Questões de Psicologia - Transtornos do Neurodesenvolvimento para Concurso

Foram encontradas 375 questões

Q3041885 Psicologia
Julgue o item a seguir.

Os pacientes que apresentam picafagia têm uma tendência a ingerir materiais atóxicos, como papel, argila, terra, cabelo, giz, barbante ou lã. Em crianças com menos de 2 anos, esse comportamento não é considerado inadequado para o desenvolvimento, pois é comum que crianças nessa faixa etária ingiram uma variedade de objetos. A picafagia é mais prevalente durante a gestação. 
Alternativas
Q3041883 Psicologia
Julgue o item a seguir.

Estudos demonstram que, para que meninas desenvolvam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), é necessário uma carga genética mais significativa ou variantes genéticas com impactos mais severos em comparação aos meninos. Essa constatação contribui para a compreensão da discrepância na prevalência do TEA entre os gêneros, observando-se que atualmente existem aproximadamente 3 a 4 vezes mais diagnósticos de autismo em meninos do que em meninas. 
Alternativas
Q3041876 Psicologia
Julgue o item a seguir.

De acordo com o DSM-IV, as desordens intelectuais eram agrupadas sob a denominação de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), englobando condições como Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Síndrome de Heller, entre outras. Contudo, com a introdução do DSM-V, todas essas condições foram consolidadas sob a categoria Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo a única diferenciação realizada em termos de graus de severidade, a saber, leve, moderado e severo. 
Alternativas
Q3026568 Psicologia
Leia o texto atentamente.
    Os estudos apontam que a expressão “autismo” foi utilizada pela primeira vez em 1911, pelo psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler, para descrever a “fuga da realidade” observada em alguns indivíduos. O termo foi usado para designar a perda do contato com a realidade, o que acarretava uma grande dificuldade ou impossibilidade de comunicação (BRASIL, 2010). Em termos gerais, apontam-se, em muitos dos indivíduos dentro do espectro, deficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, manifestados de todas as maneiras; deficits expressivos na comunicação não-verbal e verbal usadas para interação social; falta de reciprocidade socioemocional; incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento; padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses; comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns; excessiva adesão/aderência a rotinas e a padrões ritualizados de comportamento; interesses restritos, fixos e intensos.
É verdadeiro o que se afirma sobre o texto em:
Alternativas
Q3021055 Psicologia
Entre os principais desafios atuais da atuação de Psicólogas(os) na educação está a necessidade de enfrentar o fenômeno da crescente patologização e medicalização das crianças e adolescentes. Este fenômeno pode ser explicado, do ponto de vista da maior parte da produção teórica crítica, da seguinte forma:
Alternativas
Q3019558 Psicologia
Leia com atenção o excerto abaixo:
Pessoa com síndrome clínica caracterizada por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, que se manifestam por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns, além de excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados.
O enunciado acima é compatível com a definição de:
Alternativas
Q3016874 Psicologia
Uma adolescente demonstra dificuldade em se concentrar nas aulas e apresenta desmotivação com os estudos. Ao investigar o histórico familiar, observa-se que a mãe também apresentava tais características na mesma idade. Essa possível influência genética na predisposição à TDAH é um fator importante a ser considerado no diagnóstico e tratamento da adolescente. É a teoria da aprendizagem que oferece um modelo explicativo para essa possível hereditariedade do TDAH:
Alternativas
Q3014156 Psicologia
Considerando-se a questão etiológica, há grandes dificuldades relativas ao estabelecimento de um modelo causal do autismo, uma vez que, mesmo com acurada pesquisa diagnóstica, a inespecificidade dos dados obtidos é marcante, embora a sua associação com fatores biológicos seja indiscutível. De acordo com os níveis de gravidade dos transtornos do espectro autístico, o nível 3 apresenta a seguinte característica: 
Alternativas
Q3006575 Psicologia
Nos transtornos do espectro autista, além dos sintomas clássicos, existem funções psíquicas que são mais afetadas do que em outros transtornos. Assinale a alternativa que contempla somente funções psíquicas mais afetadas para os transtornos do espectro autista:
Alternativas
Q2847460 Psicologia
De acordo com Dalgalarrondo (2019), são fenômenos que se relacionam com o transtorno do espectro autista, exceto: 
Alternativas
Q2607845 Psicologia
Leandro tem 5 anos e não interage socialmente, além de não conseguir se expressar verbalmente, apresentando ainda importantes estereotipias comportamentais que se manifestam pela persistência no giro de objetos e adesão a rotinas ritualizadas.


Os comportamentos apresentados por Leandro são sugestivos de
Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - Psicólogo |
Q2568795 Psicologia
Os transtornos do neurodesenvolvimento, conforme a 5.ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), são um conjunto de condições com início precoce e caracterizadas por déficits no desenvolvimento, os quais podem ser muito variados. Assinale a alternativa que descreve corretamente o transtorno do neurodesenvolvimento e suas respectivas carcarterísticas.
Alternativas
Q2554497 Psicologia
O tratamento criança com TEA (transtorno do Espectro Autista) É MULTIDISCIPLINAR. Nenhum profissional pode, por mais competente que seja, encarregar-se sozinho do tratamento deste transtorno. Sobre as melhores intervenções nas crianças com TEA é correto afirmar:
Alternativas
Q2552650 Psicologia

Julgue o item a seguir.


A psicologia não possui um papel importante nos estudos e ações em relação aos casos de TEA. Sendo assim, não há necessidade de uma formação qualificada em desenvolvimento típico e atípico. Além disso, não é esperado que o psicólogo esteja qualificado para escutar as queixas provenientes de casos de TEA. 

Alternativas
Q2552643 Psicologia

Julgue o item a seguir.


Segundo o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o autismo infantil tem como principais características a presença de um desenvolvimento comprometido na interação social, a comunicação e os interesses restritos. O manual ainda afirma que pode haver uma dificuldade clara da criança se relacionar com pares do próprio nível de desenvolvimento, além de também haver a chance de escassez de busca espontânea por atividades compartilhadas, aliada à falta de reciprocidade social. 

Alternativas
Q2552634 Psicologia

Julgue o item a seguir.


O diagnóstico de autismo infantil é considerado complexo, pois o Transtorno do Espectro Autista (TEA) abrange uma diversidade significativa de manifestações clínicas e níveis de severidade, e frequentemente apresenta comorbidades com outras condições médicas e de desenvolvimento, o que exige uma avaliação multidimensional, detalhada e realizada por uma equipe de profissionais especializados para garantir a precisão e a abrangência necessárias para um diagnóstico adequado.

Alternativas
Q2551720 Psicologia
Sobre as classes de transtornos constantes no DSM V, numere a coluna II de acordo com a coluna I, relacionando-os a suas características e tipos de transtorno:

1 - Transtornos do neurodesenvolvimento.
2 - Transtornos neurocognitivos.
3 - Transtornos dissociativos.

( ) Inclui transtornos da comunicação, aprendizagem e os transtornos de tique.
( ) Caracterizam-se por uma patologia subjacente, bem como, quase sempre, a sua etiologia pode ser potencialmente verificada. 
( ) Estes transtornos tipicamente despontam cedo, quase sempre antes da criança iniciar a vida escolar, ocasionam danos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.
( ) O Delirium é um dos transtornos comuns, assim como aqueles decorrentes da doença de Parkinson e da doença de Alzheimer.
( ) Alguns dos seus sintomas comuns são: amnésia, flashbacks, entorpecimento e desrealização.

Assinale a sequência correta:
Alternativas
Q2550950 Psicologia
Segundo o DSM-5, a categoria diagnóstica dos transtornos da comunicação inclui os seguintes transtornos:
Alternativas
Q2544346 Psicologia
A ataxia de Friedreich é uma doença neurodegenerativa hereditária que afeta o sistema nervoso e o movimento. Esta condição é caracterizada por uma progressiva deterioração da coordenação motora, frequentemente atribuída a alterações em qual das seguintes estruturas cerebrais?
Alternativas
Q2544224 Psicologia
A elaboração das Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo foi uma ação conjunta de profissionais, pesquisadores e especialistas com experiências reconhecidas em diversas profissões da área da Saúde e pertencentes a sociedades científicas e profissionais. Tal grupo contou também com representantes da sociedade civil. Segundo o documento responda:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: C
6: D
7: D
8: D
9: B
10: A
11: D
12: C
13: B
14: E
15: C
16: C
17: C
18: B
19: D
20: A