Psicologia
A Política Nacional de Saúde Mental busca garantir o respeito aos direitos humanos e à dignidade das pessoas com transtornos mentais, priorizando a inclusão social e o cuidado em liberdade. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3243733 Psicologia
A intervenção com famílias em situação de rua exige estratégias específicas que envolvem o entendimento das complexas dinâmicas familiares e sociais dessas famílias. Considerando as abordagens de intervenção, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A assistência social deve ser realizada de maneira isolada, sem envolver a rede de apoio local ou outras políticas públicas.

(__) A promoção de autonomia, respeito aos direitos humanos e participação ativa da família nas decisões são pilares das estratégias de intervenção.

(__) A intervenção com famílias em situação de rua deve ser feita apenas por meio de medidas coercitivas e não pelo acolhimento e escuta qualificada.

(__) A abordagem de intervenção deve priorizar a construção de vínculos afetivos e a reorganização das condições de vida dessas famílias.


A sequência está correta em:
Alternativas
Q3243732 Psicologia
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta por diversos serviços de saúde pública do SUS, oferecendo assistência integral e acessível às pessoas em sofrimento mental ou com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Sobre Psicologia e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) permitem o início do atendimento por busca espontânea do usuário ou por encaminhamento de outros serviços interligados, como Assistência Social e Educação.

(__) A estigmatização das pessoas com problemas de saúde mental afeta não apenas os indivíduos e suas famílias, mas também impacta a reputação dos serviços e a qualidade das equipes que neles trabalham.

(__) A recuperação e reintegração social das pessoas com sofrimento mental dependem de políticas públicas eficazes, suporte comunitário e a superação do estigma que envolve a saúde mental.

(__) A atuação da Psicologia na RAPS envolve acolhimento, promoção de saúde mental, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação psicossocial, visando a integralidade do cuidado.



A sequência está correta em:
Alternativas
Q3243729 Psicologia
A regulamentação dos princípios do SUS, por meio da Lei nº 8080/90, permitiu deslocamentos decisivos para o acesso e para a concepção do que seja saúde. Especificamente, a Atenção Básica, a integralidade e, por seu turno, a Psicologia. Considerando o contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3243728 Psicologia
A política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente deve ser realizada de forma articulada entre ações governamentais e não-governamentais em todos os níveis da federação: União, Estados, Distrito Federal e municípios. Sobre o contexto, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Os serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial têm como foco proteger crianças e adolescentes vítimas de negligência, maus-tratos, exploração e abuso.

II. O serviço de identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos é uma obrigação integrada com o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e outros cadastros federais, estaduais e municipais.

III. A proteção jurídico-social prestada por entidades de defesa dos direitos visa assegurar que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e protegidos em todas as circunstâncias.
Alternativas
Q3238283 Psicologia
A Portaria nº 336/2002 do Ministério da Saúde dispõe sobre a regulamentação dos serviços de saúde mental no Brasil, incluindo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
A Portaria determina explicitamente que
Alternativas
Q3238270 Psicologia
Tendo como referência a Política Nacional de Saúde Mental e os princípios da atenção primária à saúde (APS), assinale a alternativa que apresenta corretamente a melhor estratégia para a abordagem da saúde mental na APS.
Alternativas
Q3235577 Psicologia
Os centros de convivência, como uma estratégia de atendimento psicológico no contexto comunitário:

I. Oferecem suporte ao desenvolvimento de competências laborais ao integrar programas que visam à capacitação profissional e à melhoria da autonomia econômica dos participantes.
II. Proporcionam intervenções médicas especializadas destinadas ao tratamento de transtornos graves, atuando como substitutos de centros clínicos de saúde.
III. Promovem atividades estruturadas que incentivam a autonomia, a qualidade de vida e o protagonismo dos participantes em seus contextos sociais.
IV. Baseiam suas ações na aplicação de instrumentos psicométricos padronizados, garantindo a medição uniforme das capacidades cognitivas e emocionais dos atendidos.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: C
5: E
6: D
7: C
8: C
9: A
10: E
11: D
12: C
13: B
14: D
15: A
16: B
17: E
18: B
19: D
20: D