Questões de Psicologia - Terapia familiar para Concurso
Foram encontradas 122 questões
Na terapia familiar sistêmica, as técnicas utilizadas para tal fim dependem da formação e experiência do terapeuta. Assim, a técnica da terapia familiar que tem por objetivo proporcionar à família novas vivências relacionais, ajudando-a a correr alguns riscos em contexto de apoio terapêutico, é(são):
A terapia familiar ocorre quando um psicólogo atende simultaneamente os membros de uma família, não sendo aplicável a situações em que diferentes parentes têm processos terapêuticos individuais com profissionais distintos. Essa modalidade exige que o grupo seja atendido conjuntamente em uma mesma sessão, promovendo a interação entre os membros, mediada pelo psicólogo. Ao contrário da abordagem individual, a terapia familiar concentra-se na dinâmica do sistema familiar, priorizando a comunicação entre os membros e o desenvolvimento de relações cotidianas mais saudáveis, guardando semelhanças com a psicoterapia de casal e a terapia de grupo.
Preencha as lacunas a seguir e assinale a alternativa correta. Grupo é todo ______________ de pessoas ligadas entre si por _______________de tempo e espaço e articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe explícita ou implicitamente uma tarefa que constitui sua finalidade. Podemos dizer, então, que estrutura, função, coesão e finalidade, juntamente com o número ______________________de integrantes, configuram a situação grupal, que tem seu modelo natural no grupo familiar.
Sobre o sintoma e a família, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O sintoma da criança está em posição de responder ao que há de sintomático na estrutura familiar.
( ) O sintoma da criança não responde ao sintoma do par familiar, quando este par existe de forma precária.
( ) A função do sintoma é intercambiar um gozo proibido, por uma metáfora que se apresenta como enigma para decifrar.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Na Psicanálise de Família, a noção de “Transmissão Psíquica” é muito estudada por psicanalistas ligados à área de família, dentre os quais se destacam René Kaës, Pierre Benghozi e Alberto Eiguer. Transmitir é fazer passar um objeto, um pensamento, uma história, de uma pessoa a outra, de um grupo ao outro, ou, de uma geração a outra. Contudo, o material psíquico transmitido pode ser ou não metabolizado, tendo importante significado na configuração psíquica de cada sujeito. Um dos tipos de transmissão considerado pelos grandes estudiosos da psicanálise de família refere-se às experiências não integradas de forma harmônica na vida psíquica que obrigam os descendentes a simbolizar durante várias gerações o que não foi elaborado por seus ascendentes. Trata-se do tipo de transmissão:
Sobre a psicoterapia familiar ou terapia familiar assinale a alternativa CORRETA:
Uma família procura atendimento porque os pais se separaram e os filhos do casal, com sete e doze anos, respectivamente, têm apresentado comportamentos inadequados na escola e nos ambientes frequentados pela família. No caso relatado, identifica-se no grupo uma disfunção
A família é considerada a primeira agência educacional do ser humano e é responsável, principalmente, pela forma com que o sujeito se relaciona com o mundo, a partir de sua localização na estrutura social. Considerando esse assunto, analise as afirmações a seguir:
I. As famílias contemporâneas assumem novos formatos com mães responsáveis pelo sustento dos filhos, pais solteiros, madrastas e padrastos de segundos casamentos.
II. As famílias monoparentais surgem quando a mãe ou pai solteiros, divorciados ou viúvos casam-se novamente.
III. As famílias pluriparentais resultam de divórcio ou separação, maternidade ou paternidade sem casamento ou viuvez.
Está CORRETO o que se afirma em:
Nas últimas décadas, registraram-se mudanças significativas na dinâmica da vida familiar, devido a rápidas transformações políticas, econômicas e sociais. Considerando essas mudanças, analise as afirmações a seguir:
I - As famílias apresentam-se cada vez maiores e, em sua maioria, chefiadas por homens.
II - Mais mulheres entram no mercado de trabalho e as famílias necessitam de novos arranjos para a criação de seus filhos.
III - Diminuem-se as distâncias entre a casa e o trabalho nas grandes cidades, o que leva a que crianças permaneçam menos tempo sem a presença dos pais.
É CORRETO o que se afirma em:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A família transmite valores, atitudes, cultura, conhecimento e habilidades para a vida, com base na maneira como oferece suporte emocional, social e financeiro para as crianças.
II. É possível afirmar que os fatores de risco para o desenvolvimento infantil contemplam características da criança, da família e do ambiente que diminuem a probabilidade de a criança tornar-se competente e ter senso de bem-estar.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O gerenciamento de pessoas é uma atividade exclusiva do psicólogo, sendo vedada àqueles que ocupam alguma função ou cargo de comando propriamente dito, como de gerente ou coordenador.
II. A família é concebida como o último sistema no qual um padrão de atividades, de papéis e de relações interpessoais são vivenciados pela pessoa em desenvolvimento.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A evolução da habilidade motora associada ao aparecimento da linguagem, mesmo que rudimentar a princípio, amplia consideravelmente o campo de exploração físico e social da criança.
II. Uma família que tem entre seus membros uma criança com necessidades educacionais especiais deve sempre buscar instituições de ensino especializadas na educação de pessoas deficientes e, assim, evitar que essa criança conviva com outros indivíduos que não possuem tais necessidades.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O baixo nível educacional dos pais está relacionado a alguns fatores de risco para o desenvolvimento dos seus filhos, como o baixo acesso aos serviços básicos de saúde.
II. As interações estabelecidas no microssistema familiar não trazem implicações significativas para o desenvolvimento da criança, pois outros sistemas sociais (como a escola ou mesmo o local de trabalho dos genitores) determinam todo o seu desenvolvimento.
Marque a alternativa CORRETA:
De acordo com Prado e Zanonato (2019), as terapias de família são indicadas para casos de:
1. Somente conflitos entre cônjuges, sendo contraindicada para pais e filhos sempre.
2. Situações de separações.
3. Recasamentos com a presença de filhos.
4. Comunicação problemática entre o casal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A respeito do desenvolvimento da personalidade e suas influências, considere o trecho a seguir:
“Possui papel fundamental na constituição dos indivíduos, sendo importante na determinação e na organização da personalidade, além de influenciar significativamente no comportamento individual através das ações e medidas educativas adotadas. Busca propiciar adaptação às exigências do conviver em sociedade, sendo muitas vezes designado como o primeiro grupo social do qual o indivíduo faz parte. Trata-se de um modelo ou um padrão cultural que se apresenta de formas diferenciadas nas várias sociedades existentes e que sofre transformações no decorrer do processo histórico-social. Assim, sua estruturação está intimamente vinculada com o momento histórico que atravessa a sociedade da qual faz parte, uma vez que os seus diferentes tipos de composições são determinados por um conjunto significativo de variáveis ambientais, sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas e históricas” (Pratta & Santos, 2007).
O excerto acima está se referindo às influências do:
Sobre orientação familiar, é correto afirmar que:
Julgue o item a seguir.
Com a portaria n° 154, de 24 de janeiro de 2008, o
Ministério da Saúde criou o NASF (Núcleo de Apoio à
Saúde da Família). Essa portaria descreve desde os
objetivos do NASF até critérios para sua existências. No
documento, fica explícito que o principal objetivo é que o
NASF atue no lugar do ESF (Equipes Saúde da Família),
ampliando a abrangência e o escopo das ações da
atenção básica prestadas as famílias.