Questões de Concurso
Sobre psicologia jurídica: conceito, histórico e atuação em psicologia
Foram encontradas 459 questões
A elaboração de pareceres para a justiça bem como a realização de psicodiagnósticos são atribuições do psicólogo que atua na atenção secundária.
Diante do quadro, vizinhos se mobilizaram pensando em formas de protegê-lo.
Na hipótese descrita é correto afirmar que
Na perspectiva da violência contra a mulher, podemos afirmar acertadamente que
I é um tipo de perícia utilizada para esclarecer o funcionamento da personalidade de um indivíduo. II é um estudo psicológico que pode ser fundamental no estabelecimento de políticas de prevenção ao suicídio e homicídio. III compõe matéria de direito penal, civil, mas não trabalhista.
Assinale a opção correta.
Analise as afirmativas abaixo a respeito da psicologia forense:
1. Refere-se à psicologia aplicada ao contexto judicial.
2. Também é conhecida como psicologia judicial.
3. Propõe-se a assessorar magistrados.
4. Quando do seu surgimento, relacionava-se com a psiquiatria forense.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com essa abordagem, assinale a afirmativa correta.
Diante da hipótese apresentada, é correto afirmar que
Considerando a proteção integral que deve ser assegurada a crianças e adolescentes no Sistema de Garantia de Direitos, é correto afirmar que
Considerando essa situação, é correto afirmar que:
Nesse sentido, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O psicólogo deve auxiliar o juiz por meio de sua avaliação psicológica, contemplando também o seu conhecimento do Código de Processo Civil e Código de Processo Penal.
( ) O psicólogo, a partir de uma visão interdisciplinar, deve elaborar um laudo psicológico que favoreça a busca de soluções consensuais pelas partes envolvidas no processo em situações em que haja um vínculo profissional com uma das partes.
( ) No caso de avaliação psicológica em disputa de guarda, a observância de diferenças nos desempenhos a partir de testes para avaliar a competência dos genitores não é suficiente por si só para estabelecer com quem deverá ficar a guarda dos filhos, sendo necessárias também observações de comportamento das interações pais-filhos e também entrevistas de filhos adolescentes.
( ) Em casos de diagnóstico de deficiência mental e / ou definição de nível de funcionamento psíquico, o psicólogo não pode atuar como perito, sendo prerrogativa do psiquiatra como perito, para a construção da prova técnica em situações regulamentadas pelo Código de Processo Penal (CPC).
Assinale a sequência correta.
Com relação à hipótese descrita, assinale a afirmativa correta.
. A esse arranjo dá-se o nome de