Questões de Concurso Sobre saúde da família em psicologia

Foram encontradas 438 questões

Q3144452 Psicologia
A atenção psicossocial para crianças e adolescentes é um desafio para o SUS, e os serviços de saúde mental infantojuvenis têm uma função social que extrapola o fazer meramente técnico do tratar, o que inclui ações como escutar, cuidar e possibilitar ações emancipatórias. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:

I. Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e detentores de lugares autênticos de fala, sendo responsáveis por suas demandas e seus sintomas. Mesmo assim, na ausência de pais ou responsáveis, não têm direito à realização de atendimentos em saúde.
II. É comum a resistência de trabalhadores em acolher e tratar crianças e adolescentes que apresentem situações relacionadas ao uso de álcool e/ou outras drogas ou que tenham cometido algum tipo de ato infracional.
III. É fundamental, no acompanhamento psicossocial de crianças e adolescentes, a articulação intersetorial, colocando a rede da assistência social, da educação, da cultura e do lazer, entre outras que estiverem ativas no território, como copartícipes do processo de cuidado em saúde e garantia de direitos dessa população. 

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3144446 Psicologia
As “Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na Atenção Básica à Saúde” (CFP, 2019) abordam questões teóricas e práticas do trabalho do profissional da Psicologia no território da AB. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada termo da área às suas respectivas características. 

Coluna 1
1. Acolhimento. 2. Interdisciplinaridade. 3. Clínica ampliada. 4. Apoio matricial.

Coluna 2
( ) Tecnologia de cuidado individual e coletivo, concomitantemente, objetiva a construção de vínculos e intervenções centradas na pessoa, na perspectiva da ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.
( ) Requer postura inclusiva com relação a tipos de sofrimento que possam ser relativos a processos de marginalização, exclusão ou violências, e se caracteriza muitas vezes como porta de entrada do usuário no serviço.
( ) Para efetivar-se, requer integração entre profissionais de diferentes áreas e formações, incluindo outros níveis de atenção. São exemplos de atividades: consultas compartilhadas, construção de PTS, trabalho com grupos, entre outras estratégias.
( ) Retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico para as equipes de referência, desenvolve suas ações a partir de uma relação horizontal entre os profissionais envolvidos na atividade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144430 Psicologia
Conforme Arpini et al. (2018, p. 246) sobre o campo da intervenção e investigação em Psicologia no âmbito da saúde materno-infantil, “pode-se pensar em um trabalho voltado para o vínculo mãe-bebê, focando na promoção da saúde, assim como na prevenção de doenças, baseando-se no princípio da ______________ que rege o âmbito da APS (Atenção Primária em Saúde). Ao longo do tempo, o entendimento [desse princípio] passou a abranger diferentes dimensões, ampliando a escuta dos trabalhadores e serviços de saúde na relação com os usuários, tanto de forma individual quanto coletiva, de modo a deslocar a atenção do entendimento estrito do seu adoecimento e dos seus sintomas para o acolhimento de sua história e de suas necessidades de saúde, considerando assim suas especificidades na construção de projetos e ações”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3137894 Psicologia
Sobre a função do Psicólogo na atenção básica, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)A prática da Psicologia na saúde deve ser restrita a uma abordagem terapêutica, sem a necessidade de integrar conhecimentos de outras áreas, como Sociologia e Antropologia.
(__)O trabalho multidisciplinar entre profissionais de saúde é suficiente para resolver problemas complexos, sem a necessidade de uma articulação teórica e política.
(__)A Psicologia, como uma ciência da conduta, deve reformular suas práticas tradicionais para se integrar efetivamente em um trabalho interdisciplinar, promovendo a saúde coletiva e evitando a simplificação do processo saúde-doença.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: 
Alternativas
Q3123119 Psicologia
Foi desenvolvido um programa de treinamento para as equipes multiprofissionais de Atenção Básica de Saúde, com foco na maior integração da equipe, administração de conflitos e redução do absenteísmo, considerando as competências essenciais desses profissionais da saúde e a importância da sinergia da equipe para o atendimento às necessidades da população.

Analise os itens a seguir.

I. Técnicas de dinâmica de grupo – com situações vivenciais nas quais possam ser trabalhados comportamentos não assertivos com foco na resolutividade dos problemas.
II. Análise pelo grupo das normas e atribuições no trabalho, identificando dificuldades nos processos de comunicação, dentre outros, com construção conjunta de propostas de melhoria.
III. Desenvolvimento de relações interpessoais, trabalho em equipe, administração de conflitos e negociação, com foco na mudança de cultura e melhoria do atendimento.
IV. Discussão de causas de absenteísmo e seu impacto no desenvolvimento do trabalho com foco na conscientização e sensibilidade para com os clientes internos e externos.

Devem ser contemplados nesse Programa de Treinamento os titens 
Alternativas
Q3123115 Psicologia
A Política Nacional de Atenção Básica em Saúde considera a pessoa em sua singularidade e sua inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral e incorporar as ações de vigilância em saúde em todo território nacional.

Nessa perspectiva, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) É atribuição comum a todos os profissionais das equipes de Saúde da Família realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo. 
( ) O eixo estratégico da Política de Atenção Básica do Ministério da Saúde está na saúde mental, e tem como base a identificação e tratamento dos transtornos mentais, implicando, dentre outros fatores, o fim das internações hospitalares.
( ) Na Estratégia da Saúde da Família – ESF, o psicólogo deve atuar desde o acompanhamento de indivíduos e famílias, nas visitas domiciliares compartilhadas, em atendimentos individuais ou de grupo, bem como no trabalho em equipe multidisciplinar.
( ) Cabe ao psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF fazer o seu trabalho e o registro de atendimentos e acompanhamentos em prontuários específicos, de forma isolada, sem a discussão de casos nas reuniões de equipes multidisciplinares.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3075536 Psicologia
Dentro da Estratégia de Saúde da Família, qual é o papel do agente comunitário de saúde (ACS): 
Alternativas
Q3054333 Psicologia
De acordo com as “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Atenção Básica à Saúde”, julgue as assertivas e assinale o item correto.

( ) A construção da interdisciplinaridade na Atenção Básica é uma conquista consolidada na prática das equipes multiprofissionais.
( ) A lógica produtiva dos gestores em saúde pode impactar os trabalhos das equipes tornando-os endurecidos, burocráticos e impedindo os profissionais de transitarem por espaços de diálogo.
( ) Destaca-se a dimensão da relação com o território no trabalho da Psicologia: conhecer e acompanhar os códigos e símbolos circulantes nesses espaços é uma chave importante para estabelecer um bom diagnóstico, estratégias de intervenção possíveis e conectadas às vidas dos usuários.
( ) A dinâmica de sigilo e registro em prontuário multiprofissional por parte de profissionais da Psicologia é assegurado pelo código de ética e não apresenta impasses na prática dos profissionais.  
Alternativas
Q3053500 Psicologia
As populações alvo da Política Nacional de Humanização são:
Alternativas
Q3047845 Psicologia
No que concerne à relação entre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), analise as afirmativas a seguir.

I. A lógica de encaminhamentos para os CAPS tornou mais efetiva a construção de redes colaborativas de cuidado junto a ESF.
II. A noção de referência e contrarreferência na relação CAPS e ESF permite operacionalizar processos de trabalho que visam ao cuidado compartilhado.
III. Enquanto porta de entrada obrigatória, a ESF se articula com o CAPS para maior responsabilização das famílias no cuidado psicossocial.

Esta correto o que se afirma em
Alternativas
Q3047833 Psicologia
Joana é psicóloga e Marília é assistente social, compondo uma equipe de saúde da família em uma UBS na cidade.
O trabalho da equipe caracteriza-se notadamente pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, chegando, muitas vezes, a negar e a superar as fronteiras disciplinares.
Assinale a opção que indica o fenômeno que analisamos nessa equipe. 
Alternativas
Q3046901 Psicologia
A Estratégia Saúde da Família é considerada pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica da Família e visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. As atribuições que são comuns a todos os profissionais da equipe são: 
Alternativas
Q3045513 Psicologia
São princípios que norteiam as práticas em Atenção Primária à Saúde e Medicina de Família e Comunidade, EXCETO 
Alternativas
Q3027640 Psicologia
Diz respeito aos fluxos e contrafluxos, da menor para a maior complexidade e vice-versa, de informações, pessoas e produtos entre os serviços que compõem as redes. Tal descrição define o(a) 
Alternativas
Q3027633 Psicologia
A humanização da assistência em saúde
Alternativas
Q3027625 Psicologia
Quanto à atuação do psicólogo na saúde pública, está CORRETA a afirmativa da opção
Alternativas
Q3021050 Psicologia

Julgue as proposições a seguir sobre a atuação do psicólogo da saúde. Em seguida marque a alternativa correta.


I. A intervenção em Centros de Saúde e Hospitais deve levar em consideração uma tripla dimensão de intervenção: os pacientes, seus familiares e os profissionais de saúde. Os campos de atuação clínica se apresentam um pouco restrito, podendo atuar hoje em serviços de saúde mental e serviços de saúde pública apenas. 


II. Os psicólogos da saúde se direcionam para a compreensão da forma como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam a saúde e a doença. Podem estar centrados na promoção da saúde e prevenção de doença, trabalhando com os fatores psicológicos que fortalecem a saúde e que reduzem o risco de adoecer, podem disponibilizar serviços clínicos a indivíduos saudáveis ou doentes em diferentes contextos e, podem ainda, estar envolvidos em pesquisa e investigação, no ensino e formação.

Alternativas
Q3008993 Psicologia
Em contraposição aos modelos dominantes de atuação clínica no âmbito da saúde, a designação de clínica ampliada 
Alternativas
Q3008992 Psicologia
Com relação aos Projetos Terapêuticos Singulares, instrumentos fundamentais para o processo de trabalho na atenção psicossocial, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3008965 Psicologia
João teve seu primeiro surto psicótico com 17 anos. Hoje ele tem 21 anos e continua tendo acompanhamento para sua condição psiquiátrica.
Avalie se a construção do Projeto Terapêutico Singular de João pode envolver:

I. A equipe interdisciplinar do CAPS. II. A equipe multidisciplinar do CAPSi. III. O próprio usuário. IV. A família do usuário.

Estão corretos os itens:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: D
6: B
7: A
8: D
9: D
10: B
11: B
12: C
13: D
14: B
15: B
16: D
17: D
18: E
19: C
20: D