Questões de Concurso
Sobre psicologia hospitalar em psicologia
Foram encontradas 895 questões
A adesão ao tratamento antirretroviral para HIV/Aids é um fenômeno multidimensional que engloba o sistema de saúde, a equipe, fatores relacionados ao paciente, além de variáveis relacionadas ao tratamento, à doença e a aspectos culturais e socioeconômicos (1ª parte). A presença de um transtorno mental pode ser citada como um dos exemplos de situação associada ao paciente que pode dificultar a adesão ao tratamento (2ª parte). Em relação ao gênero dos participantes analisados, o estudo evidenciou que os níveis de adesão são mais elevados em mulheres, uma vez que estas costumam apresentar maiores taxas de autocuidado quando comparadas à população de homens (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
( ) A experiência de hospitalização prolongada é uma experiência constitutiva para essas crianças, gerando circuitos de sociabilidade, amizade, temas, objetos e repertórios de vida e compondo, assim, o processo de desenvolvimento.
( ) Por conta dos sucessivos cuidados que recebem, as crianças nessas condições adotavam comportamentos reativos, com muitas queixas, expressadas principalmente na agitação psicomotora.
( ) Nas entrevistas, as mães dessas crianças se referiram ao cotidiano de seus filhos como “normal”, tal qual o de qualquer criança, porém “preenchidos” por cuidados em saúde.
( ) O cotidiano na hospitalização dessas crianças era composto por diversas atividades, em sua maioria ligadas a atividades lúdicas, considerando a fase do desenvolvimento em que se encontravam.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) As precárias condições e sobrecarga de trabalho desencadeiam uma diminuição na qualidade do serviço oferecido e recebido.
( ) É observada a necessidade da educação e atualizações constantes nos serviços de saúde. Além disso, a crítica e a reflexão sobre o trabalho desempenhado devem ser estimuladas nos profissionais da saúde.
( ) A gestão centralizada, verticalizada e hierarquizada associada à falta de comunicação se configura como um empecilho a ser avaliado.
( ) A demanda existente em termos de cuidados técnicos e de maquinaria necessária para os cuidados do paciente facilitam a realização do seu cuidado humanizado, pois aproximam os profissionais de seus aspectos subjetivos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A atuação do psicólogo na UTI se deve ao suporte psicoterapêutico que o paciente necessita em virtude da possibilidade de apresentar uma série de transtornos/distúrbios psicológicos, relacionados ou não ao processo do adoecimento e da internação na UTI.
II. A pesquisa evidenciou a necessidade de reprodução das técnicas já utilizadas na clínica, tanto no que diz respeito à avaliação psicológica quanto nos atendimentos a pacientes, familiares e intervenções em grupo.
III. Foi percebida uma carência nos cursos de Psicologia de conteúdos que capacitem os alunos para as especificidades da atuação em saúde e sua inserção em equipes multiprofissionais.
IV. Para que sua atuação seja realizada satisfatoriamente, o psicólogo deve conhecer os fundamentos da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicopatologia, do processo de luto, dos processos psíquicos envolvidos no adoecer, além de intervenções psicoprofiláticas.
Quais estão INCORRETAS?
( ) O aprimoramento de competências interpessoais e de comunicação dos profissionais de saúde pode extrapolar a dimensão técnica, prevalente em terapia intensiva.
( ) Os familiares das crianças se reconhecem como leigos no assunto e, por isso, não percebem a omissão de informações, o que gera maior segurança comunicacional no profissional de saúde.
( ) Por vezes, para a família, a comunicação com objetividade pode incrementar incertezas por conta da dura realidade dos tratamentos intensivos, dificultando a tomada de decisões que considerem as necessidades da criança.
( ) As notícias difíceis sobre a situação clínica da criança, quando comunicadas na instrumentalidade, são incompreensíveis para o público inexperiente, de modo que a mensagem é reduzida à ocupação técnica, planificável e, portanto, sem vínculo com seus significados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com o artigo “Reflexões sobre a ação do psicólogo em unidades de emergência” (Barbosa, 2007, p. 81), “O confronto com a ____________ da vida parece funcionar como um mecanismo de descarga emocional dos afetos que irão necessitar de ______________, e toda a equipe de saúde deve estar atenta à importância de cuidar com dignidade, que, nesses casos, implica considerar para além de um sofrimento físico, um verdadeiro sentimento de desamparo que inunda o paciente”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Os avanços terapêuticos e as novas pesquisas na área possibilitaram que a concepção de letalidade patológica fosse fortemente modificada e relativizada, já existindo, inclusive, casos de remissão permanente da doença.
( ) Durante o tratamento, as más notícias desencadeiam nos pacientes sentimentos de negação, culpa e raiva, e, por sua vez, os profissionais, emissários da informação, sentem medo, ansiedade, desconforto e desorientação, além de apresentarem receio sobre as reações do paciente.
( ) A utilização de terminologia tecnicista pode facilitar o entendimento dos pacientes sobre o significado das doenças e seus respectivos tratamentos. Por conta disso, deve ser utilizada para favorecer a psicoeducação a respeito do diagnóstico.
( ) Quando pacientes recebem o diagnóstico, a imersão nessa nova realidade transforma os seus modos de ser e de se relacionar consigo mesmos, sendo aconselhável que diminuam a participação em situações sociais até que tenham avançado no processo de adaptação/aceitação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O papel desempenhado pelo que se consignou o suporte social na doença física e na sua recuperação tem sido, mais recentemente, objeto de estudo de múltiplas investigações. O possível efeito mediador constituído pelo suporte social pode tanto ser meramente preventivo quanto um componente importante a integrar o processo reabilitacional.
II. Muitos dos sujeitos assinalaram que a pessoa que tinham como principal confidente era aquela que mais os auxiliava, indicando limitações na rede de suporte social. A presença do(a) cônjuge foi considerada como muito importante, por normalmente ser uma relação menos problemática.
III. As especificidades de uma incapacidade crônica podem realçar aspectos um pouco diversos, consoante a gravidade, prognóstico e grau de invalidez que possa provocar. Por si só, o novo estado de saúde pode desencadear alterações no comportamento e no modo de ser do indivíduo.
IV. Um acontecimento, como uma doença, por exemplo, mesmo que insignificante clinicamente e sem repercussões de relevo, pode causar um sofrimento brutal. Esse fenômeno resulta de conflitos psíquicos envolvendo dimensões como a percepção do self, autoestima e capacidade de lidar com as perdas (físicas, funcionais ou outras).
Quais estão INCORRETAS?
I. Entre as pessoas amputadas, há uma correlação entre percepções distorcidas de autoimagem e adaptação social, que exerce um impacto significativo sobre a qualidade de vida.
II. A intervenção psicológica com o paciente reforça sua habilidade em aceitar a prótese na fase de reabilitação, devendo, portanto, ser iniciada no pós-operatório.
III. A relação médico-paciente e o suporte familiar são dois elementos cruciais no processo de reabilitação e, portanto, são os temas mais pesquisados, conforme a literatura consultada.
IV. A história de vida pessoal e o momento histórico-social interferem na patogenicidade do adoecimento e na interpretação dos sintomas por parte do paciente, e alguns pacientes podem se sentir aliviados com o procedimento de amputação.
Quais estão INCORRETAS?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Os cuidados paliativos devem ser implementados quando identifica-se que a evolução da doença oncológica indica que os pacientes estão entrando em fase terminal.
( ) Quando os cuidados paliativos são inseridos em momento precoce (como após o diagnóstico), eles geram desvantagens, pois preocupam a família, aumentando sintomas desencadeados pela doença.
( ) Atividades lúdicas fazem parte dos cuidados paliativos, pois contribuem aliviando o sofrimento e as angústias geradas pelo processo de hospitalização tanto para as crianças quanto para suas famílias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(__)As demências são classificadas apenas em duas categorias: evolutivas e estáticas, sem considerar as demências potencialmente reversíveis.
(__)O comprometimento cognitivo ou comportamental na demência deve afetar pelo menos dois entre cinco domínios, incluindo memória, funções executivas, habilidades visuoespaciais, linguagem e personalidade ou comportamento.
(__)O diagnóstico de demência é exclusivamente baseado em exames laboratoriais e de imagem, sem necessidade de uma história clínica detalhada ou observação dos sintomas.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
(__)A Psicologia da Saúde no Brasil se fundamenta em princípios essenciais, como a integralidade e a interdisciplinaridade, que visam a compreensão dinâmica das inter-relações entre os aspectos que envolvem o processo de saúde e doença.
(__)A atuação do psicólogo em ambientes hospitalares no Brasil começou na década de 1950, com Matilde Néder sendo considerada uma das pioneiras na área.
(__)A Psicologia da Saúde no Brasil não considera a interdisciplinaridade como um fator relevante para a atuação do psicólogo em hospitais.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: