Questões de Concurso
Sobre saúde mental em psicologia
Foram encontradas 1.376 questões
I. Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e detentores de lugares autênticos de fala, sendo responsáveis por suas demandas e seus sintomas. Mesmo assim, na ausência de pais ou responsáveis, não têm direito à realização de atendimentos em saúde.
II. É comum a resistência de trabalhadores em acolher e tratar crianças e adolescentes que apresentem situações relacionadas ao uso de álcool e/ou outras drogas ou que tenham cometido algum tipo de ato infracional.
III. É fundamental, no acompanhamento psicossocial de crianças e adolescentes, a articulação intersetorial, colocando a rede da assistência social, da educação, da cultura e do lazer, entre outras que estiverem ativas no território, como copartícipes do processo de cuidado em saúde e garantia de direitos dessa população.
Quais estão corretas?
I. O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um dos recursos que podem ser utilizados no processo de desinstitucionalização, tendo como um de seus objetivos propiciar a progressiva construção de autonomia nos usuários atendidos nesses espaços.
II. São potenciais beneficiários das residências terapêuticas pessoas em situação de rua com transtornos mentais severos, quando inseridos em projetos terapêuticos especiais acompanhados nos Centros de Atenção Psicossocial.
III. É contraindicado aos usuários que residem nesses espaços a convivência com seus familiares, uma vez que esse vínculo pode lhes causar mais sofrimento e comprometer o tratamento.
Quais estão corretas?
De acordo com os idosos entrevistados na realização do estudo, existem diferenças entre “envelhecer” e “ficar velho” (1ª parte). Isso posto, é relevante que os profissionais da AB conheçam a percepção de idosos sobre os temas relacionados ao envelhecimento e à finitude, a fim de desenvolver estratégias adequadas para abordar a senescência no cotidiano de suas ações (2ª parte). Entretanto, embora haja necessidade de os idosos conversarem sobre esses temas, há carência de espaços para reflexões sobre morte e, principalmente, sobre envelhecimento, na AB (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
I. O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem ocorrendo no Brasil nas últimas décadas, e tal situação acarreta impactos no sistema de saúde. Como exemplo, pode-se mencionar que idosos tendem a apresentar elevadas taxas de internação hospitalar, além de necessitarem de maior tempo médio de permanência nos leitos hospitalares.
II. A experiência de implementação do PTS na unidade hospitalar analisada foi avaliada como positiva, tendo sido uma ferramenta que propiciou a escuta do usuário e de seus familiares.
III. Para os autores do artigo, a utilização do PTS com enfoque na saúde do idoso pode proporcionar a integralidade do cuidado para essa população.
IV. Os autores apontam a baixa adesão das famílias aos espaços de construção do PTS e o baixo engajamento das equipes de gestão do hospital no apoio ao processo como dificuldades a serem suplantadas.
Quais estão corretas?
( ) Na construção do PTS, parte-se da premissa de que a oferta de ações para o usuário deve ser inédita, não sendo necessário avaliar as intervenções anteriormente realizadas e os resultados com elas obtidos.
( ) Enquanto nos serviços estratégicos de saúde mental o PTS é construído para todos os usuários, na Atenção Básica (AB) deve-se estabelecer critérios para a escolha de casos que necessitarão dele.
( ) No PTS, o técnico de referência é responsável por coordenar as tarefas, metas e prazos do projeto, trabalhando de forma articulada com a equipe, o usuário, sua família e com os demais atores necessários ao seu desenvolvimento.
( ) Na AB, é importante reconhecer quais trabalhadores têm sensibilidade para os atendimentos em saúde mental, concentrando neles a responsabilidade pela condução dos PTS daquela unidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(__)O pré-natal psicológico é importante para a prevenção de problemas gestacionais e o controle de agravantes psicológicos, proporcionando um ambiente adequado para uma vivência positiva pela gestante.
(__)A gestação é considerada de alto risco quando existem fatores que implicam riscos tanto para a mãe quanto para o feto, como trabalho de parto prematuro, síndromes hipertensivas da gestação e diabetes gestacional.
(__)O transtorno "baby blues" acomete de 50 a 70% das puérperas e é caracterizado por um estado depressivo mais brando, com remissão espontânea em até duas semanas após o parto.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
(__)As demências são classificadas apenas em duas categorias: evolutivas e estáticas, sem considerar as demências potencialmente reversíveis.
(__)O comprometimento cognitivo ou comportamental na demência deve afetar pelo menos dois entre cinco domínios, incluindo memória, funções executivas, habilidades visuoespaciais, linguagem e personalidade ou comportamento.
(__)O diagnóstico de demência é exclusivamente baseado em exames laboratoriais e de imagem, sem necessidade de uma história clínica detalhada ou observação dos sintomas.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Leia a definição a seguir e depois indique o que seja correto sobre matriciamento em saúde mental:
“Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. No processo de integração da saúde mental à atenção primária na realidade brasileira, esse novo modelo tem sido o norteador das experiências implementadas em diversos municípios, ao longo dos últimos anos. Esse apoio matricial, formulado por Gastão Wagner Campos, tem estruturado em nosso país um tipo de cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária”.
(Guia prático de matriciamento em saúde mental / Dulce Helena Chiaverini (Organizadora) ... [et al.]. [Brasília, DF]: Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011)
I. Matriciamento é um tipo de encaminhamento ao especialista visando atendimento técnico especializado, a fim de alcançar eficácia nas ações em saúde mental.
II. Matriciamento é o estabelecimento de atendimento individual pelo profissional de saúde mental, visando a intervenção psicossocial realizada por este profissional.
III. No matriciamento há a construção coletiva do projeto terapêutico entre as equipes, de referência e de apoio matricial, profissionais de diversas especialidades compartilham o seu saber, existindo o campo comum a todos e o núcleo específico de cada especialidade ou profissão.
IV. O matriciamento pode ser buscado quando a equipe de referência necessita de apoio da saúde mental para conduzir um caso que exige esclarecimento diagnóstico, estruturação de um projeto terapêutico e abordagem da família.
Assinale a alternativa correta:
Nessa perspectiva, de acordo com a Rede de Atenção Psicossocial, analise os princípios a seguir.
I. O respeito à singularidade e a promoção de autonomia, por meio de redes de suporte formais e informais, espaços de convivência, trabalho, lazer, cultura e arte.
II. O tratamento emergencial por meio de atendimento na rede ambulatorial, por um(a) psicólogo(a), que deverá elaborar um relatório psicológico para que essa adolescente seja encaminhada a uma instituição psiquiátrica.
III. Acompanhamento psicológico dessa adolescente na Rede de Atenção Psicossocial, visando à construção de novas perspectivas de vida e reinserção social, que possibilitem a ressignificação de sua subjetividade.
IV. O cuidado pela família, que deve se responsabilizar pela continuidade do tratamento em casa, considerando a idade da adolescente e a situação de risco na convivência com outros usuários na comunidade.
São princípios da Rede de Atenção Psicossocial:
(Acesso em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/000 0012773.pdf.)
Através dessa definição observamos que a saúde pessoal é: