Questões de Concurso Comentadas sobre transtornos relacionados a substâncias em psicologia

Foram encontradas 613 questões

Q3041877 Psicologia
Julgue o item a seguir.

Os transtornos de saúde mental induzidos por substâncias são alterações mentais resultantes do uso ou abstinência de substâncias, assemelhando-se a transtornos psiquiátricos como depressão, psicose ou ansiedade. Para serem considerados induzidos por substâncias, é necessário o conhecimento prévio de que a substância pode causar o transtorno. As substâncias abrangem categorias como álcool, ansiolíticos, cafeína, canabis, alucinógenos, inalantes, opioides, estimulantes, tabaco e outras. Além dessas, diversas substâncias, como anticolinérgicos e corticosteroides, podem provocar transtornos de saúde mental. 
Alternativas
Q3041560 Psicologia
Maria, uma mulher de 40 anos, foi diagnosticada com transtorno bipolar. Ela tem um histórico de uso prejudicial de álcool e outras drogas. Maria está sendo tratada em um hospital geral, onde a equipe multidisciplinar desenvolveu um plano de cuidado que inclui medicamentos estabilizadores de humor e terapia de grupo para dependência química.

Acesso em: Saúde Mental — Ministério da Saúde (www.gov.br)

Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:


O atendimento de Maria em um hospital geral é contrário aos princípios da desinstitucionalização defendidos pela política de saúde mental brasileira.

Alternativas
Q3041558 Psicologia
Maria, uma mulher de 40 anos, foi diagnosticada com transtorno bipolar. Ela tem um histórico de uso prejudicial de álcool e outras drogas. Maria está sendo tratada em um hospital geral, onde a equipe multidisciplinar desenvolveu um plano de cuidado que inclui medicamentos estabilizadores de humor e terapia de grupo para dependência química.

Acesso em: Saúde Mental — Ministério da Saúde (www.gov.br)

Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:


O plano de cuidado de Maria está incompleto, pois não considera a influência do ambiente ao redor na saúde mental da paciente.

Alternativas
Q3039472 Psicologia
Também conhecido como craving, qual termo remete ao desejo de repetir a experiência dos efeitos de uma dada substância?
Alternativas
Q3035213 Psicologia
A entrevista motivacional é uma abordagem terapêutica originalmente desenvolvida para tratar transtornos relacionados ao uso de substâncias.
É um princípio básico dessa técnica: 
Alternativas
Q3031505 Psicologia
Maria, 32 anos, trabalha como gerente de projetos em uma empresa de tecnologia. Nos últimos meses, ela tem enfrentado sintomas de ansiedade, insônia e dificuldade de concentração. Seu desempenho no trabalho começou a ser afetado, e ela percebeu que está se isolando dos colegas. Maria então decidiu procurar ajuda e foi encaminhada para um programa de saúde mental oferecido pela empresa, que incluiu as seguintes etapas: triagem e avaliação inicial, plano de intervenção, sessões de terapia, integração com o ambiente de trabalho, acompanhamento e prevenção. Qual é o propósito dos programas voltados para a atenção em saúde mental, álcool e outras drogas?
Alternativas
Q3031498 Psicologia
Paulo, 48 anos, mecânico, atualmente não está conseguindo trabalhar com regularidade por uso abusivo (contínuo) de bebida alcoólica com perda do controle do uso. O referido chega para entrevista psicológica no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS I) de seu município após ser acolhido na UBS de seu bairro; foi avaliado pelo médico da saúde da família que levantou a hipótese diagnóstica de Síndrome de Dependência Química (SAD). Paulo Dalgalarrondo (2008 p. 348) define a síndrome de dependência química como um estado psíquico e físico resultante da ingestão repetitiva de álcool, incluindo a compulsão para ingerir bebidas alcoólicas de modo contínuo ou periódico, havendo a perda do controle. De acordo com o caso hipotético relatado e a definição do autor Paulo Dalgalarrondo sobre a SAD, assinale, a seguir, a alternativa que apresenta os aspectos característicos dessa síndrome.
Alternativas
Q3031497 Psicologia
Para pensar sobre o tratamento e a prevenção da dependência química, é importante entender inicialmente que uma substância psicoativa é qualquer substância química que ao ser ingerida modifica uma ou várias funções do sistema nervoso central, produzindo efeitos psíquicos e comportamentais. (DALGALARRONDO, Paulo 2008 p. 344.)
Sobre a dependência à substâncias psicoativas, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3024988 Psicologia
Homem, 25 anos, solteiro, universitário e morando com os pais. Segundo informações de familiares (mãe e irmão), recentemente passou por situações estressantes (término de um namoro de seis anos e a perda do emprego) e tem o hábito de fumar maconha diariamente. O paciente vem apresentando sintomas como delírios, alucinações, pensamento e fala desorganizados, bem como comportamento motor estranho e inadequado (incluindo catatonia). A partir dessas informações, a hipótese diagnóstica desse paciente é: 
Alternativas
Q3008045 Psicologia
No que se refere a intervenções psicológicas, tratamento e dependência química, assinale a opção correta.
Alternativas
Q3008044 Psicologia

Texto 17A2-II


    Heitor, com 9 anos de idade, tem tido algumas intercorrências na escola. Professores têm notado que a criança frequentemente está com olhos vermelhos; sempre agitado, inquieto e disperso. Ele tem resistido em fazer as tarefas em sala e as de casa; tem sido agressivo e tem brigado com frequência com os colegas. Passa boa parte do tempo fora de sala de aula ou mesmo no banheiro.

     A família não compareceu ao chamamento. A situação ficou mais grave quando um colega denunciou que Heitor trazia um canivete na mochila.

     Diante da gravidade desse quadro, a equipe escolar, composta por professores, coordenador e psicólogo escolar, decidiu chamar novamente a família para uma reunião juntamente com a psicóloga clínica especialista, que iniciou a avaliação e o acompanhamento de Heitor há duas semanas.

Ainda acerca do caso clínico fictício apresentado no texto 17A2-II, assinale a opção correta, levando em consideração as contribuições da psicopatologia, bem como o papel e a intervenção do psicólogo.  
Alternativas
Q2789602 Psicologia

A Entrevista Motivacional é uma abordagem psicoterápica desenvolvida por William Miller e Stephen Rollnick, na década de 1980, a partir de estudos e práticas clínicas de profissionais que trabalhavam com usuários de álcool e outras drogas. Essa entrevista fundamenta-se em princípios das psicologias:

Alternativas
Q2607838 Psicologia
As chamadas substâncias psicoativas ou drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o cérebro, modificando o seu funcionamento, podendo provocar alterações no humor, na percepção, no comportamento e em estados da consciência. As drogas são classificadas de acordo com seu efeito no Sistema Nervoso Central.
Assinale a opção que indica uma droga depressora, uma droga estimulante e uma droga perturbadora, nessa ordem.
Alternativas
Q2607834 Psicologia
Recentemente o Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho e reconheceu agentes e fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho, responsáveis por doenças que afetam os trabalhadores e que repercutem no trabalho.
Entre essas doenças, encontra-se o abuso de substâncias psicoativas, que pode ter como consequência 
Alternativas
Q2607832 Psicologia
Gilberto está frequentando um grupo de AA há 6 meses e teve sua primeira recaída no uso de bebida alcoólica.
Sobre essa situação, com relação ao tratamento do alcoolismo é correto refletir que
Alternativas
Q2590932 Psicologia

O transtorno mental caracterizado pelo descontrole no uso de substâncias psicoativas, gerando alterações no comportamento e acionando o sistema de recompensas cerebral, recebe o nome de:

Alternativas
Q2571898 Psicologia
De acordo com DSM-V, sobre comorbidade na anorexia nervosa, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Transtornos bipolares e depressivos ocorrem concomitantemente com anorexia nervosa.
( ) Transtornos de ansiedade em geral ocorrem concomitantemente com anorexia nervosa.
( ) O transtorno por uso de álcool pode também ser comórbido, sobretudo entre aqueles com tipo de compulsão alimentar purgativa.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2571819 Psicologia
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em consideração o estudo de Cardoso e Malbergier (2014), “Problemas escolares e o consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes”.

( ) A idade precoce de início do uso diminui a vulnerabilidade ao abuso e dependência de substâncias.

( ) O uso de álcool e outras drogas entre os adolescentes tem sido associado a diversas consequências negativas, entre as quais os problemas escolares.

( ) Tanto estudos nacionais quanto internacionais têm mostrado que faltas, repetências, evasão escolar, dificuldade de aprendizagem e pouco comprometimento com essas atividades estão associados ao uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas entre os adolescentes.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2569615 Psicologia
Dentre as drogas lícitas, o álcool ganha destaque, pois seu uso e abuso são amplamente disseminados. Estudos indicam que o álcool induz tolerância e síndrome de abstinência. A respeito disso, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Tolerância está relacionada à necessidade de consumir quantidades progressivamente maiores da substância para produzir o mesmo efeito desejado ou intoxicação.
II. A síndrome de abstinência gera sintomas como arrepio, câimbra e náuseas e decorre do aumento do consumo da substância.
III. Tolerância está relacionada a se embriagar com doses únicas e rapidamente, tendo efeitos colaterais de náuseas, vômitos, diarreia, perda de memória.
IV. Síndrome da abstinência é causada quando o uso do álcool é reduzido paulatinamente, gerando sintomas agradáveis.
Alternativas
Q2569602 Psicologia
Há diferentes formas de se classificar as drogas, e uma delas está baseada nas ações aparentes das drogas sobre o sistema nervoso central. Dessa forma, classificam-se em depressoras, estimulantes e perturbadoras da atividade mental.
A partir disso, a maconha, o álcool e o tabaco são, respectivamente, drogas classificadas como
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: B
5: E
6: D
7: C
8: D
9: A
10: B
11: B
12: A
13: D
14: B
15: E
16: C
17: C
18: C
19: A
20: C