Questões de Concurso
Sobre terapia cognitivo comportamental em psicologia
Foram encontradas 724 questões
Em uma clínica voltada à reabilitação de adolescentes com deficiência intelectual, observou-se que alguns pacientes demonstram dificuldades acentuadas em seguir instruções, além de apresentarem dificuldades na participação em atividades em grupo. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma intervenção adequada para os adolescentes com deficiência intelectual.
I - A psicologia cognitiva e as terapias cognitivocomportamentais nasceram com a chamada revolução cognitiva. A revolução cognitiva aconteceu nos anos 1950 e propiciou novos entendimentos sobre a mente humana por meio de diferentes avanços científicos em várias áreas do conhecimento, entre elas a psicologia. Desde 1913, a psicologia era dominada pelo behaviorismo e por suas crenças na supremacia dos comportamentos para explicar as manifestações humanas.
II - O foco da ciência cognitiva é a mente. Por outro lado, o foco da psicologia cognitiva é a compreensão do funcionamento da mente humana e dos seus processos internos por meio do comportamento. Ou seja, o seu objetivo é verificar como as pessoas pensam. Os psicólogos cognitivos estudam os diversos aspectos do pensamento humano, principalmente a atenção, a percepção, a memória, a linguagem e o raciocínio.
Um dos primeiros passos do processo psicoterapêutico na abordagem cognitivo comportamental é descrever o modelo cognitivo. Neste modelo, as crenças __________ influenciam as crenças _________, que por sua vez influenciam os pensamentos ________. Esses pensamentos também são influenciados pela situação vivida, afetando a emoção, o comportamento e as respostas fisiológicas.
Sobre esse trabalho, assinale a afirmativa correta.
Débora buscou a Terapia Cognitivo-Comportamental para lidar com essa limitação e uma das técnicas empregadas por seu terapeuta foi a dessensibilização sistemática.
A dessensibilização sistemática consiste
A respeito da psicoterapia cognitivo-comportamental, analisar os itens.
I. Tem como objetivo ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaída.
II. Trabalha exclusivamente com as memórias da infância e os conflitos emocionais profundos.
III. Usa uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, o humor e o comportamento.
Está CORRETO o que se afirma:
Um paciente relata, em sessão de psicoterapia, dificuldades significativas em manter relações interpessoais devido ao medo constante de rejeição. Durante o atendimento, você observa que ele tende a interpretar interações neutras como críticas e possui um padrão de evitação social. Considerando a abordagem cognitivo-comportamental, assinale a alternativa que apresenta a técnica mais apropriada para trabalhar inicialmente com esse paciente.
Uma paciente, diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada (TAG), apresenta pensamentos automáticos negativos recorrentes, como "Nunca vou conseguir resolver meus problemas" e "Sou uma fracassada". Durante as sessões de terapia, o psicólogo utiliza técnicas da terapia cognitivo-comportamental (TCC), incluindo reestruturação cognitiva, exposição e treinamento em relaxamento, para auxiliá-la no manejo dos sintomas. A paciente demonstra dificuldades em integrar os aprendizados das sessões no seu cotidiano, relatando pouca melhora em contextos fora do ambiente terapêutico. Além disso, em algumas sessões, a paciente expressa crenças centrais negativas profundamente arraigadas, como "eu não sou capaz" e "o mundo é ameaçador".
Com base no modelo da TCC, a abordagem mais indicada para potencializar os resultados do tratamento é:
I. O primeiro passo para o desenvolvimento de um grupo em TCCG é a homogeneidade de sua composição, levando em conta critérios como objetivos e metas.
II. A seleção da intervenção deve priorizar aquela com maior potencial de impacto para as demandas mais urgentes da população atendida.
III. As sessões finais têm como foco o rapport entre os membros e terapeutas.
IV. Não é recomendada a utilização da Psicoeducação na primeira sessão de encontro do grupo, evitando-se assim que a sessão assuma um tom de aula.
Quais estão corretos?
(CORDIOLI, A. V. Psicoterapias. Abordagens atuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. p. 642.)
De acordo com o texto anterior, pode-se afirmar que a psicoterapia para o transtorno bipolar tem quatro objetivos fundamentais. NÃO apresenta um dos objetivos deste tratamento:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as correntes teóricas da Psicologia.