Questões de Concurso
Sobre saúde da família em psicologia
Foram encontradas 432 questões
( ) A construção da interdisciplinaridade na Atenção Básica é uma conquista consolidada na prática das equipes multiprofissionais.
( ) A lógica produtiva dos gestores em saúde pode impactar os trabalhos das equipes tornando-os endurecidos, burocráticos e impedindo os profissionais de transitarem por espaços de diálogo.
( ) Destaca-se a dimensão da relação com o território no trabalho da Psicologia: conhecer e acompanhar os códigos e símbolos circulantes nesses espaços é uma chave importante para estabelecer um bom diagnóstico, estratégias de intervenção possíveis e conectadas às vidas dos usuários.
( ) A dinâmica de sigilo e registro em prontuário multiprofissional por parte de profissionais da Psicologia é assegurado pelo código de ética e não apresenta impasses na prática dos profissionais.
I. A lógica de encaminhamentos para os CAPS tornou mais efetiva a construção de redes colaborativas de cuidado junto a ESF.
II. A noção de referência e contrarreferência na relação CAPS e ESF permite operacionalizar processos de trabalho que visam ao cuidado compartilhado.
III. Enquanto porta de entrada obrigatória, a ESF se articula com o CAPS para maior responsabilização das famílias no cuidado psicossocial.
Esta correto o que se afirma em
O trabalho da equipe caracteriza-se notadamente pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, chegando, muitas vezes, a negar e a superar as fronteiras disciplinares.
Assinale a opção que indica o fenômeno que analisamos nessa equipe.
Julgue as proposições a seguir sobre a atuação do psicólogo da saúde. Em seguida marque a alternativa correta.
I. A intervenção em Centros de Saúde e Hospitais deve levar em consideração uma tripla dimensão de intervenção: os pacientes, seus familiares e os profissionais de saúde. Os campos de atuação clínica se apresentam um pouco restrito, podendo atuar hoje em serviços de saúde mental e serviços de saúde pública apenas.
II. Os psicólogos da saúde se direcionam para a compreensão da forma como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam a saúde e a doença. Podem estar centrados na promoção da saúde e prevenção de doença, trabalhando com os fatores psicológicos que fortalecem a saúde e que reduzem o risco de adoecer, podem disponibilizar serviços clínicos a indivíduos saudáveis ou doentes em diferentes contextos e, podem ainda, estar envolvidos em pesquisa e investigação, no ensino e formação.
Avalie se a construção do Projeto Terapêutico Singular de João pode envolver:
I. A equipe interdisciplinar do CAPS. II. A equipe multidisciplinar do CAPSi. III. O próprio usuário. IV. A família do usuário.
Estão corretos os itens:
Sobre essa situação é correto afirmar que
No entendimento de Antônio Lancetti, o modus operandi do PSF (Programa de Saúde da Família) oferece ao campo da saúde mental novas potencialidades, inexistentes em outras modalidades de atendimento, a saber:
I - o usuário só é atendido em função de sua demanda.
II - o trabalho está centrado na equipe e não no médico.
III - as consultas são sempre individuais, para garantir maior singularização do atendimento.
IV - a principal função do programa é encaminhar os pacientes para o sistema de saúde.
Com base nessas proposições e considerando V (verdadeiro) e F (falso), assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta:
“Ela (a Política Nacional de Atenção Básica) deve ‘superar compreensões simplistas, nas quais, entre outras, há dicotomia e oposição entre a assistência e a promoção da saúde’, quando a ação, em face dos seus fenômenos, deve levar em consideração ‘múltiplos determinantes e condicionantes’” (Brasil, 2017).
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Referências Técnicas para a atuação de psicólogas(os) na atenção básica a saúde. Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 2. ed. Brasília: CFP, 2019.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Por meio da prática matricial é possível que a realização do trabalho das Unidades Básicas de Saúde conte com a participação de diversas especialidades médicas, e outras categorias profissionais, junto aos profissionais que compõem as equipes de referência em atenção básica à saúde. Inicialmente, a atenção horizontalizada proposta por esse modelo foi voltada à saúde mental. A prática do matriciamento
Sobre o apoio matricial e a equipe de referência, é INCORRETO afirmar sobre sua funcionalidade que: