Questões de Psicologia - Representações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos para Concurso
Foram encontradas 216 questões
Para a psicologia social, a subjetividade acontece a partir das relações sociais, o que torna o homem um ser que existe no espaço social. Com relação ao conceito de interação podemos então afirmar que estão corretas:
I. ação entre duas pessoas que partilham um significado.
II. encontros, conversas, comportamentos e ações que acontecem entre as pessoas durante um longo tempo e que envolvem intimidade e compromisso.
III. processo de trocas sociais que tem como características conteúdo, qualidade e padrões.
IV. comportamento dirigido a uma pessoa que dá origem, a outro comportamento diferente como resposta da outra pessoa.
O estudo e a pesquisa da psicologia, tem contribuído bastante para mostrar os inúmeros fatores que interferem no pensar e no viver criativamente. Com relação ao pensamento criativo estão corretas:
I. A fluência do pensamento é capacidade de ter muitas ideias.
II. Quando uma pessoa tem ideias muito diferentes isso não influi em sua criatividade.
III. A ansiedade e o medo do desconhecido levam a exploração de novas possibilidades e no pensamento criativo.
IV. Criar significa pensar sobre o mundo de forma diferente.
V. Para o desenvolvimento da criatividade mais importante não é o desenvolvimento de certas características de personalidade, e sim exercícios que treinem o pensamento criativo.
Sobre a família, é incorreto afirmar que:
No cotidiano com as populações de baixa renda, é comum que o psicólogo se dê conta de que a concepção de homem que norteia grande parte das teorias dominantes na Psicologia cai por terra diante da subjetividade brasileira. No lugar de identidades fixas a serem diagnosticadas a partir de modelos pré-determinados, ele encontra uma processualidade que escapa a qualquer tentativa de enquadramento. Considerando as experiências frustrantes das práticas tradicionais junto a estas populações constituem-se demandas urgentes para o psicólogo:
1. Compreender que necessita não apenas conhecer as necessidades dessas populações, mas, construir ou criar práticas que brotem de um verdadeiro encontro com as mesmas.
2. Produzir um conhecimento que resulte das trocas entre as singularidades ali presentes e se ancore num envolvimento com aquele cotidiano, com aquelas pessoas e suas problemáticas específicas.
3. Cuidar para que a utilização da medida em psicologia - os testes psicológicos – não se transforme em capa protetora perante a emergência da diferença, na medida em que a classifica como desvio ou anormalidade.
4. Aprisionamento a um modelo teórico, justificando seu fracasso como sendo resultado de impossibilidades da própria população, vista como desvalida e sem condições emocionais e/ou intelectuais para enfrentar os problemas.
Estão corretas apenas:
A psicologia sociohistórica, uma das abordagens que fundamentam as intervenções psicossociais, caracteriza-se por:
1. Maior clareza acerca da determinação social do psiquismo.
2. Compreensão de que o homem é um ser em movimento e, portanto, é capaz de mudar a si e as suas circunstâncias.
3. Crença de que cabe ao psicólogo social trabalhar com pequenos grupos, ajustando o indivíduo à realidade.
4. Compreensão de que agindo sobre a natureza através de seu trabalho o homem desenvolve sua consciência o que o torna produto e produtor da realidade. Estão corretas apenas: