Questões de Psicologia - Terapia Cognitivo Comportamental para Concurso
Foram encontradas 665 questões
1. A teoria rogeriana propõe que o organismo (psíquico e físico) é um sistema totalmente organizado, no qual a alteração de uma das partes pode produzir alterações nas outras.
2. O campo fenomenológico inclui todas as experiências do indivíduo, mesmo aquelas não simbolizadas conscientemente, sendo que o indivíduo é o único que pode conhecê-lo completamente.
3. O comportamento do indivíduo é sempre direcionado para a satisfação de suas necessidades, com base em sua percepção do campo ambiental e dos valores que considera importantes.
4. O organismo tende a se manter em um estado de estagnação e acomodação, evitando o crescimento e a maturação devido ao medo do sofrimento envolvido nesse processo.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Sobre a terapia comportamental e seus fundamentos teóricos conforme Saffi, Savoia e Neto (2008), analise as afirmações abaixo:
1. A terapia comportamental é centrada exclusivamente na relação entre terapeuta e paciente, sem considerar fatores ambientais.
2. O condicionamento respondente, conforme Pavlov, refere-se à associação entre um estímulo neutro e uma resposta involuntária, preparando o organismo para reagir a um ambiente específico.
3. O comportamento operante, conforme proposto por Skinner, sugere que “novas respostas podem ser fortalecidas (reforçadas) por eventos que as seguem imediatamente”.
4. A aprendizagem social de Bandura destaca que a mudança de comportamento ocorre apenas através da experiência direta, e não pela observação de outros.
5. A terapia comportamental não utiliza métodos fundamentados em evidências e não se preocupa com a mensuração dos problemas do paciente.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
(LEAHY, R. L., 2006 p. 17.)
Com base no modelo de terapia cognitiva, analise o caso hipotético a seguir:
Paciente, 45 anos, sexo feminino, chega para atendimento psicológico por demanda espontânea. A mesma afirma que separou recentemente do marido porque achava que não o amava mais. Mesmo tendo escolhido se separar, a vivência da separação desencadeou pensamentos sobre solidão que a levaram a se sentir deprimida. Ela então previu que jamais encontraria alguém para amar e que ficaria deprimida para sempre. Ao escutar a queixa da paciente, o terapeuta pensou em algumas técnicas dentro de sua abordagem cognitiva, que pudesse usar para intervir naquela sessão.
São consideradas técnicas de abordagens cognitivas, EXCETO: