Questões de Psicologia - Psicoterapias para Concurso
Foram encontradas 1.333 questões
Podemos afirmar que há uma relação entre o aconselhamento não diretivo (perspectiva rogeriana) e a democracia como modo de vida. Isto se dá pelo fato de que os conceitos presentes nesta abordagem estão sintonizados com os princípios democráticos. Mesmo com a atitude favorável e democrática do conselheiro, pode ocorrer de o cliente ficar silencioso por algum tempo, gerando pausas na sessão. Esta pausa significa que:
É possível afirmar que a psicoterapia existencial surgiu a partir dos princípios psicológicos advindos das influências epistemológicas da Fenomenologia e das filosofias da existência. Esta psicoterapia engloba uma diversidade de correntes terapêuticas e define um conjunto de pressupostos. Assim, analise os pressupostos abaixo.
I- Os seres humanos têm necessidade de construir significado sobre a sua existência.
II- A construção pessoal tem lugar fundamentalmente no espaço subjetivo das relações com os outros e com o mundo.
III- O confronto com os dados da existência é parte intrínseca de um projeto de vida.
IV- A construção do projeto existencial é algo sempre em aberto ao longo do desenvolvimento pessoal.
Quanto aos pressupostos que correspondem à psicoterapia existencial, é CORRETO o que se afirma em:
A psicoterapia individual, centrada na fala, capacita as pessoas a alcançarem maior autoconhecimento e controle sobre suas vidas. Focando em elementos inconscientes, promove consciência e desenvolvimento pessoal. Através do diálogo terapêutico, pacientes compreendem emoções, desejos e condutas, elevando a autoestima e a capacidade de projetar o futuro ao perceber a influência dos pensamentos nos comportamentos, evitando limitações.
Para a realização da psicoterapia, os profissionais empregam procedimentos científicos válidos para auxiliar no tratamento de seus pacientes. No entanto, a diversidade de abordagens terapêuticas abrangem as seguintes escolas teóricas e práticas: como Psicanálise, Gestalt-Terapia, Constelação Familiar, Behaviorismo representando diferentes perspectivas para atender às variadas necessidades dos pacientes.
A psicoterapia individual é um processo de reflexão e autoconhecimento, utilizado para tratar problemas emocionais, existenciais, fobias e dificuldades de relacionamento, além de promover o crescimento pessoal. Durante as sessões, com duração média de 50 minutos, os indivíduos têm a oportunidade de conversar com o psicólogo, relatando os motivos que os levaram a buscar ajuda profissional. O psicólogo ouve atentamente e oferece orientação sobre as melhores maneiras de lidar com as questões apresentadas. A frequência de sessões recomendada pelos psicólogos geralmente é mensal.