Questões de Psicologia - Violência Doméstica, Violência Contra a Mulher e Casos de Abuso para Concurso

Foram encontradas 551 questões

Q3055835 Psicologia
O enfrentamento à violência contra as mulheres é uma grande preocupação das políticas públicas, sendo fundamental a existência de referências técnicas para a atuação dos/as psicólogas(os) em serviços de atenção à mulher em situação de violência.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A clínica ampliada pode ser um referencial para a conduta profissional daqueles que compõem as equipes de trabalho dos serviços de atendimento a mulheres em situação de violência, sejam da rede de saúde ou não, pois se mostra como ferramenta de articulação de diferentes enfoques.
II. A ideia de mulher vítima de violência foi substituída pela de mulher em situação de violência, na medida em que o rompimento da situação de violência não implica necessariamente condição de subalternidade, presente no conceito de vítima.
III. A formalização da denúncia por meio do boletim de ocorrência é um direito da mulher a ser informado pelos profissionais envolvidos e nunca imposto como condição para o atendimento e assistência.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3055820 Psicologia
Josefa foi ameaçada de morte pelo ex-marido e buscou ajuda em Delegacia especializada em situação de violência doméstica e familiar.
Sobre a hipótese formulada, analise as afirmativas a seguir.

I. A autoridade policial deverá garantir proteção policial, quando necessária, comunicando o fato de imediato ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
II. A autoridade policial deverá encaminhar a ofendida ao hospital ou posto de saúde e ao Instituto Médico Legal.
III. A autoridade policial deverá fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida.

Segundo as considerações da Lei Maria da Penha, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3055819 Psicologia
Ana vive relacionamento amoroso com Camila, que é alcoolista. Ao chegar embriagada em casa, Camila proferiu palavras de baixo calão contra a companheira, humilhando-a verbalmente.
Sobre essa situação, de acordo com as disposições da Lei Maria da Penha, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3055816 Psicologia
Dentre as várias formas de manifestação da violência, o abuso sexual é uma das mais graves e pode se estender por anos até que as vítimas denunciem seus ofensores.
Sobre os sintomas comumente encontrados entre adolescentes vítimas de abuso sexual, avalie os itens a seguir.

I. Depressão e isolamento.
II. Comportamento suicida.
III. Autoagressão e abuso de substâncias.

Assinale a opção que indica os itens coretos.
Alternativas
Q3055813 Psicologia
João, 20 anos, diagnosticado como esquizofrênico, teve um surto psicótico durante o qual agrediu violentamente sua mãe. Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3047839 Psicologia

Crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar podem ser inseridos em programas de acolhimento institucional ou familiar.


Sobre o acolhimento de crianças e adolescentes, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q3047836 Psicologia
Gustavo tem 14 anos e vive na rua após sofrer graves maus tratos domésticos pelo pai alcoolista.
O adolescente foi institucionalizado em unidade de acolhimento onde teve os tênis furtados, queixando-se sobre isso com um educador. Acontece que, mesmo após o pedido de ajuda, o educador não assumiu nenhuma atitude protetiva, inclusive o humilhou publicamente por ter sido furtado no local. A postura do educador levou o adolescente a se evadir do espaço, pois se sentiu acuado.
O relato indica que, no abrigo, Gustavo foi vítima de
Alternativas
Q3047367 Psicologia
Elisa é uma jovem mulher que estuda no Programa de Educação de Jovens e Adultos desenvolvido pela Prefeitura. Durante as aulas ela se envolveu amorosamente com Murilo mas desde o início o relacionamento foi permeado por muito ciúme. No final de semana passado, o namorado gritou com a moça no shopping, o que muito a constrangeu.

Diante desse relato, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3039464 Psicologia
É condição para destituição do poder familiar:
Alternativas
Q3039463 Psicologia
Anteriormente denominado pátrio poder e, na atualidade, substituído pelo termo poder familiar, deverá este ser exercido:
Alternativas
Q3039462 Psicologia
A Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, instituiu o dia 6 de dezembro como uma data significativa no bojo das políticas de combate à violência contra as mulheres. Este é o Dia Nacional 
Alternativas
Q3035216 Psicologia
Larissa é uma mulher trans e vive em conjugalidade com Gustavo, um homem trans. Por ciúmes, o companheiro a agrediu fisicamente ao saírem de um bar; ela buscou se defender, contendo-o.
Diante das mais recentes discussões sobre violência contra a mulher, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3035210 Psicologia
A violência psicológica contra a mulher é uma forma de violência de difícil identificação, e muitas vezes as vítimas não se dão conta de que estão sofrendo danos emocionais.
É(São) exemplo(s) de prática de violência psicológica contra a mulher: 
Alternativas
Q3029903 Psicologia
A violência doméstica na infância e na adolescência exige uma abordagem multidisciplinar, em que a Psicologia tem um papel fundamental.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Crianças expostas à violência podem desenvolver ansiedade crônica e medo constante.
( ) Não há evidências positivas suficientes a respeito da psicoterapia infantil em casos em que há violência, uma vez que a criança voltará a residir com seus familiares, que continuarão suas práticas na escalada da violência.
( ) Nos adolescentes vítimas de violência, a ansiedade e o estresse podem dificultar a concentração e o desempenho acadêmico.
( ) Enquanto meninas tendem a externalizar seus traumas, manifestando depressão e ansiedade, meninos frequentemente internalizam suas emoções por meio de comportamentos de risco.
( ) Adolescentes que vivem em um lar com violência podem apresentar maior probabilidade de serem vítimas ou perpetradores de violência no futuro.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q3008987 Psicologia
A violência contra a população infantojuvenil manifesta-se de diferentes maneiras, e marcam profundamente o desenvolvimento deste grupo etário.
Em relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A violência contra criança e adolescente é um fenômeno multicausal, multifatorial e multidimensional, de maneira que o atendimento desses casos pressupõe um conjunto articulado de ações.

II. A notificação é obrigatória nos casos suspeitos ou confirmados de violência contra crianças e adolescentes, estabelecida para todas as entidades de saúde integrantes do Sistema Único de Saúde do nosso país.

III. A escuta psicológica e oitiva da criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência são práticas conceitualmente idênticas.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3008980 Psicologia
Ao falamos sobre a falha em prestar ou atender às necessidades básicas físicas, emocionais, educacionais e médicas de uma criança, que é indicada como modalidade mais recorrente de maus-tratos contra crianças estamos nos referindo à(o)
Alternativas
Q3008977 Psicologia
Antônio tem 80 anos, é acamado e vive com sobrinhos que estão negligenciando os cuidados com sua saúde, implicando em risco à sua integridade física.
Diante do quadro, vizinhos se mobilizaram pensando em formas de protegê-lo.
Na hipótese descrita é correto afirmar que
Alternativas
Q3008971 Psicologia
Helena é uma mulher trans e vive maritalmente com Murilo, que é um homem trans. Enciumado por ter encontrado a companheira com um ex-namorado na rua, Murilo passou a agredi-la com palavras de baixo calão, humilhando-a na via pública.
Na perspectiva da violência contra a mulher, podemos afirmar acertadamente que
Alternativas
Q3008970 Psicologia
Lívia, 8 anos, morava sozinha com a sua mãe, Ludmila. Recentemente Ludmila iniciou relacionamento amoroso com Augusto e o levou para morar com elas. Desde que Augusto passou a morar com elas, Lívia alterou seu comportamento, passando a apresentar enurese noturna, dificuldades de dormir e sono agitado, além de relutar em permanecer com o padrasto. Em visita aos avós, Lívia contou a eles que o padrasto tem tocado em suas partes íntimas quando estão sozinhos em casa.

Com relação à hipótese de violência sexual analisada, é correto afirmar
Alternativas
Ano: 2008 Banca: FCC Órgão: MPE-RS Prova: FCC - 2008 - MPE-RS - Psicólogo |
Q2922014 Psicologia

Estudiosos das situações que envolvem o abuso sexual infantil mencionam a utilização da Câmara de Gessel para a escuta das crianças, ou seja, de salas com vidro espelhado, com filmagem em vídeo ou áudio direto. O objetivo desse dispositivo em relação à criança seria

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: B
4: D
5: B
6: A
7: E
8: A
9: C
10: C
11: C
12: A
13: B
14: C
15: C
16: E
17: D
18: B
19: D
20: D