Questões de Concurso
Sobre saúde da família em psicologia
Foram encontradas 427 questões
I. A Equipe de Saúde da Família, na qual se insere a Psicologia, vem tentando substituir o modelo tradicional de assistência, com foco na doença e no hospital, procurando uma visão ampliada do processo saúde-doença, reforçando a necessidade de intervenções que ultrapassem as práticas curativas.
II. A autonomia do trabalhador de saúde sobre como praticar a assistência é decisiva e define frequentemente, e mais que as normas institucionais, o perfil do modelo assistencial.
III. Um dos objetivos centrais da atuação em AP deve ser propiciar a adaptação do indivíduo às circunstâncias ambientais de seu território, ainda que isto represente restrições à sua autonomia.
Quais estão corretas?
( ) No âmbito da UBSF, o acesso das pessoas LGBT resume-se apenas à busca de preservativos, à realização de exames sorológicos e a consultas mediante a instalação de agravos.
( ) As especificidades do modo de viver a sexualidade deverão ser debatidas nos espaços de saúde para, assim, serem utilizadas na tentativa da quebra dos paradigmas culturais existentes que emperram a assistência integral de grupos específicos.
( ) As particularidades biológicas do sexo, fatores culturais relativos a ser mulher e a ser homem potencializam a ocorrência de agravos específicos e distinções ao acesso e a tecnologias de atenção e cuidado à saúde.
( ) Os entraves na abordagem à população LGBT são ocasionados exclusivamente pela falta de capacitação profissional e do reconhecimento de imprescindibilidades sexuais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O(A) ___________ pode ser definido(a) como uma estratégia de cuidado que articula um conjunto de ações resultantes da discussão e da construção coletiva de uma equipe multidisciplinar e leva em conta as necessidades, as expectativas, as crenças e o contexto social da pessoa ou do coletivo para o qual está dirigido.
Os(As)___________ representam espaços e processos de circulação das subjetividades das pessoas, que se configuram/desconfiguram/reconfiguram a partir das possibilidades, agenciamentos e relações que as pessoas e grupos estabelecem entre si.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.
( ) A AB pode fazer o acompanhamento de etapas e condições específicas da vida não necessariamente relativas a adoecimento, mas visando a potencialidades nessas situações.
( ) A AB tem potencial técnico e metodológico restrito e, portanto, não pode acompanhar situações complexas como recuperação após hospitalizações ou dar seguimento após tratamentos de alta complexidade, como o câncer.
( ) AB tem como premissa se relacionar intersetorialmente com outras políticas públicas de saúde localizadas no território.
( ) A AB é locus potencial de cuidado em saúde mental, tendo em vista estar embrenhada na vida das relações da comunidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Nos grupos em AP, deve-se evitar abordar assuntos como o envelhecimento, a finitude e a morte, devido ao risco de incrementar sintomas negativos em pacientes de idade avançada.
( ) Há uma diferenciação entre o medo da morte e o morrer como processo. Segundo as autoras, os idosos temem mais o processo do que o fato em si.
( ) Aspectos da contemporaneidade como a valorização do consumo, a objetificação da vida e a busca por produtividade acima de tudo contribuem para o sentimento de inutilidade das pessoas idosas.
( ) Os cuidados paliativos (CP) que buscam fornecer alívio aos sintomas físicos e psíquicos, e também ressignificar o processo de adoecimento e morte, assim como a própria vida que chega ao fim.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e detentores de lugares autênticos de fala, sendo responsáveis por suas demandas e seus sintomas. Mesmo assim, na ausência de pais ou responsáveis, não têm direito à realização de atendimentos em saúde.
II. É comum a resistência de trabalhadores em acolher e tratar crianças e adolescentes que apresentem situações relacionadas ao uso de álcool e/ou outras drogas ou que tenham cometido algum tipo de ato infracional.
III. É fundamental, no acompanhamento psicossocial de crianças e adolescentes, a articulação intersetorial, colocando a rede da assistência social, da educação, da cultura e do lazer, entre outras que estiverem ativas no território, como copartícipes do processo de cuidado em saúde e garantia de direitos dessa população.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Acolhimento. 2. Interdisciplinaridade. 3. Clínica ampliada. 4. Apoio matricial.
Coluna 2
( ) Tecnologia de cuidado individual e coletivo, concomitantemente, objetiva a construção de vínculos e intervenções centradas na pessoa, na perspectiva da ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.
( ) Requer postura inclusiva com relação a tipos de sofrimento que possam ser relativos a processos de marginalização, exclusão ou violências, e se caracteriza muitas vezes como porta de entrada do usuário no serviço.
( ) Para efetivar-se, requer integração entre profissionais de diferentes áreas e formações, incluindo outros níveis de atenção. São exemplos de atividades: consultas compartilhadas, construção de PTS, trabalho com grupos, entre outras estratégias.
( ) Retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico para as equipes de referência, desenvolve suas ações a partir de uma relação horizontal entre os profissionais envolvidos na atividade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
(__)A prática da Psicologia na saúde deve ser restrita a uma abordagem terapêutica, sem a necessidade de integrar conhecimentos de outras áreas, como Sociologia e Antropologia.
(__)O trabalho multidisciplinar entre profissionais de saúde é suficiente para resolver problemas complexos, sem a necessidade de uma articulação teórica e política.
(__)A Psicologia, como uma ciência da conduta, deve reformular suas práticas tradicionais para se integrar efetivamente em um trabalho interdisciplinar, promovendo a saúde coletiva e evitando a simplificação do processo saúde-doença.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Analise os itens a seguir.
I. Técnicas de dinâmica de grupo – com situações vivenciais nas quais possam ser trabalhados comportamentos não assertivos com foco na resolutividade dos problemas.
II. Análise pelo grupo das normas e atribuições no trabalho, identificando dificuldades nos processos de comunicação, dentre outros, com construção conjunta de propostas de melhoria.
III. Desenvolvimento de relações interpessoais, trabalho em equipe, administração de conflitos e negociação, com foco na mudança de cultura e melhoria do atendimento.
IV. Discussão de causas de absenteísmo e seu impacto no desenvolvimento do trabalho com foco na conscientização e sensibilidade para com os clientes internos e externos.
Devem ser contemplados nesse Programa de Treinamento os titens
Nessa perspectiva, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) É atribuição comum a todos os profissionais das equipes de Saúde da Família realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo.
( ) O eixo estratégico da Política de Atenção Básica do Ministério da Saúde está na saúde mental, e tem como base a identificação e tratamento dos transtornos mentais, implicando, dentre outros fatores, o fim das internações hospitalares.
( ) Na Estratégia da Saúde da Família – ESF, o psicólogo deve atuar desde o acompanhamento de indivíduos e famílias, nas visitas domiciliares compartilhadas, em atendimentos individuais ou de grupo, bem como no trabalho em equipe multidisciplinar.
( ) Cabe ao psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF fazer o seu trabalho e o registro de atendimentos e acompanhamentos em prontuários específicos, de forma isolada, sem a discussão de casos nas reuniões de equipes multidisciplinares.
Assinale a sequência correta.
( ) A construção da interdisciplinaridade na Atenção Básica é uma conquista consolidada na prática das equipes multiprofissionais.
( ) A lógica produtiva dos gestores em saúde pode impactar os trabalhos das equipes tornando-os endurecidos, burocráticos e impedindo os profissionais de transitarem por espaços de diálogo.
( ) Destaca-se a dimensão da relação com o território no trabalho da Psicologia: conhecer e acompanhar os códigos e símbolos circulantes nesses espaços é uma chave importante para estabelecer um bom diagnóstico, estratégias de intervenção possíveis e conectadas às vidas dos usuários.
( ) A dinâmica de sigilo e registro em prontuário multiprofissional por parte de profissionais da Psicologia é assegurado pelo código de ética e não apresenta impasses na prática dos profissionais.
I. A lógica de encaminhamentos para os CAPS tornou mais efetiva a construção de redes colaborativas de cuidado junto a ESF.
II. A noção de referência e contrarreferência na relação CAPS e ESF permite operacionalizar processos de trabalho que visam ao cuidado compartilhado.
III. Enquanto porta de entrada obrigatória, a ESF se articula com o CAPS para maior responsabilização das famílias no cuidado psicossocial.
Esta correto o que se afirma em
O trabalho da equipe caracteriza-se notadamente pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, chegando, muitas vezes, a negar e a superar as fronteiras disciplinares.
Assinale a opção que indica o fenômeno que analisamos nessa equipe.