Questões de Psicologia - Saúde Coletiva para Concurso

Foram encontradas 158 questões

Q3042293 Psicologia

Portaria nº 336/2002 do Ministério da Saúde é um documento importante que trata sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, além de redirecionar o modelo assistencial em saúde mental. Os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS - são subdivididos em modalidades de atendimentos terapêuticos e social, e cada um tem atendimentos direcionados. Diante do exposto, qual conceito de Centros de Atenção Psicossocial - CAPS está CORRETO?

Alternativas
Q3041920 Psicologia
Julgue o item a seguir.

Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) não constituem as bases para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país, negando direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro e o formato democrático, humanista e federalista que deveria caracterizar sua materialização. Nesse sentido, os princípios e diretrizes do SUS não precisam ser compreendidos a partir de uma perspectiva histórica e epistemológica, não constituindo um produto resultante de um processo político e que expressa concepções sobre saúde e doença, direitos sociais, gestão, as relações entre as esferas de governo do país, entre outros. 
Alternativas
Q3041873 Psicologia
Julgue o item a seguir.

A Lei 8.080/90 define que o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público constitui o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa privada não pode participar do SUS em caráter complementar. 
Alternativas
Q3035204 Psicologia
A obesidade é uma doença que tem crescido no Brasil e no mundo. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde PNS/2020, aproximadamente 60% dos adultos brasileiros já têm excesso de peso, o que representa cerca de 96 milhões de pessoas, e 1 em cada 4 tem obesidade, num total de mais de 41 milhões de pessoas. O crescimento da obesidade confere grandes impactos para o sistema de saúde, e essas consequências não se limitam aos custos econômicos. Assim, é necessário investir num conjunto de estratégias de prevenção e cuidado para deter o avanço ou reduzir a prevalência da doença.
Diante desse cenário, considere as ações a seguir:

I. venda, nas cantinas escolares, de alimentos in natura e mimimamente processados, incentivando o consumo de refeições saudáveis;

II. estímulo a uma vida mais ativa fisicamente por meio da instalação de ambientes urbanos para a prática de atividades físicas e de lazer;

III. realização de grupos de ajuda mútua no modelo dos Vigilantes do Peso ou dos Comedores Compulsivos Anônimos, utilizando o sistema de recompensa dos comportamentos de controle alimentar;

IV. facilitação da realização, no sistema público de saúde, de cirurgias bariátricas e de distribuição de medicação anorexígena na atenção primária.


Dentre as ações elencadas, são estratégias para a prevenção primária da obesidade:
Alternativas
Q3016870 Psicologia
O HIV/AIDS, além de ser uma doença física, também impacta significativamente a saúde mental dos indivíduos. A psicoterapia, como ferramenta de apoio e cuidado, assume um papel crucial no tratamento. NÃO se configura como um objetivo principal da psicoterapia no contexto do HIV/AIDS:
Alternativas
Q3013253 Psicologia
No que se refere à psicologia da saúde, ao papel do psicólogo na rede de atenção, às ações básicas de saúde e aos níveis de atenção à saúde, julgue o item a seguir.  


As ações referentes à prevenção primária devem ser condizentes com práticas de promoção de saúde.

Alternativas
Q2915528 Psicologia

Em situações de desastre, as ações de resposta e de reconstrução e recuperação serão da responsabilidade do:

Alternativas
Q2895023 Psicologia

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), "os objetivos da educação em saúde são...

Alternativas
Q2766109 Psicologia

Sobre a sífilis, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2766078 Psicologia

O país passa, no momento, por um aumento alarmante do diagnóstico de microcefalia, que pode estar associado com a ação do vírus Zika. Sobre a microcefalia é correto afirmar, EXCETO:


Alternativas
Q2753357 Psicologia

Responda às questões 24, 25 e 26 com base no caso descrito a seguir.


Maria (34 anos) e José (36 anos) são casados e moram com seus filhos. Jozenildo (30 anos), irmão de José, também está morando uma temporada com eles. O casal tem três filhos, Joãozinho (15 anos), Safira (7 anos) e Mário (4 anos). A renda mensal da família é proveniente, em grande parte, do trabalho de José e de Jozenildo, que trabalham no período noturno como seguranças em ruas da cidade. Já Maria trabalha como doméstica e ganha tão pouco que, basicamente, o salário só dá para pagar o transporte para ir trabalhar, contribuindo minimamente com os gastos da família. Mesmo assim, Maria se mantém no emprego porque considera que a ausência do pouco que ganha faria falta nas contas da casa. As duas crianças pararam de frequentar a escola por decisão de Maria, após ela flagrar, um dia, ao chegar do trabalho, uma situação de abuso sexual provocada por Jozenildo contra Safira. Sem saber onde deixar os filhos menores protegidos durante sua ausência, Maria resolveu levá-los ao trabalho com ela, aproveitando para ter pequenas ajudas das crianças em suas tarefas manuais no trabalho. Não ocorreu à Maria a ideia de expor a situação ao marido ou de denunciar Jozenildo, por medo de gerar um conflito com os dois e comprometer as duas principais rendas responsáveis pelo provimento da família.

Para a atuação do(a) Psicólogo(a) no caso descrito, é imprescindível que o profissional embase sua ação nas diretrizes que constam

Alternativas
Q2668120 Psicologia

Sobre Saúde Coletiva, entende-se:

-

1. É considerada uma área de conhecimento multidisciplinar.

2. Resulta da interface entre as ciências biomédicas e sociais.

3. Um dos objetivos é investigar a produção social das doenças.

-

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q2581233 Psicologia

Existe a necessidade de conscientização por parte da população sobre a importância do combate à violência contra as pessoas idosas. Um desses tipos de violência caracteriza-se pela recusa ou omissão de cuidados. Esse tipo de violência se refere

Alternativas
Q2581222 Psicologia

A Portaria MS nº 1.271/2014 definiu a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, assim a tentativa de suicídio passou a ser um agravo de notificação obrigatória e imediata, devendo a notificação ser feita para a Secretaria Municipal de Saúde em até

Alternativas
Q2552626 Psicologia

Julgue o item a seguir.


No que se refere a pacientes com transtornos mentais e abuso de substâncias químicas, não é de suma importância que o psicólogo, tanto no âmbito terapêutico individual quanto no coletivo, se preocupe em investigar e analisar qual a história clínica do paciente e se preocupe se o transtorno mental está ligado ao uso ou não de substâncias químicas, além de identificar se for o caso, qual dos problemas surgiu primeiro. 

Alternativas
Q2542105 Psicologia
Dos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na Atenção Básica em Saúde, assinale a alternativa que contempla corretamente as Equipes de Atenção Básica para populações em situações específicas (Portaria N. 3088/2011):
Alternativas
Q2541808 Psicologia
Um psicólogo está desenvolvendo um programa de prevenção ao uso de drogas para adolescentes em uma escola. Com base em pesquisas atuais, qual abordagem tem mostrado ser mais eficaz na prevenção ao uso de drogas nessa faixa etária?
Alternativas
Q2541197 Psicologia
A história da Saúde Pública no Brasil foi marcada por diversos arranjos e rearranjos administrativos e aprimoramentos na legislação. Avaliando a cronologia histórica da saúde no Brasil, relacione o ano do acontecimento com seu respectivo fato histórico e assinale a alternativa com a sequência correta:

1 - 1937
2 - 2006
3 - 2007
4 - 2012
5 - 2016

( ) Publicada a Portaria nº 122, definindo as diretrizes de organização e funcionamento das equipes dos Consultórios na Rua (eCR). Assim como, da Portaria nº 148, que definiu acerca do funcionamento do Serviço Hospitalar de Referência, Componente Hospitalar da RAPS.
( ) Com o objetivo de agrupar várias estruturas responsáveis pelas funções de apoio à gestão estratégica e participativa no SUS, a Secretaria de Gestão Participativa, criada em 2003, posteriormente foi reestruturada pelo Decreto nº 5.841, de 13 de julho, quando passou a ser designada de Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP). Naquela oportunidade, incorporou-se à SGEP o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), foi instituído o Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS, transformou-se o Departamento de Acompanhamento da Reforma Sanitária em Departamento de Apoio à Gestão Participativa e, por fim, expandiu-se o Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS.
( ) Durante o governo de Michel Temer foi promulgada a Emenda Constitucional nº 95, que determinou o congelamento por 20 anos dos recursos propostos a políticas sociais, como por exemplo, ao SUS.
( ) A 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) teve como tema central Saúde e qualidade de vida, políticas de estado e desenvolvimento. Os eixos temáticos foram: desafios para a efetivação do direito humano à saúde no Século XXI: Estado, sociedade e padrões de desenvolvimento, políticas públicas para a saúde e qualidade de vida: o SUS na Seguridade Social e o pacto pela saúde e a participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde. O presidente em exercício era Luiz Inácio Lula da Silva.
( ) A Lei nº 378 deu nova organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública, criando o Ministério da Educação e Saúde, determinando como órgãos de cooperação o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Nacional de Saúde.
Alternativas
Q2537139 Psicologia
Matarazzo, (1982), definiu a Psicologia da Saúde como uma área de contribuições profissionais, científicas e educacionais da Psicologia para a promoção e a manutenção da saúde. Visando à prevenção e ao tratamento do processo saúde-doença e à identificação dos fatores relacionados ao desenvolvimento de enfermidades, além de buscar contribuir para a análise e a melhora do sistema dos serviços de saúde e para a elaboração de uma política sanitária. Assim, é correto afirmar, sobre a Psicologia da Saúde que:
Alternativas
Q2528486 Psicologia
O papel do profissional psicólogo nas políticas públicas de saúde, deve estar relacionado 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: A
5: B
6: C
7: C
8: A
9: C
10: C
11: D
12: E
13: C
14: B
15: E
16: B
17: D
18: C
19: E
20: C